sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Hajj: viagem ao coração do Islã


Chamfron, Turquia Otomana ou do Egito, do século 18; ferro forjado ou aço, couro, apliques de prata dourada, cornalina, ágata, de vidro colorido, incrustações de jade e ouro, 54,5 centímetros de altura, Nasser D. Khalili Colecção de Arte Islâmica © Nour Foundation. Cortesia do Family Trust Khalili.




A Centenária Rota para a Meca e o Ritual do Hajj
British Museum
26 janeiro - 15 abril, 2012







 
Visão do santuário em Medina, Meca, no século 17 ou 18, opaco aquarela, ouro, prata e tinta sobre papel, 65 x 46,5 cm, Nasser D. Khalili Colecção de Arte Islâmica © Nour Foundation. Cortesia do Family Trust Khalili,



Hajj: viagem ao coração do Islã é a primeira grande exposição dedicada ao Hajj, a peregrinação a Meca (Makkah) no Reino da Arábia Saudita que é central para a fé muçulmana.




De volume único Alcorão, copiado por Shakir al-Sayyid Muhammad, a Turquia otomana, possivelmente Istambul, datado AH 1224 (AD 1809-1810); texto principal em naskh, com títulos e rubricas surah no script Riqa '; tinta, aquarelas e ouro em levemente polido papel colocado; couro ouro trabalhada contemporânea ligação com aba; 289 fólios, 16,1 x 10,5 centímetros, Nasser D. Khalili Colecção de Arte Islâmica © Nour Foundation. Cortesia do Family Trust Khalili.



A exposição examina o significado do Hajj como um dos Cinco Pilares do Islã, explorando a sua importância para os muçulmanos e olhando como essa jornada espiritual tem evoluído ao longo da história.





Desenho de apresentação de uma inscrição a gravação de uma restauração do Mizab al-Rahmah (a chuva bico na Caaba), em nome do sultão otomano Abdülmejid I, Istambul, c.1856-7; tinta e ouro sobre papel, thulth roteiro , 20,5 x 155 cm, Nasser D. Khalili Colecção de Arte Islâmica © Nour Foundation. Cortesia do Family Trust Khalili.



Vai reunir uma grande quantidade de objetos a partir de um número de coleções diferentes, incluindo importantes peças históricas, bem como novas obras de arte contemporânea que revelam o impacto duradouro de Hajj em todo o mundo e através dos séculos.




Visão do santuário em Meca, Meca, no século 17 ou 18, opaco aquarela, ouro, prata e tinta sobre papel, 65 x 48 cm, Nasser D. Khalili Colecção de Arte Islâmica © Nour Foundation. Cortesia do Family Trust Khalili.




A exposição, organizada em parceria com o Abdulaziz Rei Biblioteca Pública Riyadh examinará três vertentes fundamentais: a viagem do peregrino, com ênfase nas rotas principais utilizadas ao longo do tempo (da África, Ásia, Europa e Oriente Médio), o hoje Hajj, a sua rituais associados e que a experiência significa para o peregrino, e Meca, o destino do Hajj, a sua origem e importância.





Fotografias de 27 dos artesãos que trabalham na Dar al-Kiswah na década de 1920 e 1930, 36 x 25,3 centímetros, Nasser D. Khalili Colecção de Arte Islâmica © Nour Foundation. Cortesia do Family Trust Khalili.





Visão do santuário em Jerusalém, Meca, 18 ou início do século 19; aquarela opaca, ouro, prata e tinta sobre papel, 63,5 x 43 cm, Nasser D. Khalili Colecção de Arte Islâmica © Nour Foundation. Cortesia do Family Trust Khalili.





Sitr (ou sitarah) para o mahmal, tendo o tughra do sultão Abdulaziz, apresentada por Ismail Pasha, o quediva do Egito, Egito Otomano, Cairo, 1867-1876; bordado em prata e prata dourada fio sobre algodão e fio de seda preenchimento, com banners contemporânea e de liga de cobre-finials, em uma moldura de madeira, provavelmente contemporâneo, 400 (aprox. altura montados) x 130 x 102 cm, Nasser D. Khalili Colecção de Arte Islâmica © Nour Foundation. Cortesia do Family Trust Khalili






Alexander visitas a Caaba ilustração, ao Shahnamah de Firdausi, Shiraz, mid-16th século, tinta, aquarela opaca e ouro sobre papel, 37,5 x 24,2 cm, Nasser D. Khalili Colecção de Arte Islâmica © Nour Foundation. Cortesia do Family Trust Khalili.





Sitarah (cortina) para a porta da Caaba, encomendado pelo Sultão Abdülmejid I, otomano do Egito, Cairo, datado de 1263 AH (1846-7 AD); de seda preta, com apliques de seda colorido, fortemente bordado em prata e prata dourada fio de algodão e sobre o preenchimento de seda fio, 540 x 275 cm, Nasser D. Khalili Colecção de Arte Islâmica © Nour Foundation. Cortesia do Family Trust Khalili





Vista panorâmica de Meca, por Abdullah Muhammad ', o cartógrafo Delhi, Provavelmente Meca, c. 1845 tinta e aquarela em papel opaco, 62,8 x 88 cm, Nasser D. Khalili Colecção de Arte Islâmica © Nour Foundation. Cortesia do Family Trust Khalili.






'Cemitério em Medina, do Futuh al-Haramayn (um manual para os peregrinos a Meca e Medina) por Muhyi Lari, copiados pelo escriba Ghulam' The Baqi Ali, Meca, II Jumada 990 AH (junho-julho 1582); de tinta, ouro, cera colorida e aquarela em papel opaco, 42 fólios, 21,6 x 13,9 centímetros, Nasser D. Khalili Colecção de Arte Islâmica © Nour Foundation. Cortesia do Family Trust Khalili.






O santuário sagrado em Medina, do Dala'il al-Khayrat (Guide to Good Deeds) por al-Jazuli, Turquia otomana, no final do século 18 ou 17; de tinta, ouro e aquarela em papel opaco, 52 fólios, 20,4 x 12,3 centímetros , Nasser D. Khalili Colecção de Arte Islâmica © Nour Foundation. Cortesia do Family Trust Khalili.


http://www.britishmuseum.org/visiting/getting_here.aspx




British Museum
Great Russell Street
+ 020 7323 8299
Londres

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