segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Um homem duplamente ferido

Onde se aprende como um artista gere a sua separação.


Gustave Courbet, L'homme blessé, entre 1844 et 1854, Huile sur toile, 81.5 × 97.5 cm, Musée d'Orsay

Inclinando-se contra o tronco de uma árvore, um homem com uma tez pálida , os olhos fechados , descansando ... um descanso particular.
O punhal brilhante de uma espada colocada ao seu lado e  manchas vermelhas na sua camisa nos inquietam . O " adormecido " está fazendo o seu último sono?
Courbet reserva as suas intenções numa carta a Proudhon : "A verdadeira beleza só é encontrada no sofrimento [ ...] É por isso que o meu duelista morrendo é belo. " . E assim ele se inscreve na tradição de artistas românticos .



Detalhe 

Courbet retratou a si próprio em 1844. Ele se representa sob os traços de um homem encontrado numa calmaria devida à agonia de seu sono. 

O duelo parece ter dado errado ... "Eu fiz durante a minha vida auto-retratos conforme mudava de estado de espírito", diz ele novamente. Que mudança pode ter sida tão forte que o fez representar a si próprio num duelo perdido, seria um Courbet morrendo? 
.



radiografia do quadro

Uma radiografia feita em 1973 dá a chave para o enigma. Courbet não hesitava em retomar suas pinturas e modifica-las. A radiografia nos revela três fases sucessivas desta pintura: primeiro, um perfil de uma mulher (sua amante Virginie Binet), que será transformada em 1844 numa sesta amorosa. 
Mas 12 anos depois, ela o deixa. A mulher desaparece do quadro. O homem não se mexe, e ao lado de onde a sua bela estava dormindo aparece a ferida .



Gustave Courbet, les amoureux de la campagne (portrait de Gustave Courbet avec Virginie Binet), 1844, Huile sur toile, Musée des beaux-arts de Lyon

Para saber mais sobre Gustave Courbet : http://www.musee-orsay.fr/fr/collections/dossier-courbet/ 
Para saber mais sobre a sua obra: http://www.musee-orsay.fr/index.php?id=851&tx_commentaire_pi1[showUid]=134&no_cache=1 

fonte: artips,fr

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