sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

James Rosenquist: F-111





Museu de Arte Moderna Nova Iorque
Werner e Elaine Dannheisser Gallery, quarto andar
James Rosenquist: F-111
25 jan 2012-30 de julho de 2012









Vista da instalação de James Rosenquist da F-111 (1964-1965) no Museu de Arte Moderna, 2012. Óleo sobre tela de alumínio, 23 seções. 304,8 x 2621,3 centímetros. O Museu de Arte Moderna de Nova York. Doação de Mr. and Mrs. Alex L. Hillman e Lillie P. Bliss Bequest (ambos por troca). © 2012 James Rosenquist / Licenciado pela VAGA, New York. Foto por Jonathan Muzikar


Installation view of James Rosenquist’s F-111 (1964-65) at The Museum of Modern Art, 2012. Oil on canvas with aluminum, 23 sections. 304.8 x 2621.3 cm. The Museum of Modern Art, New York. Gift of Mr. and Mrs. Alex L. Hillman and Lillie P. Bliss Bequest (both by exchange). © 2012 James Rosenquist/Licensed by VAGA, New York. Photo by Jonathan Muzikar









James Rosenquist começou a pintar os 84 metros de comprimento F-111, em 1964, no meio de uma das décadas mais turbulentas do país.

James Rosenquist began to paint the 84-foot-long F-111 in 1964, in the middle of one of this country’s most turbulent decades.









Inspirado por cartazes de publicidade e pelo mural de Claude Monet - Water Lilies, ele projetou seus 23 painéis para cobrir as quatro paredes da Galeria Leo Castelli, 4 East 77th Street, onde seria exibido no ano seguinte.

Inspired by advertising billboards and by earlier mural-scaled paintings, such as Claude Monet’s Water Lilies, he designed its 23 panels to wrap around the four walls of the Leo Castelli Gallery at 4 East 77th Street, where it would be displayed the following year.










Rosenquist tomou como  tema o avião caça-bombardeiro F-111, a mais nova arma, tecnologicamente mais avançada da época, e posicionou-a, como explicou mais tarde, "voando pelo abuso da sociedade de consumo a questionar o conluio entre a máquina de morte do Vietnã , o consumismo, os meios de comunicação, publicidade "


Rosenquist took as his subject the F-111 fighter bomber plane, the newest, most technologically advanced weapon at the time, and positioned it, as he later explained, “flying through the flak of consumer society to question the collusion between the Vietnam death machine, consumerism, the media, and advertising.”









Seus saltos de escala como colagens justapostas, de fragmentos de imagens, e paleta gloriosamente viva exemplificam o estilo que define a contribuição singular de Rosenquist à arte Pop nos Estados Unidos.


Its jumps of scale, collage-like juxtaposition of fragments of imagery, and gloriously vivid palette exemplify the style that defines Rosenquist’s singular contribution to Pop art in the United States.








Para esta instalação especial, localizada em frente à entrada do quarto andar das galerias de pintura e escultura, F-111 está sendo apresentado como foi exibido pela primeira vez na Galeria Castelli, em 1965.

For this special installation, located outside the entrance to the fourth-floor Painting and Sculpture galleries, F-111 is presented as it was first exhibited at the Castelli Gallery in 1965, agora também ao lado de um grupo de colagens do artista feitas em preparação para esta composição monumental.










 

















Museum of Modern Art
11 West 53 Street
212-708-9400
New York

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