terça-feira, 25 de outubro de 2011

Gente de Pissarro - Legion of Honor Fine Arts Museums de São Francisco






Camille Pissarro, Artista do Povo, Pintor de Operários
22 de outubro de 2011, 22 de janeiro de 2012





Camille Pissarro (1830-1903), Applie Picking at Eragny-sur-Epte, 1888, Oil on canvas, 73 x 50 cm, Dallas Museum of Art.


Povo de Pissarro nos traz face a face com um dos membros mais complexos e cativante do grupo impressionista, um homem cuja vida foi tão silenciosa como revolucionária na sua arte.




amille Pissarro (1830-1903), The Harvest, 1882, Tempera on canvas, 70.3 x 126 cm, The National Museum of Western Art, Tokyo. Donated by the heirs of Mr. Kojiro Matsukata, P.1984-3.



A exposição oferece uma perspectiva inovadora sobre Camille Pissarro (1830-1903), o pintor e gravurista mais conhecido por seu grande conjunto de paisagens e vistas urbanas.


Esta é a primeira exposição a concentrar-se em laços pessoais de Pissarro e idéias sociais através de seu engajamento ao longo da vida com a figura humana.





Camille Pissarro (1830-1903), Apple-Picking, 1886, Oil on canvas, 125.8 x 127.4 cm. Ohara Museum of Art, 1008




Com base em extensos novos estudos pelo curador Dr. Richard R. Brettell, a exposição reúne mais de 100 pinturas a óleo e trabalhos em papel de colecções públicas e privadas em todo o mundo.



Que vão desde os primeiros anos de Pissarro em Paris até sua morte em 1903, esses trabalhos exploram as três dimensões de sua vida que são essenciais para uma compreensão completa do elemento humano em sua arte: os laços de sua família, suas amizades e seu intenso envolvimento intelectual com a teorias sociais e políticas do seu tempo.








De acordo com Brettell, "Estudiosos tendem a tratar a política de Pissarro e sua arte em duas categorias distintas, muitas vezes recusando-se a ver as conexões mais básicas entre elas. Isso porque Pissarro era menos ativista político do que um filósofo social e econômico.




Camille Pissarro (1830-1903), La Petite Bonne de campagne (The Little Country Maid), 1882, Oil on canvas, 86,5 x 75 x 10 cm, Tate, Bequeathed by Lucien Pissarro, the artist's son 1944.



O título da exposição, pessoas de Pissarro , não é apenas uma alusão a sua política, mas aponta para uma maior tentativa de explorar todos os aspectos do seu humanismo.


A exposição incorpora seu humanismo pictórico e cria uma série de contextos, vinculando sua teia familiar e amigos com a sua profunda preocupação social e econômica. "


 


Camille Pissarro (1830-1903), Mme Pissarro Sewing beside a Window, c.1877, Oil on canvas, 54 x 45 cm. The Ashmolean Museum, University of Oxford, Pissarro Family Gift, 1951, WA1951.225.




Camille Pissarro (1830-1903), Jeanne Holding a Fan, c.1874, Oil on canvas, 56 x 46.5 cm. (The Ashmolean Museum, University of Oxford, Pissarro Family, Gift, 1951.




Camille Pissarro (1830-1903), Self-Portrait, 1873, Oil on canvas, 56 x 46.5 cm, Musée d’Orsay, Paris. Gift of Paul-Émile Pissarro, 1930.




Camille Pissarro (1830-1903), Washerwoman, Study, 1880, Oil on canvas, 73 x 59.1 cm. The Metropolitan Museum of Art, New York, gift of Mr. and Mrs. Nate B. Spingold.





Camille Pissarro (1830-1903), In the Garden at Pontoise: A Young Woman Washing Dishes, 1882, Oil on canvas, 81.9 x 65.3 cm, The Syndics of the Fitzwilliam Museum, Cambridge. Acquired with the assistance of the National Art Collections Fund, 1947.




Camille Pissarro (1830-1903), The Gardener – Old Peasant with Cabbage, 1883-1895, Oil on canvas, 81.5 x 65 cm, National Gallery of Art, Washington. Collection of Mr. and Mrs. Paul Mellon.





Camille Pissarro (1830-1903), The Marketplace, 1882, Gouache on paper, 80.6 x 64.8 cm, Courtesy of The Metropolitan Museum of Art. Private collection.




Camille Pissarro (1830-1903), The Market in Gisors, 1887, Watercolor on paper, 31.4 x 24 cm, Columbus Museum of Art.





Camille Pissarro (1830-1903), The Market in Gisors, 1887, Watercolor on paper, 31.4 x 24 cm, Columbus Museum of Art.





Camille Pissarro (1830-1903), Haymakers, Evening, Éragny, 1893, Oil on canvas, 54.3 x 65.4 cm. Joslyn Art Museum, Omaha, Nebraska, Endowment Fund Purchase.





Camille Pissarro (1830-1903), Suicide, from Les Turpitudes Sociales, 1889-90, Pen and brown ink over graphite drawings on paper pasted in an album, sheet: 31 x 24 cm. Collection of Jean Bonna, Geneva.





Camille Pissarro (1830-1903), The Hanged Millionaire, from Les Turpitudes sociales, 1889-90, Pen and brown ink over graphite drawings on paper pasted in an album, sheet: 31 x 24 cm. Collection of Jean Bonna, Geneva.



http://legionofhonor.famsf.org/legion/exhibitions/pissarros-people













Legion of Honor
Lincoln Park
100 34th Avenue
• San Francisco, CA 94121
415.750.3600

Nenhum comentário:

Postar um comentário