
de 27 de outubro a 19 de fevereiro de 2012 no Palazzo Caffarelli nos Museus Capitolinos, em Roma.

Leonardo, Due bombarde che scagliano palle esplosive Veneranda Biblioteca Ambrosiana
Eles passaram a vida inteira a se detestar de fato, um olhava o trabalho do outro e não podiam evitar a admiração mútua.
Pela primeira vez, uma exposição oferece ao público uma comparação direta entre os dois mestres supremos do Renascimento italiano.
A comparação em 66 desenhos da coleção da Biblioteca Ambrosiana de Milão (de Leonardo) e a Fondazione Casa Buonarroti de Florença (para os desenhos de Michelangelo).

Leonardo, Studio per ali meccaniche Veneranda Biblioteca Ambrosiana

Leonardo, Profilo maschile Veneranda Biblioteca Ambrosiana
A evolução prossegue de uma maneira espetacular para uma comparação muito direta.

Leonardo, Macchina per battiloro Veneranda Biblioteca Ambrosiana
E em seguida as nove obras-primas de Leonardo, que irão documentar as atividades no campo das invenções mecânicas, e a arte da arquitectura militar, hidráulica, e o estudo da geometria, o vôo dos pássaros e o vôo mecânico.

Leonardo, Studio di figura femminile, e testo del Melzi sulle bellezze di Roma Veneranda Biblioteca Ambrosiana
Como contrapartida nove dos desenhos mais famosos de Michelangelo como o famoso nu de costas referente a Batalha de Cascina, a enigmática Cleópatra, a cabeça de Leda (talvez o rosto mais bonito nos desenhos de Michelangelo).

Leonardo, Catapulta Veneranda Biblioteca Ambrosiana
A segunda seção é inteiramente dedicada a Leonardo e sua estadia em Roma, que foi certamente menor do que a de Michelangelo, mas foi intensa.
Os desenhos provenientes do Codex Atlanticus testemunham como em Roma o gênio se interessava pela antiguidade e pela arquitetura, mas sem descurar dos estudos científicos e dos desenhos de pessoas.

Michelangelo Buonarroti, Studi per la testa della "Leda" 1530 circa

Michelangelo Buonarroti, Nudo di schiena 1504-1595
No final de cada uma das duas seções uma seleção de alguns trabalhos criados por artistas de particular importância que, no caso de Leonardo, pertenciam a sua escola e, no caso de Michelangelo, foram submetidos a uma forte influência do mestre.

Michelangelo Buonarroti, Sacrificio di Isacco 1535

Michelangelo Buonarroti, Volto virile per la Volta Sistina

Michelangelo Buonarroti, Studi di gambe 1524-1525
http://www.museicapitolini.org/mostre_ed_eventi/mostre/leonardo_e_michelangelo_capolavori_della_grafica_e_studi_romani

Musei Capitolini
Piazza del Campidoglio 1
00186 Roma
Tel. 060608
Dois gênios geniosos..rs
ResponderExcluirAbraço
NÃO TEM O Q EU QUERIA
Excluir