quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Futurismo Italiano, 1909-1944: Reconstruindo o Universo




Umberto Boccioni, Elasticity (Elasticità), 1912, Oil on canvas, 100 x 100 cm, Museo del Novecento, Milan. © Museo del Novecento, Comune di Milano (all legal rights reserved), Photo: Luca Carrà.

De 21  fevereiro à 01 de setembro de 2014, o Museu Solomon R. Guggenheim apresenta futurismo italiano, 1909-1944: Reconstruindo o Universo, a primeira visão abrangente nos Estados Unidos de um dos mais importantes movimentos de vanguarda da Europa do século 20.




Fortunato Depero, Little Black and White Devils, Dance of Devils (Diavoletti neri e bianchi, Danza di diavoli), 1922–23, Pieced wool on cotton backing, 184 x 181 cm, MART, Museo di arte moderna e contemporanea di Trento e Rovereto, Italy, © 2014 Artists Rights Society (ARS), New York / SIAE, Rome, Photo: © MART, Archivio fotografico.

Com mais de 360 obras de mais de 80 artistas, arquitetos, designers, fotógrafos e escritores, esta exposição multidisciplinar analisa a amplitude histórica do Futurismo, a partir de seu início em 1909 com a publicação do primeiro manifesto futurista de Filippo Tommaso Marinetti através de seu desaparecimento no final da Segunda Guerra Mundial.




Enrico Prampolini and Maria Ricotti, with cover by Enrico Prampolini, Program for the Theater of Futurist Pantomime (Théâtre de la Pantomine Futuriste), Illustrated leaflet (Paris: M. et J. De Brunn, 1927), 27.5 x 22.7 cm, Fonds Alberto Sartoris, Archives de la Construction Moderne–Ecole polytechnique fédérale de Lausanne (EPFL), Switzerland, By permission of heirs of the artist, Photo: Jean-Daniel Chavan.

A exposição inclui vários trabalhos raramente vistos, alguns dos quais nunca viajarm para fora da Itália. Ela engloba não só a pintura e a escultura, mas também a publicidade, arquitetura, cerâmica, design, moda, cinema, de forma livre poesia, fotografia, performance, publicações, música e teatro desse movimento dinâmico e muitas vezes controverso que defendeu a modernidade e a insurgência .




Tullio Crali, Before the Parachute Opens (Prima che si apra il paracadute), 1939, Oil on panel, 141 x 151 cm, Casa Cavazzini, Museo d’Arte Moderna e Contemporanea, Udine, Italy, © 2014 Artists Rights Society (ARS), New York/SIAE, Rome, Photo: Claudio Marcon, Udine, Civici Musei e Gallerie di Storia e Arte.


A exposição é organizada por Vivien Greene, curadora sênior, do séculos 19 e  20, do Solomon R. Guggenheim Museum. Um comitê consultivo internacional composto por eminentes estudiosos de muitas disciplinas forneceram experiências e orientações na elaboração desta exploração completa do movimento futurista, uma grande expressão modernista que, em muitos aspectos ainda é pouco conhecida entre o público americano. 



Filippo Masoero, Descending over Saint Peter (Scendendo su San Pietro), ca. 1927-37 (possibly 1930-33), Gelatin silver print, 24 x 31.5 cm, Touring Club Italiano Archive.

O apoio é fornecido em parte pelo National Endowment for the Arts e da Fundação David Berg, com financiamento adicional da Fundação Juliet Lea Hillman Simonds, da Fundação Robert Lehman, e do Conselho das Artes do Estado de Nova Iorque.



Giacomo Balla, The Hand of the Violinist (The Rhythms of the Bow) (La mano del violinista [I ritmi dell’archetto]), 1912, Oil on canvas, 56 x 78.3 cm, Estorick Collection, London, © 2014 Artists Rights Society (ARS), New York / SIAE, Rome.


O Comitê de Liderança para o futurismo italiano, 1909-1944: Reconstruindo o Universo também é reconhecido por sua generosidade, incluindo o  Hansjörg Wyss Charitable Endowment; Stefano e Carole Acunto; Giancarla e Luciano Berti; Ginevra Caltagirone, Massimo e Sonia Cirulli Arquivo; Daniela Memmo d'Amelio; Achim Moeller, Moeller Fine Art; Pellegrini Legado Confiança e Alberto e Gioietta Vitale.



Gerardo Dottori, Cimino Home Dining Room Set (Sala da pranzo di casa Cimino), early 1930s, Table, chairs, buffet, lamp, and sideboard; wood, glass, crystal, copper with chrome plating, leather, dimensions variable, Private collection, © 2014 Artists Rights Society (ARS), New York / SIAE, Rome the Peggy Guggenheim Collection, Venice, Photo: Daniele Paparelli, courtesy Archivi Gerardo Dottori, Perugia, Italy.


Esta exposição é apoiada pelo Conselho Federal de Artes e Humanidades.



Umberto Boccioni, Unique Forms of Continuity in Space (Forme uniche della continuità nello spazio), 1913 (cast 1949), Bronze, 121.3 x 88.9 x 40 cm, The Metropolitan Museum of Art, New York, Bequest of Lydia Winston Malbin, 1989, © The Metropolitan Museum of Art, Image Source: Art Resource, New York.


Sobre o Manifesto Futurista, ele foi lançado em 1909, num contexto de crescente turbulência econômica e social. "A Fundação e Manifesto do Futurismo",foi  publicado no Le Figaro, ele delineou objetivos fundamentais do movimento, entre eles: abolir o passado, para a modernização campeã, e para exaltar a agressão.



