sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sir Chinnery, O Excêntrico (1774-1852)


George Chinnery (1774-1852), Head of a Bengali man, Pencil and watercolour, 8.5 x 7.5 cm, Mr Charles Greig.




Um artista Inglês na Índia e na China
04 de novembro de 2011, 21 de janeiro de 2012
Asia House - Londres




George Chinnery (1774-1852), Figures at the water’s edge by a ruined tomb, Bengal, Pencil and watercolour, 13.8 x 18.4 cm, Sze Yuan Tang Collection.


George Chinnery é um dos artistas britânicos mais negligenciados em seu país natal. Embora já foram feitas exposições substanciais de seu trabalho em Lisboa (1995), Tokyo (1996), Hong Kong (2005) e recentemente em Macau (2010), esta é a primeira exposição na Grã-Bretanha.




George Chinnery (1774-1852), Palanquin bearers resting, Pen and ink and watercolour 35.5 x 49.5 cm, Private collection.



Dentre os artistas britânicos Chinnery ele foi um caso diferente. Passou os últimos 50 anos de sua vida na Índia e na costa da China, onde morreu e está enterrado, e quase todos os seus melhores trabalhos foram feitos no Oriente.



Sir Charles D’Oyly (1781-1845), Tom Raw visits Chinnery in his studio, Pencil, pen and ink and watercolour, 17.8 x 25.4 cm, The Hongkong and Shanghai Banking Corporation Limited.



Alguns artistas "orientalistas" da Europa tentaram a sorte na Ásia, e voltaram para casa ganhando a vida trabalhando em cima de seus esboços, mas Chinnery nunca mais voltou.





George Chinnery (1774-1852), A fisherman carrying his net, Pen and ink and watercolour 12.1 x 10.2 cm, Mr and Mrs R.J.F. Brothers.


Em Calcutá, Cantão e Macau ele se tornou uma criatura exótica, exuberante e imprevisível - um homem que apreciava seu status de mais velho dos veteranos na costa da China.

 




George Chinnery (1774-1852), A junk at anchor off the Macau coast, Oil on canvas, 23.5 x 19 cm, Mr & Mrs Mark C. Hardy.



George Chinnery nasceu em Londres em 1774, estudou na Royal Academy Schools (onde Turner foi um contemporâneo), e teve sucesso inicial na Irlanda. Em 1802 partiu para a Índia, onde a sua esposa e filhos se juntaram a ele brevemente muitos anos mais tarde.






George Chinnery (1774-1852), Marianne Chinnery, the artist’s wife, Pencil and watercolour, 14.6 x 11.4 cm, The Hongkong and Shanghai Banking Corporation Limited.


Muitos outros artistas europeus tinham tentado a sorte na Índia, retornando às vezes mais ricos, às vezes mais pobres, mas a carreira de Chinnery, seguiu um curso diferente. Ele passou 23 anos na Índia, onde, apesar de muitas encomendas lucrativas, tornou-se irremediavelmente endividado. Incapaz de voltar para casa, ele rumou para a costa da China para escapar de seus credores.




George Chinnery (1774-1852), Macau: a panoramic view looking southwest, Pencil, pen and ink and watercolour, 18 x 27 cm, Mr and Mrs Peter Thompson.


Contra todas as probabilidades, ele viveu por mais 27 anos na comunidade de expatriados em Macau, Cantão e, por um curto tempo em Hong Kong. Produtivo até o fim, ele foi procurado por viajantes que queriam imitar seus desenhos e conhecer o gênio excêntrico da costa da China.




George Chinnery (1774-1852), The Kirkpatrick children, Oil on canvas, 154.9 x 118.1 cm, The Hongkong and Shanghai Banking Corporation Limited.


Ele foi um ótimo artista. Para ganhar a vida pintou retratos de tenentes, governadores com suas esposas, capitães, comerciantes chineses e Parsis. George Chinnery mergulhou nestas culturas asiáticas e seus desenhos e aquarelas das populações locais e suas atividades diárias são considerados por muitos como sua obra mais atraente: cenas mercado lotado, os pescadores aportando na praia, ferreiros trabalhando em seus foles, apostadores jogando no rua, moradores de barcos fazendo abrigos improvisados ancorados em uma noite calma.




George Chinnery (1774-1852), Portrait of a young boy with a drum, Pencil and watercolour, 21.9 x 14.6 cm, Mari-Cha Collection Ltd.



A exposição é composta por cerca de 100 trabalhos mostrando a obra variada de Chinnery de óleos e aquarelas paisagens e retratos, com uma ênfase especial para aquarelas vivas e enganosamente simples, e seus desenhos fluentes do povo na sua vida cotidiana.





George Chinnery (1774-1852), Portrait of the hong merchant Mowqua, Oil on canvas, 62.2 x 45.8 cm, The Hongkong and Shanghai Banking Corporation Limited.





George Chinnery (1774-1852), Self-portrait in old age, Pencil and watercolour, 10.2 x 8.6 cm, Mr and Mrs Peter Thompson.


Também estão incluídos um grupo de seus auto-retratos, apresentando "o homem mais feio na costa da China", como ele considerava a si próprio, em diferentes idades e em contrastantes estados de espírito .





George Chinnery (1774-1852), Street traders, Macau, Oil on canvas, 22.9 x 17.8 cm, HSBC Holdings.




George Chinnery (1774-1852), Street scene, Macao, with pigs, Oil on canvas, 20.6 x 24.4 cm, © V&A Images / Victoria and Albert Museum, London.


 




http://www.asiahouse.org/net/Exhibitions.aspx






Asia House
63 New Cavendish Street
London W1G 7LP
Tel: +44(0)20 7307 5454
Fax: +44(0)20 7307 5459

Nenhum comentário:

Postar um comentário