Em 1637, ao publicar Discurso sobre o Método, o filósofo francês René Descartes pavimentou o caminho do racionalismo e da modernidade, pregou uma ideia que marcaria a história do Ocidente: a visão de um homem "mestre e senhor da natureza". No Oriente, porém, a noção de que a grande força é a natureza, e não o homem, ainda imperaria por pelo menos mais dois séculos. Uma das provas dessa cultura é a obra magistral de Hokusai (1760-1849), gênio japonês do desenho, da gravura e da pintura, cuja carreira é objeto d uma retrospectiva em cartaz no Grand Palais, em Paris.
« Le Pavillon du turbo cornu » Série: Sites da moda nas quatro direções da capital do leste Toto Hogaku Sazaidō No Zu final da éra Tenmei (circa 1785-1787) estampa Nishiki-e, tamanho 19 × Chuban 25,5 centímetros Assinatura: Shunro ga Editor: Nishimura-ya Yohachi Japão coleção particular.
de 1 de outubro de 2014 até 18 de janeiro de 2015
com uma pausa de 21 a 30 de novembro de 2014
no Grand Palais em Paris
[Minamoto no Tametomo] Tametomo na ilha Tametomo zu Bunka, ano VIII (1811), o último dia do último mês Kakemono, kempon 156,5 × 104 centímetros Assinatura: Katsushika Hokusai Taito ga Seal: Raishin Londres, o British Museum © O Museu Britânico, em Londres, dist. RMN-Grand Palais
Nascido em Edo, atual Tóquio, em 1760, Katsushika Hokusai, "o louco pela pintura", foi um desenhista, pintor e artista popular. Filho de pais desconhecidos, depois adotado aos quatro anos de idade, começou a estudar, xilogravura na adolescência, entre 1773 e 1774, e no ano seguinte publicou suas primeiras ilustrações, um total de seis páginas em um romance cômico . Em 1778, passou a membro do ateliê do mestre das estampas e Katsukaw, Shunsho, quando desenvolveu a arte dos retratos e evoluiu como artesão desenhista, mas sem que seu valor artística fosse reconhecido.
"Choshi, na província de Soshu" Série: Mil Imagens do mar, Chie no umi Sōshū chōshi, início do da era Tempo (cerca de 1830-1834) Estampa Nishiki-e, tamanho 18,2 × 25,6 cm formato chuban Assinatura: Saki no Hokusai Iitsu hitsu Editor: Mori-ya Jihei Paris, Museu Nacional de Arte Asiática Guimet © RMN-Grand Palais (Musée Guimet, Paris)
A partir de 1794, após adotar o nome de Sori - um dos inúmeros que usaria ao longo da carreira , a obra de Hokusai ganhou em complexidade e em riqueza. Seu trabalho passou a integrar publicações mais refinadas, o que o fez mais conhecido. Seu destaque então cresceu entre 1805 e 1810, quando sua obra tornou-se referência em livros de leitura, os yomihon, pelo talento expresso traço firme, mas delicado, e pela técnica precisa no manuseio do nankin. E ficou mais clara a beleza de suas ilustrações, que consolidavam um estilo marcante: arte refinada sobre temas ordinários, como a vida cotidiana, a mulher e as tradições do Japão, não raro com humor.
A grande onda fora de Kanagawa " Série: Trinta e seis vistas do Monte Fuji, Fugaku Sanjurokkei Kanagawa oki namiura, Princípio da era Tempo (circa 1830-1834) Estampa Nishiki-e, Oban tamanho 25 6 × 37,2 centímetros Assinatura: Hokusai aratame Iitsu hitsu Editora: Nishimura-ya Yohachi Bruxelas, Museus Reais de Arte e História © Museus Reais de Arte e História de Bruxelas Três estampas diferentes deste impressão são destaques durante a exposição.
O período seguinte, iniciado em 1814, quando adotou o nome de Hokusai manga, marcou sua consolidação como artista admirado e seguido por discípulos, que o elevaram ao status de mestre. É dessa época uma de sua obras mais impressionantes, os Hokusai manga, um conjunto de 15 livros e mil desenhos que são em si uma antologia de sua produção artistica no período.
