quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Cartões que parecem ter sido feitos com pincel


Ugo da Carpi (Carpi, 1480 ca. – Bologna, 1532), da Parmigianino - Diogene
1527 ca., chiaroscuro a quattro legni, 469x345 mm, Inv. 61 St. Sc. Gabinetto Disegni e Stampe degli Uffizi, Firenze




Gravuras e desenhos no Uffizi, à espera da próxima mostra Orfeu, o doce poder das cordas. Orfeu, Apolo, Arion e David entre os século XV e o século XVI, de 06 de dezembro até 11 março de 2012 estarão expostos em uma mostra sob o título "Cartões que parecem ter sido feitos com pincel." chiaroscuro italiano "'luz e sombra" .




Francesco Mazzola, detto Il Parmigianino (Parma, 1503 – Casalmaggiore, 1540) - Il bagno delle Ninfe
penna e inchiostro diluito, biacca, 294x210 mm, Inv. 751 E, Gabinetto Disegni e Stampe degli Uffizi, Firenze




Como de costume o GDSU (Gabinetto dei disegni e delle stampe degli Ufizzi) entre uma exposição e outra está mostrando obras que normalmente são mantidas guardadas por sua fragilidade inerente nas gavetas que as armazenam. O objetivo é o de mostrar aos visitantes deste lugar a importância do tesouro guardado neste lugar.





Francesco Mazzola, detto Il Parmigianino (Parma, 1503 – Casalmaggiore, 1540) - Il bagno delle Ninfe penna e inchiostro diluito, biacca, 294x210 mm, Inv. 751 E, Gabinetto Disegni e Stampe degli Uffizi, Firenze



Com a mostra "Cartões que parecem ter sido feitos com pincel" não será o desenho a ser o protagonista da seleção das obras, mas o tipo de impressão conhecida como chiaroscuro. Cinqüenta peças vão tentar mostrar uma técnica gráfica que se revelou muito bem sucedida desde o século XVI sobrevivendo até o século XVIII.




Ugo da Carpi (Carpi, 1480 ca. – Bologna, 1532), da Parmigianino - Il bagno delle Ninfe
chiaroscuro a tre legni, 249x200 mm, Inv. 102 St. Sc., Gabinetto Disegni e Stampe degli Uffizi, Firenze



Por trás do crescimento do chiaroscuro, houve a necessidade incontornável de introduzir a cor na produção das gravuras, um problema já resolvido anteriormente usando papéis coloridos nos quais foram gravados com matrizes de cobre ou de madeira que não garantiam, os efeitos tonais requeridos.





Antonio da Trento (attivo a Bologna intorno al 1527), da Parmigianino - Martirio di Paolo e condanna di Pietro
1527 ca., chiaroscuro a tre legni, 287x475 mm, Inv. 83 St. Sc., Gabinetto Disegni e Stampe degli Uffizi, Firenze



Em 1516, Ugo da Carpi, artista Emiliano que trabalhou durante muito tempo em Veneza, dizendo-se o inventor de "uma nova forma de impressão clara e escura, algo novo, nunca antes feita" exigiu do Senado veneziano que suas atividades fossem protegidas por uma espécie de direitos de autor à frente de seu tempo.

A forma prudente de Ugo reivindicava a paternidade de uma técnica que, de fato, já havia sido testada na Alemanha na década anterior, e que tornou possível copiar o desenho com uma grande gama tonal com tinta diluída.



 

Antonio da Trento (attivo a Bologna intorno al 1527), da Parmigianino - Martirio di Paolo e condanna di Pietro
1527 ca., chiaroscuro a tre legni, 285x472 mm, Inv. 84 St. Sc.



A intenção da técnica perspicaz da técnica era de fato superar o limite estabelecido pelo uso de apenas brancos e pretos identificáveis da gravura em metal. O mais próximo era inevitavelmente o desenho, que agora estava sendo reproduzido nas gravuras graças a técnica de claro-escuro.





Domenico Beccafumi (Valdibiena, 1486 - Siena, 1551) - San Pietro
1547 ca., chiaroscuro a quattro legni, 413x209 mm, Inv. 65 St. Sc., Gabinetto Disegni e Stampe degli Uffizi, Firenze


Uma explicação merece ser feita sobre a preciosidade desses materiais amplamente representados na coleção florentina e que representam, por si só, cerca de mais da metade dos estudos conhecidos por xilogravuras coloridas. O GDSU tomou consciencia em 1956 com a primeira exposição italiana dedicada à elas.




Bartolomeo Coriolano (Bologna, 1599 ca.-1676 ca.), da Guido Reni - La caduta dei Giganti
1647, chiaroscuro a tre legni in quattro fogli, 881x620 mm, Inv. 105 St. Sc., Gabinetto Disegni e Stampe degli Uffizi, Firenze






Piazzale degli Uffizi, 50122 Firenze

Um comentário: