Oscar Ghiglia, Ugo Ojetti nello studio, 1908. Viareggio, Istituto Matteucci, già collezione Ojetti
Localização: Florença, Palazzo Medici Riccardi
até 15 de abril de 2012
Agnolo Gaddi, Madonna col Bambino con angeli e Santi, 1380-85 ca, Fiesole, Museo Bandini
Para os anais da história, é preciso lembrar que na segunda metade do século XVIII, o confisco dos bens da igreja, e a decadência de muitas famílias nobres deram origem a um tsunami de obras-primas de todo tipo, que inundaram o mercado a preços de pechincha.
Libero Andreotti, La mosca, 1917. Collezione privata già collezione Ojetti
Foi uma época única e irrepetível, que dilapidou rapidamente grande parte do património artístico nacional, mas pelo menos teve o mérito de contribuir para formar os mais famosos museus europeus e americanos e os modelos museológicos.
Ercole Beccafumi, Ercole al bivio, prima metà sec XVI. Firenze, Museo Stefano Bardini
Florença foi a capital foi um importante centro daquela temporada épica, talvez a última cidade verdadeiramente cosmopolita, que durou até início dos anos vinte do século XX.
Raffaello e Adelaide Berchielli, Armatura nella foggia del 1370. Firenze, Museo Stibbert
Antiquários, como Stefano Bardini e Elia Volpi conquistaram mercados internacionais e, eventualmente, se tornaram apaixonados colecionadores eles mesmos.
Magnatas e estudiosos anglo saxões como Frederick Stibbert,Charles Loeser, Herbert Percy Horne, Acton e muitos outros compraram vilas e palácios para torná-las "sala de tesouros".
Bottega di Donatello, Putto che minge, sec. XV. Firenze, Museo Stefano Bardini
Com raras exceções, quase todos foram doados para as cidade que os acolheram, dando vida a museus e instituições públicas que agora levam seus nomes.
Bottega di G.F. Rustici, Battaglia, sec XVI. Firenze, palazzo Vecchio, Donazione Loeser
Com curadoria de Lúcia Mannini com a coordenação científica de Carlo Sisi, a exposição no Palazzo Medici Riccardi, resume a história épica destas décadas de analisando o fenômeno em vários aspectos: os mitos, modas, o mercado, o progresso cultural, mas também a necessidade da afirmação de uma burguesia empresarial do século XX para a qual a arte e o colecionismo se tornam símbolos de status.
Rinaldo Carnielo, L'Onda (Allegoria del mare). Firenze, Galleria Rinaldo Carnielo
Raras imagens, mobiliários e adereços, esculturas, uma galeria de pinturas valiosas do início do século XIX, recriam aquelas atmosferas tão ecléticas e sofisticadas.
H.H. Brown, Ritratto di Horne, 1908. Firenze, Museo Horne
Alguns exemplos. Dos fundos de ouro do museu Bandini vem uma bela Madonna de Agnolo Gaddi. Villa La Pietra (coleção Acton) contribui com uma Madonna com menino em papier-mâché obra de Sansovino.
Bronzino, Ritratto di Laura Battiferri, 1555-1560. Firenze, Palazzo Vecchio, Donazione Loeser
Pittore dell'Italia Settentrionale, Cassone nuziale, sec XV. Firenze, Collezione eredi Romano
Do Stibbert vêm armaduras e mobiliário neo-góticos. Das coleções e Loeser e Carnielo alguns bronzes, móveis Renascença e mármores. De (Fattori, Lega, Borrani, abades), vários
De Chiricos (pinturas e esculturas), O burgues de Cantão de Primo Conti, a estátua de bronze La mosca de Libero Andreotti, todas provenientes de coleções particulares.
Giorgio De Chirico, Ritratto dei coniugi Bellini, 1932. Firenze, collezione Luigi Bellini
Esta síntese dos museus 'menores' feita com a colaboração e com iniciativas específicas realizadas graças a esses Pequenos Grandes Museus.
Via Camillo Cavour, 3, 50129 Firenze, Itália
Giovanni Fattori, In vedetta, 1872. Fondazione Progetto Marzotto, già collezione Carnielo
O Stibbert está com uma mostra internacional das famosas cerâmicas florentinas Ginori e Cantagalli.
O Stibbert está com uma mostra internacional das famosas cerâmicas florentinas Ginori e Cantagalli.
Giambologna, venere inginocchiata, 1584. Firenze Museo Horne
O Bardini reabre o Salão de Pinturas reorganizado de acordo com o gosto do doador e com o crucifixo do século XIV de Bernardo Daddi que acaba de ser restaurado.
Silvestro Lega, Ritratto di Rinaldo Carnielo, 1878. Firenze, Galleria Rinaldo Carnielo
O Horne apresenta uma coleção de desenhos de Rafael e de Constable, enquanto no Palácio Davanzati (Museo della Casa Fiorentina Antica) apresenta fotos de Elia Volpi documentando a mobília original antes que fossem todas vendidas durante a Grande Guerra em um leilão faraônicos em Nova York.
Arturo Martini, Donna al sole, 1930. Collezione privata, già collezione Contini Bonacossi
Manifattura senese, Portabacile, inizio sec XV. Coll. Privata già collezione Elia Volpi
Sansovino, Madonna col bambino, 1550. Firenze, Collezione Acton-Villa la Pietra, New York University
Scultore napoletano, Fronte di sarcofago con Cristo in pietà, metà sec XIV. Collezione eredi Romano
O nome da exposição é muito bom.
ResponderExcluir