quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O Mundo de Rembrandt: desenhos holandeses


Barent Fabritius (1624-1673), Young Girl at a Window, Offering Fresh Poultry, Pen and brown ink, brown and red washes, over traces of black chalk, Clement C. Moore Collection, Photography: Graham S. Haber, 2011.


O Mundo de Rembrandt através dos desenhos de seus contemporâneos
de 20 de janeiro a 29 de abril de 2012

Morgan Library & Museumda Coleção Clement C Moore .



Rembrandt Harmensz. van Rijn (1606-1669), A Beggar, Facing Left, Leaning on a Stick, Pen and brown ink, Clement C. Moore Collection, Photography: Graham S. Haber, 2011.


Amparada por sua independência política recente, prosperidade econômica, e supremacia marítima, a República Holandesa testemunhou um florescimento artístico durante o século 17, conhecido como a Idade de Ouro Holandesa.




Aelbert Cuyp (1620-1691), Windmill by a River, with a Jetty in the Foreground, ca. 1640, Black chalk, gray and yellow washes, over graphite, Clement C. Moore Collection, Photography: Graham S. Haber, 2011.



A Morgan Library & Museum apresenta mais de 90 desenhos de alguns dos artistas mais proeminentes do período - entre eles Rembrandt Harmensz. van Rijn e seus seguidores Ferdinand Bol e Gerbrand van den Eeckhout; Abraham Bloemaert; Aelbert Cuyp e Jan van Goyen - numa exposição intitulada O Mundo de Rembrandt: desenhos holandêses da Clement C. Moore Coleção




Jacob de Gheyn II (1565-1629), River with a Bridge and Fishermen Hauling in a Net, 1602-3, Pen and brown ink.



A República Holandesa do século 17 era uma federação de sete estados - Holland, Zeeland, Gelderland, Utrecht, Friesland, Overijssel, e Groningen.




Willem van de Velde the Elder (1611-1693), A View of Dunkirk Harbor, Probably During the Blockade by the Dutch, 1639, Pen and brown ink, over graphite, traces of red chalk, on five joined pieces of paper.



A exposição centra-se em artistas que trabalharam principalmente em sua terra natal, ao contrário daqueles cujas carreiras os levaram para França, Itália, ou em outro lugares no exterior, e destaca o amplo espectro de temas - retratos, vistas marinhas, paisagens, narrativas bíblicas e mitológicas, cenas de gênero, e o mundo natural - que alimentou a sua imaginação criativa





Rembrandt Harmensz. van Rijn (1606-1669), St. Peter Preaching (?), Black chalk, Clement C. Moore Collection, Photography: Graham S. Haber, 2011.


"A coleção de Clement C. Moore, conhecido como Chips, é um testamento para a concentração de talentos da República Holandesa durante a sua Era de Ouro", disse William M. Griswold, diretor de The Morgan Library & Museum.



Abraham Bloemaert (1564-1651), Danaë Receiving the Golden Rain, ca. 1610, Pen and brown ink, brown wash, heightened with white, mixed with touches of red, over black chalk; the contours incised for transfer, Clement C. Moore Collection, Photography: Graham S. Haber, 2011Cornelis Saftleven (1607/8-1681),


"Este período é, naturalmente, associado a Rembrandt, mas havia muitos outros artistas extraordinários que trabalham neste momento também.



Cornelis Dusart (1660-1704), Shrovetide Revelers Entering a Courtyard, 1690, Watercolor and gouache, pen and black ink, over black and red chalks, on vellum, Signed and dated at lower right, Corn": dusart. fe. 1690, Clement C. Moore Collection, Photography: Graham S. Haber.



Sua criatividade excepcional e habilidade está em exibição nesta exposição, e estamos muito satisfeitos que Chips escolheu o Morgan, não apenas como o palco para esta exposição, mas como o repositório eventual permanente dessas obras, também. "





Rembrandt Harmensz. van Rijn (1606-1669), Study of a Sick Woman for the Hundred Guilder Print and an Alternative Sketch of Her Head, ca. 1647-49, Pen and brown ink, Clement C. Moore Collection, Photography: Graham S. Haber, 2011.



"Estou honrado e emocionado que o Morgan escolheu para expor e catalogar a minha coleção de desenhos holandeses", disse Moore.



Allart van Everdingen (1621-1675), Winter Landscape with Skaters, Three Windmills, and a Ship
Under Repair, Pen and gray ink, gray wash, over graphite, Signed with monogram at lower left center, AVE.




"Essas obras têm sido uma fonte de grande prazer para mim e minha família durante muitos anos, e espero que outras pessoas a encontrem tão atraente.



Ferdinand Bol (1616-1680), Tobias in the House of Raguel (Apocrypha, Tobit, 10), Pen and brown ink, brown and gray washes Clement C. Moore Collection, Photography: Graham S. Haber, 2011.



Elas nos dão uma imagem da lendária Idade de Ouro. Um período que inclui notadamente a fundação de Nova York por comerciantes holandeses. E uma mostra aqui é especialmente apropriada."




Cornelis Saftleven (1607/8-1681) Two Cows by a River with a Church Steeple in the Distance, 1670, Black chalk, gray and brown washes, Signed with monogram and dated at lower right, CSL 1670.
Clement C. Moore Collection, Photography: Graham S. Haber, 2011.







Hendrick Goltzius (1558-1617), Portrait of a Smiling Young Boy, ca. 1600, Pen and brown ink, Clement C. Moore Collection, Photography: Graham S. Haber, 2011.




Isaac van Ostade (1621-1649), The Artist in His Studio, Pen and brown ink, brown wash, over graphite, with some corrections in opaque lead white (now oxidized) in the artist’s face, Clement C. Moore Collection, Photography: Graham S. Haber, 2011.



Herman Henstenburgh (1667-1726), A King Bird of Paradise (Cicinnurius regius), Watercolor and gouache, over black chalk, Signed at lower left, J. B. fe=. Clement C. Moore Collection, Photography: Graham S. Haber, 2011





Jacob Adriaensz Backer (1608-1651), Portrait of Jacobus Lemmers (?) in Fancy Dress, Black and white chalks, Clement C. Moore Collection, Photography: Graham S. Haber, 2011.





Herman Henstenburgh (1667-1726), A King Bird of Paradise (Cicinnurius regius), Watercolor and gouache, over black chalk, Signed at lower left, J. B. fe=. Clement C. Moore Collection, Photography: Graham S. Haber, 2011.





David Bailly (1584-1657), The Lute Player (after Frans Hals), 1624, Pen and brown ink, brown and gray washes, Dated at right, A.°1624, Clement C. Moore Collection, Photography: Graham S. Haber, 2011.






Philips Koninck (1619-1688), Panoramic Landscape with a Pond and a Windmill, Pen and brown ink, brown and gray washes, Clement C. Moore Collection, Photography: Graham S. Haber, 2011.





Willem Pietersz. Buytewech (1591-92-1624), Fish Market, ca. 1621, Pen and brown ink, gray wash, over black chalk





Jan Josefsz van Goyen (1596-1656), A Market in a Dutch Town, 1653, Black chalk, gray wash, Signed with monogram and dated at lower left, VG 1653. Clement C. Moore Collection, Photography: Graham S. Haber, 2011.


http://www.themorgan.org/exhibitions/exhibition.asp?id=58





Morgan Library & Museum
225 Madison Avenue
212-685-0008
New York

Nenhum comentário:

Postar um comentário