sexta-feira, 30 de março de 2012

O Guggenheim. A vanguarda norte-americana de 1945-1980



Arshile Gorky
Untitled [Senza titolo], estate 1944
Olio su tela, 167 x 178,2 cm
The Solomon R. Guggenheim Foundation, Peggy Guggenheim Collection, Venezia
© Arshile Gorky by SIAE 2012



7 fevereiro - 6 maio 2012



Clyfford Still
Jamais [Mai], maggio 1944
Olio su tela, 165,2 x 82 cm
The Solomon R. Guggenheim Foundation, Peggy Guggenheim Collection, Venezia



Guggenheim Collection: The American Avant-Garde 1945-1980 examina os principais desenvolvimentos na arte americana, durante um período de transformação na história deste país, marcado pela prosperidade econômica, a agitação política e conflito internacional, bem como o crescimento vibrante na esfera cultural.

Guggenheim Collection: The American Avant-Garde 1945–1980 examines major developments in American art during a transformative period in this country’s history, one marked by economic prosperity, political upheaval, and international conflict, as well as vibrant growth in the cultural sphere.




Jackson Pollock
Number 18 [Numero 18], 1950
Olio e smalto su masonite, cm 56 x 56,7
Solomon R. Guggenheim Museum, New York
Donazione di Janet C. Hauck, in affettuoso ricordo di Alicia Guggenheim e Fred Hauck
© Jackson Pollock by SIAE 2012


A exposição começa com os anos que se seguiram a Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos emergiram como um centro mundial para a arte moderna ea ascensão do expressionismo abstrato chamou a atenção internacional para um círculo de artistas que trabalham em Nova York.

The exhibition begins with the years following World War II, when the United States emerged as a global center for modern art and the rise of Abstract Expressionism drew international attention to a circle of artists working in New York.




Willem de Kooning
Composition [Composizione], 1955
Olio, smalto e carboncino su tela, 201 x 175,6 cm
Solomon R. Guggenheim Museum, New York
© The Willem de Kooning Foundation, by SIAE 2012



Deste momento em diante, a era do pós-guerra assistiu a uma rica proliferação de variadas práticas estéticas de artistas americanos: do abraço irreverente pop art de imaginário vernácular para as meditações intelectuais sobre o significado que caracterizou o conceitualismo dos anos 60, a partir da estética de reposição do minimalismo ao visual exuberante de Fotorealismo na década de 1970.


From this time forward, the postwar era witnessed a rich proliferation of varied aesthetic practices by American artists: from Pop art’s irreverent embrace of vernacular imagery to the intellectual meditations on meaning that characterized 1960s Conceptualism; from the spare aesthetic of Minimalism to the lush visuals of Photorealism in the 1970s.





Andy Warhol
Orange Disaster #5 [Disastro arancione #5], 1963
Acrilico e serigrafia a smalto su tela, 269,2 x 207 cm
Solomon R. Guggenheim Museum, New York
Donazione della collezione di famiglia di Harry N. Abrams
© Andy Warhol by SIAE 2012



Embora resultando em obras amplamente divergentes, esses movimentos todos compartilharam um compromisso fundamental ao interrogar a natureza, o propósito e o significado da arte.

Though resulting in widely divergent artworks, these movements all shared a fundamental commitment to interrogating the nature, purpose, and meaning of art.





Dan Flavin
Untitled [Senza titolo], 1966
Luce fredda fluorescente, larghezza dell’angolo 244 cm. Edizione 1/3.
Solomon R. Guggenheim Museum, New York
Collezione Panza
Foto: David Heald © Solomon R. Guggenheim Museum, New York
© Solomon R. Guggenheim Museum, New York



Como analisa este momento crítico na história da arte americana, Guggenheim Collection: The American Avant-Garde 1945-1980 também reflete sobre o papel do Museu Solomon R. Guggenheim em moldar estes desenvolvimentos através do seu apoio de longa data a artistas emergentes.

As it examines this critical moment in the history of American art, Guggenheim Collection: The American Avant-Garde 1945–1980 also reflects on the Solomon R. Guggenheim Museum’s role in shaping these developments through its long-standing support of emerging artists. 







Frank Stella
Harran II, 1967
Vernice polimerica e polimerica fluorescente su tela, 304,8 x 609,6 cm
Solomon R. Guggenheim Museum, New York
Donazione di Mr Irving Blum
© Frank Stella by SIAE 2012



Extraidos principalmente da coleção permanente do museu de Nova York, as pinturas, esculturas, fotografias e instalações a mostra encarnam os interesses específicos de curadores individuais, colecionadores e estudiosos que defenderam a arte contemporânea de sua época e deixaram sua marca na instituição ao longo do tempo.

