quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A imagem e o poder O século dos Antoninos


Antonin le Pieux en frère Arvale © Tony Querrec / RMN

Exposição de 19 de novembro de 2011 a 18 de março de 2012
Musée Saint-Raymond, Toulouse





Tête d'Hadrien © Hervé Lewandowski / RMN

Historicamente, o poder tem usado a pompa e decoro para garantir o seu prestígio e autoridade. A propagação do retrato imperial romano reflete e difunde uma potência imperial estável e reconhecida que inaugurou o uso de meios de comunicação pela imagem.





Buste de Marc Aurèle © Hervé Lewandowski / RMN

Os Políticos do passado e do presente compreenderam bem: a imagem influência a opinião pública, é necessário controlar para saber como  utilizá-la a seu favor.


O reinado dos imperadores do século II,  cujo nome de Antonino Pio foi usado pelos historiadores para toda uma dinastia, marcou o ápice do Império Romano.
Os reinados de Trajano, Adriano, Antonino e Marco Aurélio são o poder, o poder absoluto, a grandeza personificada. Codificar a sua imagem  e assegurar a sua distribuição, fazem deles os precursores das estratégias de comunicação política hoje.





Aureus d’Hadrien © Pascal Capus / MSR


Usando os retratos mais marcantes possíveis, esculturas em mármore ou bronze, ou notáveis moedas com a sua própria efígie, os imperadores não só estão demonstrando uma imagem forte, mas também transmitindo seus valores e ideologia. O impacto desta emissão em larga escala é tal que influencia todo o povo romano, enraizando modos, principalmente em termos de penteados e associando definitivamente a imagem do imperador a de uma autoridade retumbante.





Buste d'une inconnue © J.-F. Peiré / MSR

A exposição apresenta uma série de retratos diferentes de imperadores e de membros de suas famílias: esculturas da coleção do museu Saint-Raymond, o maior grupo de retratos de mármore romano descoberto na França.



Buste de Trajan © J.-F. Peiré / MSR


Elas foram emprestadas de várias instituições regionais, nacionais e européias.
As moedas originais imperias provenientes da rica coleção do museu, testemunham o poder absoluto do imperador, e complementam as esculturas se revelando como a primeira mídia da história.




© A. Dardenay


A exposição esá centrada na fabricação e arte do retrato imperial romano. Os protótipos são desenvolvidos em Roma nas oficinas imperiais. As réplicas são realizadas talhando diretamente um bloco de mármore com ajuda de um compasso
 e um fio de prumo.








Se o imperador não autorizasse alguma reprodução, os artesãos não hesitavam em criar cópias mais ou menos fiéis e objetos derivados, decorando com cenas relacionadas ao poder imperial, tais como a cerâmica representando o suicídio do rei da Dácia , peça apresentada na exposição.








O retrato Romano é assim a arte do parecer e da propaganda, com uma codificação que permite a identificação de hoje pelos cientistas das estátuas e efígies em busto.

Visitantes historiadores de arte vão encontrar a indícios que permitem esta decodificação e o público poderá observar detalhes de retratos e depois encontrar o modelo percorrendo a exposição.




Musée Saint-Raymond, musée des Antiques de Toulouse http://saintraymond.toulouse.fr/Preparer-une-visite_a26.html
O museu está aberto diariamente de 10:00-18:00, e até 19 horas de junho a setembro.
2 place Saint-Sernin 31000 Toulouse
Tél. 05 61 22 31 44
Fax 05 61 22 31 25

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