domingo, 20 de maio de 2012

Luis Melendez. Naturezas-mortas para o Príncipe das Astúrias


O Prado apresentará neste verão (de 29 de junho a 23 de setembro) na Fundação Selgas-Fagalde (El Pito, Cudillero, Astúrias) a exposição Luis Melendez. Naturezas Mortas para o Príncipe das Astúrias, uma exposição que reune 26 das 45 naturezas-mortas que Carlos III encomendou a Luis Meléndez (1716-1780) para o herdeiro do trono de Espanha, o Príncipe das Astúrias, futuro Carlos IV.


Bodegón del besugo. Autor: Luis Eugenio Meléndez. Fecha: 1772. Museo del Prado, 42 x 62 cm. Óleo sobre lienzo. 

Fruto do espírito iluminado do século XVIII, Melendez mostra um soberbo gabinete de todas as espécies de comestíveis que o clima espanhol produz durante as quatro estações. O inventário se plasma com um poético verismo, utilizando uma técnica refinada aprendida com a tradição da família de pintores de miniaturas. A luz destaca a qualidade táctil das carnes cruas e pratos simples.



Naturaleza muerta con melón y peras. 1770. Óleo sobre lienzo. Museo de Bellas Artes de Boston. Massachusetts. EE.UU. Autor: Luis Eugenio Meléndez 

Mestre de Naturezas Mortas

Melendez, nascido na Itália, de família espanhola de Astúrias, filho de Francisco Antonio, o miniaturista, e sobrinho de Miguel Jacinto, o retratista. Começou sua educação em Madrid com o pai, depois que ele começou a cursar as classes na Junta Preparatória da Academia de San Fernando e foi aluno de  Louis-Michel van Loo, chegando a dominar a formação técnica do retrato, como prova seu magnífico auto-retrato (Musée du Louvre).



Bodegón con pichones y cesto. Lienzo. 50 x 36 cm. Museo del Prado. Madrid. Autor: Luis Eugenio Meléndez 

A expulsão de seu pai da Junta, e um provavel conflito com Van Loo,  gerado por ele levou à sua demissão dos estudos acadêmicos. Ele foi para a Itália e retornou à Espanha, onde trabalhou inicialmente como um miniaturista, mas seu papel foi desenvolvido na natureza morta, tornando-se um dos pintores mais importantes de  natureza morta da história do gênero.


Bodegón con frutas y quesos. Óleo sobre lienzo, Museo del Prado. Madrid. Autor: Luis Eugenio Meléndez 

Pertence, no que diz respeito à sua atividade, a segunda parte do século XVIII, quando o século entra numa fase decisiva, lentamente preparado durante o reinado de Felipe V, tanto pela presença de estrangeiros na corte como pelas viagens que efetuaram os espanhóis  na Itália e os projetos de reorganização do ensino da arte, época que atingiu seu auge com Goya.


O Chardin Espanhol

As pinturas de Melendez, geralmente são de grande sobriedade e são executadas com uma solidez de desenho e um  realismo perfeccionista que atinge os mínimos detalhes. Suas composições puras e claras, revelando os contrastes de luz e sombra, desfrutam de uma intensidade que lembra as melhores acertos de Sanchez Cotán ou Zurbarán, neste aspecto é seguidor do brilhante desenvolvimento  espanhol  do século XVII. Suas criações se dispersaram por coleções particulares e museus em Espanha e no exterior.



Bodegón con cantarilla y pan. Lienzo. 48 x 34 cm. Museo del Prado. Madrid. Autor: Luis Eugenio Meléndez 

O Prado tem um conjunto de peças grandes feitas por ele vindas do palácio de Aranjuez e respondem a um grupo que ele mesmo intitulou: "[...] um gabinete divertido com todas as espécies comestíveis que o clima espanho produz [...]".



Bodegón con ciruelas, cerezas, queso y jarra. Lienzo. 35 x 47 cm. Museo del Prado. Madrid. Autor: Luis Eugenio Meléndez 

Às vezes chamado de Chardin espanhol, sua produção carece do impulso lírico das obras do francês, mais requintadamente diversificadas.



Bodegón con jamón, huevos y pan. Lienzo. 49 x 37 cm. Museo del Prado. Madrid. Autor: Luis Eugenio Meléndez 

Melendez é um especialista no tratamento de superfícies, mostrando uma notável capacidade de transmitir uma idéia das qualidades das coisas: frutas, cerâmicas, vidros, cortiças, têxteis, metais ou pedras.



Bodegón con frutas y un jarro. 1773. Óleo sobre lienzo. 49 x 36.8 cm. Museo de Bellas Artes de Bilbao. Autor: Luis Eugenio Meléndez 

Em algumas pinturas introduz o fundo da paisagem que aproxima as naturezas mortas napolitanas .


Bodegón con naranjas, jarras y cajas de dulces', óleo sobre lienzo de pintura de Luis Meléndez, C. 1760-65, Museo de Arte Kimbell. Autor: Luis Eugenio Meléndez 


Mestre da força expressiva e quase mágica da técinica reflete em seu desejo de precisão, os princípios do mundo ilustrado na sua aplicação em descrever os elementos de maneira que  possa ser entendida como didática.




Bodegón con peras, melón, platos y barril. Lienzo. 48 x 35 cm. Museo del Prado. Madrid. Autor: Luis Eugenio Meléndez 



Bodegón con peritas, pan jarra, frasco y tartera. Lienzo. 48 x 35 cm. Museo del Prado. Madrid. Autor: Luis Eugenio Meléndez 



Bodegón con servicio de chocolate. Lienzo. 50 x 37 cm. Museo del Prado. Madrid. Autor: Luis Eugenio Meléndez 



Bodegón. Óleo sobre lienzo. 50 x 37 cm. Museo Nacional de Escultura. Valladolid. Autor: Luis Eugenio Meléndez 



Still Life with Grapes, Figs, and a Copper Kettle. 1765-1775. Óleo sobre lienzo. 37 x 49,2 cm. Autor: Luis Eugenio Meléndez 





Bodegón con pepinos y tomates. Lienzo. 41 x 62 cm. Museo del Prado. Madrid. Autor: Luis Eugenio Meléndez 



Bodegón con sandías y manzanas,Lienzo. 62 x 84 cm. Museo del Prado. Madrid.  Museo del Prado, Madird. Autor: Luis Eugenio Meléndez 



Bodegón con trozo de carne. Lienzo. 41 x 63 cm. Museo del Prado. Madrid. Autor: Luis Eugenio Meléndez 




Bodegón de ciruelas, brevas y pan. Lienzo. 35 x 48 cm. Museo del Prado. Madrid. Autor: Luis Eugenio Meléndez 




Luis Meléndez, Autorretrato, Óleo sobre lienzo, 1746, Museo del Louvre 

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