Canova foi já celebrado em vida como o maior intérprete do Neoclassicismo e como o novo Fidias , porque ele sabia melhor do que ninguém no mundo trazer a beleza e a perfeição da escultura grega. "As obras de Fídias são de carne e osso, ou seja, a natureza bela ...", ele escreveu ao seu amigo Quatremère de Quincy, em Londres, depois de ver os relevos do Partenon, quase anunciando o que seria a sua arte : deixar os seus mármores com tanta vida, tão vibrantes, o esplendor da seda, de um corpo feminino, a glória imortal de um jovem deus, os sonhos e paixões de todos os homens, porque "os homens sempre foram feitos de carne e não de bronze. "
Canova già in vita fu celebrato come il più grande interprete del Neoclassicismo e come il novello Fidia perché meglio di ogni altro aveva saputo riportare nel mondo la bellezza e la perfezione della scultura greca. «Le opere di Fidia sono una vera carne, cioè la bella natura...», aveva scritto all'amico Quatremère de Quincy, dopo aver visto a Londra i rilievi del Partenone, quasi a indicare quello che sarebbe stato il fine della sua arte: rendere nei suoi marmi così vivi, così palpitanti, lo splendore di seta di un corpo femminile, la gloria immortale di un giovane dio, i sogni e le passioni di tutti gli uomini, perché «sempre sono stati gli uomini composti di carne flessibile e non di bronzo».
Mas o desafio mais inovador ao qual Canova não fugiu foi aquela de medir-se com o motivo difícil da figura em vôo, traduzindo em mármore ou pintado o dinamismo gracioso e leve da dança.
Ma la sfida più innovativa alla quale Canova non si sottrasse fu quella di misurarsi con il difficile motivo della figura in volo, di tradurre in marmo o in dipinto il dinamismo grazioso e leggero della danza.
A poesia da dança e do vôo, a graça encantadora da dança, é o tema é desenvolvido pela exposição "Canova e da dança", no Museu de Possagno.
La poetica del ballo e del volo, la suggestiva leggiadria della danza, è il tema sviluppato dalla Mostra "Canova e la danza", nel Museo di Possagno.
A exposição coloca a disposição do público cada vez maior de entusiastas mais de cinqüenta obras de gráfica e escultura, desenho e pintura, alguns pela primeira vez expostos (como os fundos negros gravados por Martin de Boni sobre o modelo de Tampere da Casa Canova).
L'esposizione mette a disposizione del crescente pubblico di appassionati canoviani oltre cinquanta opere di grafica e scultura, di disegno e pittura, alcune per la prima volta esposte (come i campi neri incisi da Martino de Boni su modello delle Tempere di Casa Canova).
A mostra nasceu de um evento excepcional promovido em Possagno: o Museu Canova, sob o patrocínio deo spa Fassa Bortolo depois de ter conseguido todas as autorizações, foi capaz de reconstruir a Dançaina com címbalos de Canova, modelo que nasceu há 200 anos atrás no atelier do romano do artista: a Grande Guerra a havia desfigurado completamente.
La Mostra nasce da un evento eccezionale promosso a Possagno: il Museo Canova, grazie alla sponsorizzazione di Fassa Bortolo spa e dopo aver raccolto tutte le autorizzazioni, ha saputo ricomporre la Danzatrice con i cembali di Canova, il cui modello è nato giusto 200 anni fa nell'atelier romano dell'artista: la Grande Guerra l'aveva volentemente deturpata.
Hoje, com a engenharia, e a forma do mármore (preservada no Museu Bode de Berlin), foi possível reconstruir parte dos braços, as mãos e os címbalos que foram destruídos. Na mostra, a dançarina com os pratos poderá ser vista exatamente como o Canova a havia modelado.
Oggi, con la reverse engineering, prendendo la forma dal marmo (conservato nel Bode Museum, a Berlino), è stato possibile ricostruire parte delle braccia, delle mani e dei cembali che erano andati distrutti. In mostra, la Danzatrice con i cembali la si potrà vedere esattamente come l'aveva modellata Canova.
Esta é uma obra-prima absoluta de que poderá ser vista ao lado de dois outros dançarinos, cujos modelos de gesso estão no Museu de Possagno: O Dançarino com o dedo no queixo ( destinado ao banqueiro Domenico Manzoni de Forli, perdida após a sua morte, mas logo encontrada pelos Museus Cívicos da cidade) e o Dançarino com as mãos nos quadris.
Si tratta di un capolavoro assoluto che sarà possibile ammirare accanto alle altre due ballerine, i cui modelli in gesso sono nel Museo di Possagno: la Danzatrice col dito al mento (destinata al banchiere forlivese Domenico Manzoni, andata dispersa dopo la sua morte ma in seguito approdata ai Musei Civici della città) e la Danzatrice con le mani ai fianchi.
A representação do movimento nestas obras magníficas parecem quase expandir os corpos leves no espaço.
La rappresentazione del movimento in quei stupefacenti lavori sembra quasi espandere i leggerissimi corpi nello spazio.
Museo Canova di Possagno
Via Antonio Canova, 74 31054 Possagno Treviso, Itália
0423 544323
Gostei desse comentário de Canova sobre Fídias. No entanto, nunca imaginei ver carne nas esculturas daquele. Não como nas obras de Bernini. A primeira impressão que tive, sempre reforçada, é a de que ele "concretizou" a leveza. Daí ter tudo a ver com a dança.
ResponderExcluiracho que eu fiz uma má tradução.
ResponderExcluirsalt likit
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dr mood likit
big boss likit
dl likit
dark likit
KPYN