domingo, 18 de dezembro de 2011

« Rolem as carruagens ! »







A abertura da exposição: Rolem as carruagens ! a ser realizada no Museu de Belas Artes de Arras em 17 de março de 2012 com uma duração excepcional de 18 meses, será um grande evento.

É a primeira exposição na França dedicada às carruagens.

E também a primeira vez que foram emprestados os sedans e as carruagens reais e imperiais das coleções de Versalhes.





Entrée solennelle de Louis XIV et de
Marie-Thérèse à Arras, 30 juillet 1667
Adam Frans Van der Meulen
Musée national des châteaux de Versailles et de Trianon

© RMN, Gérard Blot



No início, a entrada solene de Louis XIV e a rainha Marie-Therese em Arras em 30 de julho de 1667, que foi encomendada pessoalmente pelo rei para Van der Meulen, o seu pintor favorito, para decorar o seu Château de Marly.

Muitas outras pinturas recordam a presença o Rei Sol nas províncias do norte da Flandres durante as campanhas, testemunhando a evolução e os tipos de carros: carruagens grandes modernas, soufflet para a caça, calèche para o passeios etc ...




Traîneaux et chaises à porteurs




Desde o final do século XVII, a corte de Versalhes aprovou modelo para a corrida de trenó nórdica. Durante invernos rigorosos, estes veículos frágeis e luxuosos que operaram nas aléas nevadas do parque ou Grand Canal congelado.

A cadeira sedan, importada, ao que parece, da Inglaterra para a França por volta de 1640, apareceu como o veículo mais adequado para pequenos trajetos na cidade. no castelo de Versalhes, ela fazia parte da paisagem, usada não só através dos caminhos mas também no interior do castelo sendo que qualquer pessoa poderia entrar com uma cadeira até as escadarias do Rei.





Le Cortège du mariage de Napoléon Ier et de
Marie-Louise, le 2 avril 1810
Etienne-Barthélémy Garnier
Musée national des châteaux de Versailles et de Trianon
© RMN, D. Arnaudet – H. Lewandowski




Testemunhando o esplendor da corte imperial no seu apogeu, três carruagens de gala utilizados durante o casamento de Napoleão e Marie Louise, fizeram a jornada para Arras.


Em 02 de abril de 1810, estes "berlines" desceram a Champs Elysées para chegar ao Louvre, onde a cerimônia seria realizada. este evento deu origem a três dias de festividades, onde o brilho foi muito devido a suntuosidade dos cortejos.





Carrosse du sacre de Charles X - « Le sacre »
Transformé en 1856, d’après les dessins de Percier
Musée national des châteaux de Versailles et de Trianon
© RMN, Gérard Blot




Uma verdadeira obra-prima, de todas as artes, foi a carruagem usada na coroação de Charles X que será apresentada na exposição atrelada a oito cavalos, como na cerimônia coroação em Reims, 28 de maio de 1825.


Depois da Revolução, Louis XVIII foi coroado em Reims como os antigos reis, de acordo com os princípios da monarquia e do direito divino, rolaram as carruagens, neste dia de celebração simbólica, tendo a carruagem a mesma importância que o trono.




Char funèbre de Louis XVIII - « Le corbillard »
Musée national des châteaux de Versailles et de Trianon
© RMN, Gérard Blot











A monumental carruagem utilizada para o funeral de Louis XVIII introduziu uma outra utilização para a carruagem: 

Em 23 de setembro de 1824, puxada por oito cavalos ajaezados de veludo preto, o carro fúnebre tomou a frente da longa procissão funeral levando o corpo do rei, das Tuileries para a abadia de Saint-Denis, onde estão enterrados os reis da França.




Coupé Ehrler de la IIIe République : coupé de gala
Fin XIXe-début XXe siècle
Musée national des châteaux de Versailles et de Trianon
© RMN, Gérard Blot





Este carro foi construído em Paris por volta de 1880 por Ehrler, não tem o luxo ostensivo das outras carruagens, mas reflete o progresso tecnologico e o conforto, e suas linhas prenunciam a carroceria moderna.








http://www.arras.fr/tourisme/office-de-tourisme/musee-des-beaux-arts.html





Musée des Beaux-Arts - Arras
22 Rue Paul Doumer 62000 Arras, França
03 21 71 26 43

Nenhum comentário:

Postar um comentário