segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Tintoretto na Scuderia del Quirinale


Jacopo Robusti detto Tintoretto : Autoritratto, 1587, Parigi, Musée du Louvre – Département des Peintures


Fevereiro / junho 2012
Scuderie del Quirinale, Roma





Jacopo Robusti detto Tintoretto : Trafugamento del corpo di san Marco, 1562-1566, Venezia, Gallerie dell’Accademia




Jacopo Robusti (ou Canal) chamadoTintoretto (1519-1594) é ​​o único dos grandes intérpretes da pintura italiana do século XVI a não ter tido até agora naItália, uma exposição individual significativa: a últimoa foi, de fato, em 1937 (se excluirmos aquela temátoca dedicada aos retratos, realizada em Veneza em 1994) pela impossibilidade objetiva de mover as grandes telas de Veneza.





Jacopo Rubusti detto Tintoretto: Gesù tra i Dottori, 1542 circa, Milano, Veneranda Fabbrica del Duomo di Milano




Tintoretto, atualmente em preparação na Scuderie faz parte do amplo programa de revisão dos artistas que tiveram uma história artística grandiosa e única na Itália; de Botticelli a Antonello da Messina, Bellini e Caravaggio e, mais recentemente, Lorenzo Lotto e Filippino Lippi e se concentra em três temas principais das pinturas de Tintoretto: os religiosos, mitológicos e os retratos.




Jacopo Rubusti detto Tintoretto: Apollo e Dafne, 1541, Modena, Galleria Estense




Uma exposição estritamente monográfica, portanto, dividida em seções com poucas obras primas escolhidas que inicia e conclui apresentando os dois auto-retratos, o joven, do Museu Victoria & Albert, em Londres, e o velho, do Louvre.









A primeira seção, no primeiro andar das Escuderias do Quirinal, será dedicada a temas religiosos (tema fortemente presente na poética de Tintoretto) e se abrirá com uma das primeiras obras reconhecidas, Jesus entre os Doutores (1542), emprestada do Museu da Catedral Diocesana de Milão, e termina com a Deposição no sepulcro (1594), do Mosteiro de San Giorgio Maggiore, talvez o último trabalho em que é possível reconhecer a mão do mestre.





Jacopo Rubusti detto Tintoretto: Ultima Cena, chiesa di San Polo




No mezzanino, obras significativas, como a Madonna dos tesoureiros e o roubo do corpo de São Marcos, ambos da Galeria da Academia, a Santa Maria do Egito e Santa Maria Madalena, da Escola Grande di San Rocco, um confronto inédito e surpreendente entre a "A Última Ceia da igreja veneziana de San Trovaso e aquela de cinco anos mais tarde, da igreja de San Polo, para celebrar um dos temas prediletos da Escola do Sacramento .






“Ritratto di Uomo Barbato”




No andar de cima, outras duas seções da exposição, dedicadas aos retratos que embora competindo com Ticiano, os artistas contemporâneos reconheceram, de fato, como perfeitos

Das grandes coleções internacionais chegarão os mais famosos retratos.



Jacopo Rubusti detto Tintoretto: Santa Maria Egiziaca, Scuola Grande di San Rocco





Jacopo Rubusti detto Tintoretto: Madonna dei Tesorieri, Gallerie dell'Accademia



http://www.scuderiequirinale.it/mediacenter/FE/home.aspx



 


Scuderie Del Quirinale
Via 24 Maggio, 16, 00187 Roma, Itália

Nenhum comentário:

Postar um comentário