sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
A Belle époque de Massenet
Portrait de Jules Massenet.
1910
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
de 14 de dezembro de 2011 - 13 de maio de 2012
Biblioteca-Museu da Opera Palais Garnier -
na esquina da Scribe e Auber - Paris 9
Metro: Opera
Jules Massenet, chez lui.
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
Para marcar o centenário da morte de Jules Massenet, a nova produção de Manon na Ópera Bastille e a retomada da História de Manon no Palais Garnier, da Biblioteca Nacional da França e da Ópera de Paris consagram uma exposição nos espaços da Biblioteca-Museu da Ópera à este ilustre compositor da Belle Époque.
Cendrillon, Conte de fées d’après Perrault,
par Henri Cain, musique de Jules Massenet,
Affiche d’André Devambez pour la création à l’Opéra-Comique, 1899.
BnF, Bibliothèque-musée
Através de uma centena de peças - pinturas, desenhos, maquetes de cenários, partituras, fotografias, figurinos, cartazes e documentos de arquivos - A exposição celebra o centenário daquele que conseguiu no teatro uma síntese única da arte e da música.
Thérèse : affiche de la première à l’Opéra-Comique
le 19 mai 1911, d’après un cliché de Nadar
représentant Lucy Arbell dans le rôle-titre.
Lithographie
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
Na verdade, longe de se limitar apenas ao seu papel de compositor, ele se interessava por tudo, controlando tudo e impondo sua visão pictórica e cenográfica aos diretores de teatros, decoradores e diretores.
Grisélidis : affiche de la création à l’Opéra-Comique,
le 20 novembre 1901, par A. Mansion
d’après François Flameng.
Lithographie en couleurs
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
Para a criação de Esclarmonde na Ópera Comique, em 1889, ele não só desenhou o cartaz do espetáculo executado por um dos maiores ilustradores de seu tempo, Eugene Grasset, mas também pediu a este artista para fazer nas páginas da partitura um frontispício suntuoso; enfim e sobretudo, ele o convida igualmente a conceber uma parte da cenografia.
Eugène Pirou, Massenet et sa classe de composition musicale.
Photographie prise dans la cour du Conservatoire national de
musique en 1895 et publiée dans Musica en septembre 1912.
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
Se Esclarmonde revela, então, um homem de teatro completo, visionário, na sua abordagem estética da cena simbolizando perfeitamente o espírito da Belle Epoque, outros grandes sucessos marcaram a carreira do compositor: Manon e Werther, mas tambem Le Cid, Thais, Grisélidis, Cinderela, Le Jongleur de Notre-Dame, Cherubino ...
Lucy Arbell (la reine Amahelli) dans Bacchus,
lors de la création à l’Opéra de Paris,
le 2 mai 1909.
Photographie Nadar
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
Da criação do Rei de Lahore no Palais Garnier em 1877 até sua morte em 1912, Massenet
(1842-1912) dominou a cena lírica francesa.
Georgette Leblanc dans le rôle-titre de Thaïs,
lors de la première au Théâtre de la Monnaie
de Bruxelles, le 7 mars 1896.
Photographie G.Dupont
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
Suas obras são representadas em todos os teatros do mundo e o compositor encarna a elegância francesa e sensualidade, especialmente porque ele adora mostrar o talento das mais belas cantoras de seu tempo, Sibyl Sanderson, Rose Caron, Lucienne Bréval, Marie Heilbronn ou Lucy Arbell.
Marcel Mültzer : maquette du costume d’Ensoleillad
(Lina Cavalieri) pour la première de Chérubin
à l’Opéra-Comique, le 23 mai 1905.
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
Autoridade musical, professor pesquisador e amado, Massenet tem por alunos Alfred Bruneau, Gustave Charpentier, Ernest Chausson? George Enescu, Reynaldo Hahn e Gabriel Pierné. Mesmo Claude Debussy, que não era um deles, não escondia sua admiração pelo compositor ...
Lucien Fugère (Boniface) dans
Le Jongleur de Notre-Dame
pour la première à l’Opéra-Comique,
le 10 mai 1904.
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
Os documentos expostos são principalmente das coleções da Ópera de Paris e Biblioteca Nacional da França, mas também do Centro Nacional do Traje de Moulins, a Ópera de Saint-Étienne, o Museu d’Orsay, e da Mutual National dos artistas de Pont-aux-Dames e da Villa Medici.
Lucien Muratore
dans le rôle-titre de Bacchus
lors de la création à l’Opéra de Paris,
le 2 mai 1909.
Photographie Nadar
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
Le Mage, affiche pour la création à l’Opéra de Paris
le 16 mars 1891, signée A.F.
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
Don Quichotte, comédie héroïque en cinq actes de Henri Cain
d’après Le Lorrain, musique de Jules Massenet.
Affiche illustrée de Georges Antoine Rochegrosse
pour la première au Théâtre de la Gaîté,
le 29 décembre 1910.
Lithographie en couleur
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
Esclarmonde : frontispice d’Eugène Grasset
pour la partition piano et chant, imprimée, 1889.
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
Esclarmonde : affiche d’Eugène Grasset
pour la création à l’Opéra-Comique, le 15 mai 1889.
Affiche lithographiée en couleur
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
Mise en scène de Werther annotée par
Massenet pour la première
à l’Opéra-Comique, le 16 janvier 1893.
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
Les Héros et Héroïnes de Massenet,
Estampe publiée dans Musica en septembre 1912.
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
Sapho : partition piano et chant, imprimée, 1897.
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
Le Roi de Lahore : esquisse de décor de l’acte IV
2ème tableau, réalisée par Philippe Chaperon
pour la création à l’Opéra de Paris le 27 avril 1877.
Plume, aquarelle et gouache, 1876
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
Partition manuscrite autographe de Massenet pour Ariane.
BnF, Bibliothèque-musée de l’Opéra
http://www.operadeparis.fr/cns11/live/onp/Saison_2011_2012/Operas/spectacle.php?lang=fr&event_id=2113&CNSACTION=SELECT_EVENT
http://www.bnf.fr/fr/evenements_et_culture/anx_expositions/f.massenet.html
Biblioteca Nacional da França - Biblioteca-Museu da Opera
Palais Garnier - na esquina da Scribe e Auber - Paris 9
Metro: Opera
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que documentação teatral mais completa !
ResponderExcluir