domingo, 4 de dezembro de 2011

Miséria e Esplendor da Carne


Francis Bacon, The man of military cap, 1947



Museu de Arte de Ravenna
até 17 de junho de 2012




Cairo, Testa del Battista



"Miséria e Esplendor da carne. Giacometti, Bacon, Caravaggio, Courbet ... Testori e a grande pintura européia ", uma exposição importante, na qual o Museu de Arte de Ravenna continua sua investigação das principais figuras da história da arte, em homenagem à complexa crítica de John Testori protagonista absoluto da crítica militante do século XIX italiano.





Michelangelo Merisi da Caravaggio
Ragazzo morso da un ramarro, 1595-1596




"Falar de Testori - diz o presidente da Mar, Uber Dondini - significa reconstruir, pelo menos, cinco séculos de eventos artísticos do século XV aos nossos dias.







G.Courbet, Cascade de la Pissouse


Um dos méritos da exposição é propor as próprias obras que foram objecto de um estudo especial por parte do grande crítico, obras que, nunca sairam dos museus que pertencem.



Otto Dix, Strega



"Testori - explica Spadoni - é uma figura tão complexa e contraditória, que é praticamente indescritível, uma figura imprescindível,  que se caracteriza de modo inequivoco pela sua enorme paixão, e pela determinação de nunca ceder a compromissos, pela humanidade."





A. Giacometti, Portrait du prof.Corbetta



Pintor, dramaturgo, jornalista e, acima de tudo crítico de história da arte, Testori - nascido em 1923 em um vilarejo perto de Milão, faleceu 70 anos depois, em Milão - se distinguiu pelo distanciamento dos compromissos fáceis, e pela coragem em escolher caminhos intransitáveis​​, ficando assim distante dos "mestres" do mundo oficial.





R.Guttuso, Passeggiata in giardino a Velate



O percurso da mostra - "cujo título - diz Spadoni -" Miséria e esplendor da carne "," roubado ", em parte, de uma obra de Balzac, parece bem adequada para enfatizar sua paixão"







José Jardiel (Madrid, 1928)
La signora Lina Testori Paracchi 
Olio su tela, cm 200x110




Está dividido em diferentes secções dedicadas a vários períodos da história da arte estudadas pelo crítico milanes e pelos artistas que ele amava, desde seus primeiros escritos sobre Manzu, Matisse, Morlotti, em seguida Courbet e Géricault; e dos aprofundamentos e redescobertas da pintura realista dos '500 na Lombardia (Gaudenzio Ferrari, Foppa, Savoldo Romanino, Moretto) dos '600 (Moroni, Ceresa, Fra Galgario, Ceruti), os "maneiristas" Lombardos Piemonteses (Cerano, Morazzone, Tanzio da Varallo, Daniele Crespi, Cairo,) acompanhados por Caravaggio, sua paixão declarada, passando cuidadosamente através das figuras da nova Objetividade (Dix, Grosz, Radzwill), Novos Selvagens(Fetting, Hodicke, Zimmer, Salomé) da nova ordem como (Albert Chevalier Schindler Merkens), e artistas como Bacon, Giacometti, Sutherland, Sironi, Guttuso, Gruber, Marini, Vacchi, Varlin, Jardiel, Vallorz, Rainer - para citar alguns - até chegar a Cucchi e Paladino.




H. Matisse, Ritratto di donna seduta



De cada um destes artistas estão expostos vários trabalhos, em alguns casos, suas próprias escolhas e aquelas de propriedade de Testori.






Klaus Karl Mehrkens, 1984




A exposição apresenta também uma homenagem a Testori com uma seleção de retratos entre os tantos realizados por vários artistas para o estudioso.





Franz Radziwill, Rindvieh für rindvieh, 1922


Acompanha a exposição um grande catálogo com reproduções de todas as obras em expostas, vários ensaios críticos e uma grande seção de documentos.



Rudolf Schlichter, L'esteta




Theodore Gericault





Francis Bacon - after Muybridge





Chaïm Soutine (Smilavichi, 1893 – Parigi, 1943)
Omaggio a Marie Lecomte, 1920 circa
Olio su tela, cm 46x38
Collezione privata, courtesy Compagnia del Disegno, Milano





Tanzio da Varallo




Sergio Vacchi - Ritratto di Testori






Ennio Morlotti (Lecco, 1910 – Milano, 1992)
Teschio, s.d. 
Olio su tela, cm 40x47.5







Un particolare del ritratto di Giovanni Testori di Giancarlo Vitali





George Grosz











Francesco Cairo (Milano, 1607 – Milano, 1665)
Erodiade con la testa del Battista 
Olio su tela, 117x93.3
Vicenza, Musei civici, Pinacoteca di Palazzo Chiericati






Mario Sironi, Figura neoclassica (particolare), 1922-1923 c. 
Bologna, Galleria D’Arte Cinquantasei  © Mario Sironi, by SIAE 2012






Gustave Courbet, Autoportrait






Théodore Géricault, Cacciatore della guardia imperiale

 






Ennio Morlotti, L’Adda a Imbersago (particolare), 1955

 








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