Drawn primarily from the museum’s permanent collection in New York, the paintings, sculptures, photographs, and installations on view all embody the specific interests of individual curators, collectors, and scholars who championed the contemporary art of their day and left their stamp on the institution over time. 







Kenneth Noland
April Tune [Canzone di aprile], 1969
Acrilico su tela, 167 x 315,3 cm
Solomon R. Guggenheim Museum, New York
© Kenneth Noland by SIAE 2012




Evidente, também, é a evolução do Guggenheim de suas raízes como uma vitrine  para a pintura abstrata Europeia em um local internacional para a arte moderna e contemporânea, destacado pelas seleções importantes de obras de Jackson Pollock e Arshile Gorky da Colecção Peggy Guggenheim em Veneza e Robert Rauschenberg (1962-1963) do Museu Guggenheim Bilbao.

Evident, too, is the Guggenheim’s evolution from its roots as a distinctive showcase for European abstract painting into an international venue for modern and contemporary art, underscored by the important selections of works by Jackson Pollock and Arshile Gorky from the Peggy Guggenheim Collection in Venice and Robert Rauschenberg’s Barge (1962–63) from the Guggenheim Museum Bilbao.





Lawrence Weiner
EARTH TO EARTH ASHES TO ASHES DUST TO DUST [TERRA ALLA TERRA CENERE ALLA CENERE POLVERE ALLA POLVERE], 1970
Testo + i materiali descritti, dimensioni variabili
Solomon R. Guggenheim Museum, New York
Collezione Panza, Donazione
© Lawrence Weiner by SIAE 2012







Robert Motherwell
Elegy to the Spanish Republic No. 110 [Elegia per la Repubblica spagnola n. 110 ], domenica di Pasqua, 1971
Acrilico con grafite e carboncino su tela, 208,3 x 289,6 cm
Solomon R. Guggenheim Museum, New York
Donazione di Agnes Gun
@ by Robert Motherwell SIAE 2012





Robert
Bechtlen ’71 Buick [Buick ’71], 1972
Olio su tela, 121,6 x 172,7 cm
Solomon R. Guggenheim Museum, New York
Acquistato con i fondi offerti da Mr e Mrs Barrie M. Damson





Robert Morris
Untitled (Brown Felt) [Senza titolo (Feltro marrone)], 1973
Feltro, dimensioni complessive variabili
Solomon R. Guggenheim Museum, New York
Collezione Panza © by SIAE 2012
Foto: David Heald © Solomon R. Guggenheim Museum, New York







Richard McLean
Medalion [Medaglione], 1974
Olio su tela, 139,1 x 167,64 cm
Solomon R. Guggenheim Museum, New York
Acquistato con i fondi offerti da Mr e Mrs Barrie M. Damson
© Richard McLean by SIAE 2012






Charles Bell
Gum Ball No. 10: “Sugar Daddy”
Olio su tela, 167,6 x 167,6 cm
Solomon R. Guggenheim Museum, New York
Acquistato con i fondi offerti da Stanley e Sheila Cooper







Mark Rothko Untitled, 1942
Olio su tela, 71,3 x 92 cm Solomon R. Guggenheim Museum, New York,
(Doazione della Mark Rothko Foundation, Inc. © by SIAE 2012)





Roy Lichtenstein
Grrrrrrrrrrr!!, 1965
Olio e magna su tela, 172,7 x 142,5 cm
Solomon R. Guggenheim Museum, New York
Donazione dell’artista
© Estate of Roy Lichtenstein by SIAE 2012











Il Guggenheim. L'avanguardia americana 1945-1980
1a parte




Il Guggenheim. L'avanguardia americana 1945-1980
2a parte



Joseph Kosuth Titled (art as Idea as Idea) [Water], 1966
Fotostatica, montata su tavola, 121,9 x 121,9 cm Solomon R. Guggenheim Museum, New York,
(Donazione di Leo Castelli, New York © by SIAE 2012)




http://english.palazzoesposizioni.it/categorie/categoria-56









Richard Estes
The Solomon R. Guggenheim Museum, estate 1979
Olio su tela, 79 x 140 cm
Solomon R. Guggenheim Museum, New York
Acquistato con i fondi congiunti offerti dal National Endowment for the Arts, di Washington, D.C., a Federal Agency, e da Mr e Mrs Barrie M. Damson

Nenhum comentário:

Postar um comentário