quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Infinita Zombaria: Caricatura e Sátira de Leonardo a Levine





De 13 setembro de 2011 a 04 de março de 2012
Metropolitan Museum of Art - NY





Anonymous British, 18th century, Top and Tail, 1777, Hand-colored etching, plate: 32.3 x 19.9 cm, sheet: 35.7 x 21.8 cm


Infinita Zombaria: Caricatura e Sátira de Leonardo a Levine explora imagens engraçadas do Renascimento italiano até o presente.




Enrique Chagoya (American, born in Mexico, 1953) after George Cruickshank (British, 1792-1878), The Head Ache, 2010, Etching with digitally printed color on gampi paper chine collé´, sheet:38.1 x 53.3 cm



Muitas destas caricaturas e sátiras simpáticas nunca foram exibidas e são pouco conhecidas, exceto por especialistas.





Attributed to William Heath (British, 1794/95-1840), Dandies in Rotten Row, January 21, 1819, Etching, hand-colored, published by Thomas Tegg, London, plate: 24.9 x 34.9 cm



Consistindo principalmente de obras do rico acervo do Museu Metropolitan, de seu Departamento de desenhos e gravuras, a exposição inclui desenhos de artistas como Leonardo da Vinci, Eugène Delacroix , Francisco Goya, Henri Toulouse-Lautrec, e Enrique Chagoya juntamente com obras de artistas mais freqüentemente associadas com humor visual, tais como James Gillray, Rowlandson Thomas, Daumier Honoré, Al Hirschfeld, e David Levine.





Joseph-François Foulquier (French, 1744/45-1789), All Who See Me Jeer at Me (Omnes videntes me deriserunt me), 1773, Etching, plate: 17.8 x 23.3 cm


O título da exposição, Zombaria Infinita , deriva de Hamlet . A Peça de Shakespeare é citada em uma gravura da Guerra Civil de 1864 e da campanha  presidencial caricaturando  o candidato democrata General George McClellan como Hamlet e seu oponente republicano, o presidente Abraham Lincoln, como o crânio exumado da cena do coveiro, usando a famosa frase famosa: "Eu o conhecia, Horatio;. um rapaz de Infinita zombaria"






Honoré´-Victorin Daumier (French, 1808-1879), The Past. The Present. The Future (Le passé´. Le présent. L’avenir), from La Caricature, no. 166, June 9, 1834, lithograph, lithographed by Becquet, published by Aubert et Cie, Paris, 26 x 20.3 cm





James Gillray (British, 1756-1815), after Lieutenant Colonel Thomas Braddy ll, (British, 1776-1862), The King of Brobdingnag, and Gulliver.-Vide Swift’s Gulliver: Voyage to Brobdingnag, June 26, 1803
Etching and aquatint, hand-colored, published by Hannah Humphrey, London, sheet: 30.6 x 24.4 cm





Thomas Rowlandson (British, 1757-1827), Exhibition “Stare” Case, 1811(?), Etching, hand-colored, sheet: 18 47.6 x 33.2 cm






James Gillray (British, 1756-1815), A Sphere, Projecting Against a Plane, January 3, 1792, Etching, hand-colored, published by Hannah Humphrey, London, sheet: 27.5 x 22 cm






Leonardo da Vinci (Italian, 1452-1519), Head of a Man in Profile, Facing to the Left, 1490-94, Pen and brown ink over black chalk, 11.7 x 5.2 cm




Anonymous (French, 18th century), The Two Are but One (Les Deux Ne Font Qu'un), Ca. 1791, Hand-colored etching, sheet: 15 x 21.3 cm







Justin H. Howard (American, active 1856-80), Chicago Nominee: "I knew him, Horatio; a fellow of infinite jest... Where be your gibes now?”- Hamlet, Act IV[sic]. Scene 1, 1864, Wood engraving, probably published by Thomas W. Strong, New York, sheet: 30.5 x 42.2 cm








vídeo








http://www.metmuseum.org/exhibitions/listings/2011/infinite-jest--caricature-and-satire-from-leonardo-to-levine





1000 Fifth Avenue (at 82nd Street)
New York, NY 10028
Phone: 212-535-7710
(TTY: 212-650-2921)

Nenhum comentário:

Postar um comentário