Luigi Russolo, “The Art of Noises: Futurist Manifesto” (“L’arte dei rumori: Manifesto futurista”), Leaflet (Milan: Direzione del Movimento Futurista, 1913), 29.2 x 23 cm, Wolfsoniana - Fondazione regionale per la Cultura e lo Spettacolo, Genoa, By permission of heirs of the artist, Photo: Courtesy Wolfsoniana - Fondazione regionale per la Cultura e lo Spettacolo, Genoa.


Embora tenha começado como um movimento literário, o Futurismo logo abraçou as artes visuais, bem como publicidade, moda, música e teatro, e se espalhou por toda a Itália e mais além. Os futuristas rejeitavam a tradição e se inspiraram na indústria emergente, nas máquinas, e na velocidade da metrópole moderna.



Mino Somenzi, ed., with words-in-freedom image Airplanes (Aeroplani) by Pino Masnata, Futurismo 2, no. 32 (Apr. 16, 1933), Journal (Rome, 1933), 64 x 44 cm, Fonds Alberto Sartoris, Archives de la Construction Moderne–Ecole polytechnique fédérale de Lausanne EPFL), Switzerland, Photo: Jean-Daniel Chavan.


A primeira geração de artistas criou obras caracterizadas pelo movimento dinâmico e formas fraturadas, que aspiravam a romper com as noções existentes de espaço e tempo para colocar o espectador no centro da obra de arte. Estendendo em muitos meios, o futurismo foi concebido para ser não apenas uma linguagem artística, mas um modo de vida inteiramente novo. Central para o movimento foi o conceito de obra de arte total, em que o espectador está cercado por um ambiente completamente futurista.



Carlo Carrà, Interventionist Demonstration (Manifestazione Interventista), 1914, Tempera, pen, mica powder, paper glued on cardboard, 38.5 x 30 cm, Gianni Mattioli Collection, on long-term loan to the Peggy Guggenheim Collection, Venice, © 2014 Artists Rights Society (ARS), New York / SIAE, Rome, Photo: Courtesy Solomon R. Guggenheim Foundation, New York.


Mais de dois mil indivíduos foram associados com o movimento ao longo de sua duração. Além de Marinetti, figuras centrais são: Giacomo Balla artistas, Benedetta (Benedetta Cappa Marinetti), Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Fortunato Depero e Enrico Prampolini; poetas e escritores Francesco Cangiullo e Rosa Rosa; arquiteto Antonio Sant'Elia, compositor Luigi Russolo; fotógrafos Anton Giulio Bragaglia e Tato (Guglielmo Sansoni); dançarina Giannina Censi e ceramista Tullio d'Albisola. Essas figuras e outras menos conhecidas estão representadas na exposição.

O Futurismo é normalmente entendido por ter tido duas fases: Futurismo "heróico", que durou até 1916, e uma encarnação tardia que surgiu após a Primeira Guerra Mundial e permaneceu ativa até o início da década de 1940. 



Fortunato Depero, Heart Eaters (Mangiatori di cuori), 1923, Painted wood, 36.5 x 23 x 10 cm, Private collection, © 2014 Artists Rights Society (ARS), New York / SIAE, Rome, Photo: Vittorio Calore.


As investigações sobre o Futurismo "heróico" predominaram e relativamente poucas exposições exploraram a vida posterior do movimento; até agora, uma visão abrangente do futurismo italiano ainda não havia sido apresentado na arte italiana da década de 1920 e dos anos 30 nos EUA  sendo pouco conhecida fora de seu país de origem, em parte devido a uma mancha de associação em algum momento do Futurismo com o Fascismo. Esta associação complica a narrativa desta vanguarda e torna ainda mais necessária se aprofundar e esclarecer a sua história completa.



Benedetta (Cappa Marinetti), Synthesis of Aerial Communications (Sintesi delle comunicazioni aeree), 1933–34, Tempera and encaustic on canvas, 324.5 x 199 cm, Il Palazzo delle Poste di Palermo, Sicily, Poste Italiane © Benedetta Cappa Marinetti, used by permission of Vittoria Marinetti and Luce Marinetti’s heirs, Photo: AGR/Riccardi/Paoloni.



Giacomo Balla, Abstract Speed + Sound (Velocità astratta + rumore), 1913-14, Oil on unvarnished millboard in artist’s painted frame, 54.5 x 76.5 cm, The Solomon R. Guggenheim Foundation, Peggy Guggenheim Collection, Venice 76.2553.31, © 2014 Artists Rights Society (ARS), New York / SIAE, Rome, Photo: Courtesy Solomon R. Guggenheim Foundation, New York.



Francesco Cangiullo, Large Crowd in the Piazza del Popolo (Grande folla in Piazza del Popolo), 1914, Watercolor, gouache, and pencil on paper, 58 x 74 cm, Private collection, © 2014 Artists Rights Society (ARS), New York / SIAE, Rome.



Ivo Pannaggi, Speeding Train (Treno in corsa), 1922, Oil on canvas, 100 x 120 cm, Fondazione Carima-Museo Palazzo Ricci, Macerata, Italy, Photo: Courtesy Fondazione Cassa di risparmio della Provincia di Macerata.


Bruno Munari and Torido Mazzotti, Antipasti Service (Piatti Servizio Antipasti), 1929-1930, Glazed earthenware (manufactured by Casa Giuseppe Mazzotti, Albisola Marina), six plates: 21.6 x 21.6 cm diameter each; one vase: 11.7 x 7.6 cm, The Wolfsonian-Florida International University, Miami Beach, The Mitchell Wolfson, Jr. Collection, © Bruno Munari, courtesy Corraini Edizioni, Photo: Lynton Gardiner.



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