Gustave Doré, ‘Le Chat botté’ © Bibliothèque nationale de France
O Musée d’Orsay homenageia o imaginário de Gustave Doré (1832-1883), suas primeiras caricaturas e ilustrações, depois seus desenhos, pinturas , aquarelas, gravuras, esculturas. Esta grande retrospectiva irá propor seus grandes talentos e telas mais intimas, ilustrações fantásticas e esculturas barrocas.
"Gustave Doré barbu" (vers 1854) d'Adrien Tournachon (1825-1903) -
Gustave Doré é sem dúvida um dos artistas mais prodigiosos do século XIX. Com apenas quinze anos de idade, ele começou uma carreira como caricaturista e depois ilustrador profissional – que lhe trouxe fama internacional – antes de abraçar todas as áreas da criatividade: desenho, pintura, aquarela, gravura e escultura.
"Les aventures du baron de Münchhausen" (Paris, 1862)
Doré aplicou seu imenso talento a diferentes gêneros, da sátira à pintura histórica, criando, por sua vez, enormes telas e pinturas mais íntimas, aquarelas vibrantes, sumi-ês virtuosas, pinturas em pena incisiva e desenhos com tinta, gravuras, ilustrações fantasiosas, bem como esculturas barrocas, humorísticas, monumentais e enigmáticas.
"Entre Ciel et Terre" (1862)
Como ilustrador, Doré se desafiou com os grandes textos (a Bíblia, Dante, Rabelais, Perrault, Cervantes, Milton, Shakespeare, Hugo, Balzac, Poe), que o tranformaram em um verdadeiro fornecedor de cultura europeia. Assim, ele tem um lugar especial na imaginação coletiva contemporânea, de van Gogh a Terry Gilliam, sem mencionar sua indubitável influência nos quadrinhos. Primeira em trinta anos, a retrospectiva irá explorar as incontáveis facetas de sua obra.
Gustave Doré, ‘Le Chat botté’ © Bibliothèque nationale de France
Gustave Doré, “Au secours ! Au secours ! Voilà M. le marquis de Carabas qui se noie” (détail), frontispice pour “Le Maître Chat” ou “Le Chat botté”, publié dans Charles Perrault, “Contes”, illustré par Gustave Doré, gravé par Adolphe François Pannemaker (1822-1900)
"Le néophyte" (1869) -
"L'enfance de Pantagruel" (vers 1873) -
Gustave Doré, “Le château enchanté”, dessin préparatoire à La Belle au bois dormant illustré vers 1867-69, Strasbourg, Musée d’art moderne et contemporain de Strasbourg © photo Musée de Strasbourg
"Soeur de la Charité sauvant un enfant, un incident durant le siège de Paris" (1870-1871)
"L'énigme" (1871)
"Collines d'Écosse" (1875) -
Cirque de Gavarnie
"Joyeuseté", dit aussi "À saute-mouton" (vers 1881)
"Pierrot grimaçant" (non daté)
Gustave Doré. The Vale of Tears – 1883. Museu D’Orsay, Paris.
Aigle noir de la Prusse
Gustave Doré, “Le château enchanté”, dessin préparatoire à La Belle au bois dormant illustré vers 1867-69, Strasbourg, Musée d’art moderne et contemporain de Strasbourg © photo Musée de Strasbourg
"Soeur de la Charité sauvant un enfant, un incident durant le siège de Paris" (1870-1871)
"L'énigme" (1871)
"Collines d'Écosse" (1875) -
Cirque de Gavarnie
"Joyeuseté", dit aussi "À saute-mouton" (vers 1881)
"Pierrot grimaçant" (non daté)
Gustave Doré. The Vale of Tears – 1883. Museu D’Orsay, Paris.
Aigle noir de la Prusse
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