Marriage of Martin de Loyola to Princess Doña Beatriz, and Don Juan Borja to Princess Lorenza (Unión de Martín de Loyala y la ñusta Doña Beatriz, y de Don Juan Borja la ñuesta Lorenza), Peru, Cuzco school, 1718, Oil on canvas, Museo Pedro Osma, Lima, Peru, Photo © D. Giannoni.
Negociações Culturais da Espanha com o Novo Mundo indígena
de 6 de novembro de 2011 a 29 de janeiro de 2012
The Los Angeles County Museum of Art (LACMA)
Quero in the Shape of a Jaguar Head (Quero en forma de cabeza de jaguar), Peru, 17th-18th century, Wood, pigmented resin, iron, silver brass, Height: 22.5 cm, 16.5 cm)
Seguindo a conquista dos Mexica (vulgarmente conhecidos como os astecas), em 1521, Hernán Cortés tomou posse do coração do que viria a ser o Vice-Reino da Nova Espanha, em nome do rei espanhol.
A Espanha logo estabeleceu uma rede de autoridades civis e religiosas que efetivamente governariam o imenso território, que abrangia o México de hoje e boa parte da America Central e a fronteira espanhola, que agora faz parte dos Estados Unidos.
Capital do vice-reinado, a Cidade do México, foi construída sobre as ruínas de Tenochtitlan, a capital do Império Asteca.
Netzahualcoyotl, Lord of Texcoco, from Codex Ixtlixochitl, (Netzahualcoyotl, rey de Texcoco, del Codice Ixtlixochitl), Mexico, Texcoco, c. 1582, Pigment on European paper, H: 31 cm, Bibliotèque National de France, Paris (MS Mexicain 65-71; fol 108).
O Vice-Reino do Peru foi criado em 1548 após Francisco Pizarro e seu comparsa, Diego de Almagro, invadirem o Império Inca, em 1532 e violentamente derrotarem o seu último governante Inca, Atahualpa.
Diferente da Nova Espanha, onde a capital foi estabelecida sobre as ruínas do Império Asteca, a nova capital do Vice-reinado do Peru foi construída em Lima, em vez de Cuzco, o centro de autoridade Inca , e do vice-reinado que abrangia atuais Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Argentina e Chile.
Our Lady of Cocharchas under the Baldachin (Nuestra Señora de Cocharcas bajo el baldaquino), Peru, 18th century, Oil on canvas, 163 x 115 cm. Private Collection, Photo © D. Giannoni.
No início, os espanhóis, em seus esforços para extrair o mineral e a riqueza agrícola do vice-reinado, instituída pelo trabalho forçado puseram em perigo as populações indígenas, que também foram devastadas pelas doenças, perturbações sociais e culturais.
The Apparition of San Miguel del Milagro to Diego Lazaro (La aparición de San Miguel del Milagro a Diego Lazaro), Mexico, first half of the 18th century, Oil on canvas
Museo Universitario de la Benemérita Universidad Autómoma de Puebla, Mexico.
Houve - e até certo ponto ainda há - uma tendência a romantizar os impérios inca e asteca como entidades formidáveis que foram derrotadas pelos espanhóis. A relação entre os povos indígenas e não nativos (invasores espanhóis e outros grupos), no entanto, era muito mais complexa.
Embora os espanhóis se referissem aos povos nativos das Américas genericamente como "índios", (as Américas foram chamados de "Índias", porque Colombo inicialmente pensou que ele havia navegado para o subcontinente indiano), estes grupos não eram unidos e não compartilhavam uma identidade comum, mas eram identificados pelos suas regiões étnicas e suas raízes ancestrais.
Pedro Andrade, Mexico, active, 18th century, Martyrdom of Father Sebastian de Monroy (Martirio del padre Sebastian de Monroy), 18th century, Oil on canvas, 126.4 x 84.5 cm, Collection of Lisbeth W. and August O. Uribe, New York.
Sua relação com os conquistadores não pode ser reduzida a vencedores e vencidos, que implicava um processo delicado de negociação cultural, adaptação mútua e intercâmbio, uma dinâmica que deu origem a obras de arte vitais, ricas em possibilidades interpretativas.
Attributed to Antonio Rodríguez, Mexico, 1636-1691, Portrait of Moctezuma II Xocoyotzin (Retrato de Moctezuma II Xocoyotzin), 1680-91, Oil on canvas, 201 x 123), Palazzo Pitti, Museo degli Argenti, Florence, Polo Museale Fiorentino, (1890/5158), Photo courtesy Museo degli Argenti, Palazzo Pitti, Polo Muselae, Fiorentino. Su concessione del Ministero per í Beni e le Attività, Culturali (1890/5158).
O Los Angeles County Museum of Art (LACMA), em parceria com o Instituto Nacional de Antropología e Historia (INAH) do México, apresenta Visões Contestadas no Mundo Colonial Espanhol, a primeira exposição nos Estados Unidos a examinar o significado dos povos indígenas e suas culturas dentro do complexo cenário social e artístico da América Latina colonial.
Turquoise Mask (Máscara de turquesa), Mexico, Aztec-Mixtec, c. 1325-1521, Wood, turquoise, jadeite, shell, mother-of-pearl, coral, 25 x 15 x 8 cm, Museo Nazionale Preistorico-Etnografico “Luigi Pigorini,” Florence, Photo © S-MNPE "L.Pigorini," Roma-EUR; On concession of the Ministry for the Assets and the Cultural Activity
A exposição oferece uma visão comparativa do México e Peru, os dois vice-reinados principais da América espanhola, do 15 ao século 19, e inclui uma seleção de aproximadamente 200 obras de arte, incluindo pinturas, esculturas, códices, manuscritos, queros (vasos cerimoniais de bebida), arte plumária, e outros objetos extraordinários.
Tlaloc Ceremonial Vessel (Bracero ceremonial en forma de Tlaloc), Mexico, Aztec, c. 1500, Fired clay and paint, Museo Nacional de Antropología, CONACULTA–INAH, Mexico City, 10-575578, Photo © Jorge Perez de Lara
"Esta exposição, que reúne um grupo notável de obras de arte do México e Peru (duas áreas que foram muito maiores do que os países conhecidos por esses nomes hoje), proporciona uma oportunidade única para examinar a ligação entre as tradições artísticas antigas e coloniais ", diz Ilona Katzew, curadora da exposição e chefe do departamento de arte latino-americana.
Man’s Tunic (Uncu) with Tocapu and Stylized Jaguar Pelt Design (Uncu con tocapus estilizados y piel de otorongo), Bolivia, Lake Titicaca, mid- to late-16th century, Tapestry weave, cotton warp, camelid, silk, and metallic weft, 97.8 x 78.1 cm), American Museum of Natural History, Division of Anthropology, B/1500, Photo © American Museum of Natural History Library, New York (B/1500).
"Ao levar em consideração as origens pré-colombianas (incas e astecas) dessas duas regiões e suas continuidades e rupturas ao longo do tempo, Visões Contestadas enriquece muito o nosso entendimento de como a arte e o poder se interceptaram no mundo colonial espanhol. "
Los Angeles County Museum of Art http://www.lacma.org/
LACMA
5905 Wilshire Boulevard
323-857-6000
Horas: dom, sáb 11h00-20h00; seg-ter, qui 12h00-20h00; qua Fechado; sex 12h00-21h00
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