sábado, 24 de dezembro de 2011

Soto: Paris e Além, 1950-1970


Jesús Soto, Sans titre (La ficelle – matiére transformée) (Untitled [The String – Transformed Material]), 1961, Paint on wire and wood, 91 x 91 x 18 cm, Collection Anne Soto.

10 janeiro - 31 março, 2012
New York University


 
Jesús Soto, Petite écriture noire (Small Black Writing), 1968, Paint on wood and metal with wire strings, 74 x 140 x 16 cm, Collection Héléne Soto.



A primeira exposição de grande escala  dedicado a Jesús Soto a ser realizada em um museu de Nova York em mais de 35 anos, Soto: Paris e Além, 1950-1970 está à vista na Grey Art Gallery da New York University.



Jesús Soto, El tambor (The Drum), 1963, Wood, paint, nylon, and metal, 71 x 71 x 15 cm, Private collection.




Com curadoria de Estrellita B. Brodsky e compreendendo uma seleção de aproximadamente 50 obras, a exposição destaca o início da carreira deste grande artista venezuelano, depois que ele se mudou de Caracas para Paris em 1950.

 
Jesús Soto, Doble transparencia (Double Transparency), 1956, Oil on acrylic and wood, 55 x 55 x 32 cm, Colección Patricia Phelps de Cisneros.


Soto: Paris e Além oferece uma rara oportunidade para traçar a trajetória de Soto visionário assim como sua influência recíproca e intercâmbio com outros membros da vanguarda.
 

 

Jesus Soto, (Untitled [Grains of Rubber]), 1961, Granulated glue and paint on wire, cloth, and Masonite, 72 x 72 x 20 cm, Private collection.

Realizações inovadoras do artista nos campos da percepção e da arte interativa estabeleceu sua reputação como defensor tanto da incipiente arte cinética internacional e como um dos artistas mais influentes da América Latina do século 20.

 
Jesús Soto, Structure blanche (White Structure), 1960, Paint on putty and wood, 38.5 x 37 x 12 cm, Collection Helene Soto.


Inspirando-se na ótica, teoria musical, e da fenomenologia, Jesús Soto (1923-2005) inventou uma relação radicalmente nova entre a arte eo espectador.

 

Jesús Soto, Structure blanche (White Structure), 1960, Paint on putty and wood, 38.5 x 37 x 12 cm, Collection Helene Soto.



Os primeiros exemplos de Soto na exposição - pinturas a óleo do início dos anos 1950, como Rotation (1952) - transmitem uma sensação de dinamismo através da repetição de formas geométricas que ativam a superfície da imagem.



Jesús Soto, Structure blanche (White Structure), 1960, Paint on putty and wood, 38.5 x 37 x 12 cm, Collection Helene Soto.




Soto logo se estendeu essas experiências visuais à um espaço real, à pintura de motivos abstratos com cores vibrantes  em camadas de Plexiglas, que ele então sobrepunha para criar objetos tridimensionais.

 

Jesús Soto, Sin titulo (paisaje), Untitled (Landscape), 1949, Oil on canvas, 55 x 48 cm), Colección Patricia Phelps de Cisneros



Coforme os espectadores se movem ao seu redor, as formas pintadas parecem mudar umas em relação às outras, criando um efeito cinético.






http://www.nyu.edu/greyart/
Grey Art Gallery, New York University, 100 Washington Square East, NYC 10003

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