Hokusai Manga. Livros de vários esboços dos carnets de Hokusai de 1 a 14 Era Bunka, ano XI (1814), final da era Edo (1814-1867) Livros Edehon, hanshibon tamanho Editor: Eiraku-ya Toshiro Tsuwano, Katsushika Hokusai Museu de Arte © Museu de Arte Katsushika Hokusai . Este conjunto é apresentado em duas partes.
Seu talento e sua capacidade de se reciclar como artista e explorar novas fronteiras técnicas ainda o levariam a produzir a sequência mais célebre de seu trabalho. Aprofundando-se nas ukiyo-e, as "estampas do mundo flutuante", Hokusai desenvolveu suas Trinta e seis vistas do monte Fuji, obras inconfundíveis pelo tema e pela complexidade técnica, que contrasta com sua beleza simples, ressaltada pela força das cores, do vermelho profundo ao azul marinho.
Patos no córrego, Ryūsui ni Kamo zu, ano IV (1847) Kakémono, kempon 111,2 × 40,3 cm Assinatura: Yowai Hachijū Hachi Manji Selo: Hyaku Londres, o Museu Britânico © The British Museum, Londres, dist . RMN-Grand Palais
A julgar pela aglomeração de visitantes no Grand Palais, observar sua obra-prima, A Grande Onda de Kanagawa, desperta fascínio, talvez pela oportunidade de admirar o que Vatter Benjamin chamou de "aura" de uma peça original, inexistente em suas reproduções.
Ali está toda a potência de uma obra que mostra o apogeu de um gênio, com a mesma firmeza e delicadeza do traço de seus primeiros trabalhos, somadas a uma sensibilidade primorosa na escolha das cores, nos degrades de azul do mar violento ou no céu neutro que completa a paisagem. É nessa sala, dedicada ao período Litsu, entre 1820 e 1834, que talvez esteja a chave para compreender a riqueza da obra de Hokusai_ Muito além da beleza de seus traços e de suas formas e cores, há uma mensagem poderosa: a de que a natureza é a força irresistivel, a potência avassaladora e incomparável a( poder do homem - um coadjuvante, e não seu "mestre e senhor'.
Pescoço cortado, Namakubi zu, Fins da era Bunka (1804-1818) leque, 18,8 × 48,1 centímetros shihon Assinatura: Hokusai Taito sekijō Ryaku hitsu (Kao) Japão, coleção privada
Hokusai é. ao lado de Hiroshige e Utamaro, o expoente do "Japonismo", como , colecionador Philippe Burty denominou em 1872 a onda de influência exercida pela arte japonesa sobre pintores, escultores e escritores da França e, a seguir de todo o Ocidente. Inaugurada por Félix Bracquemond, primeiro artista europeu a reivindicar a influência, em 1856, quando reproduziu sobre porcelam figuras animais presentes nos Hokusai manga, a tendência se alastrou pelo meio artístico europeu.
Duas carpas, Koi, Era Tempo , Ano II (1831) Estampa nishiki-e, formato uchiwa-e tamanho 23,2 x 28,7 centímetros Assinatura: Hokusai Aratame Iitsu hitsu Selo: Não identificado Paris, Museu Nacional de Arte da Ásia - Guimet © RMN-Grand Palais (Musée Guimet, Paris)
Nomes como Van Gogh, Gauguin, Monet, Manet, Degas, Renoir, Pissarro, na pintura, Rodin, na escultura e no desenho, ou ainda Baudelaire, Mallarmé, Vector Hugo, Proust. Goncourt e Zola foram influenciados seja por técnicas e estilos, seja pela sensibilidade e pela estética nova, pela busca da perfeição e do sublime na arte.
"Casa com pratos" Série: Cem contos de fantasmas Hyaku Monogatari Sarayashiki Era Tempo, por volta de II ou III (1831-1832) Estampa nishiki-e, formato 25,5 × 19 cm Assinatura: Saki no Hokusai hitsu editor : Tsuru-ya Kiemon Hamburgo, Museum für Kunst und Gewerbe Museum für Kunst © und Gewerbe, Hamburgo
A mostra do Grand Palais desliza no bairrismo ao abrir a exposição falando das influências de Hokusai sobre os mestres europeus, e não mergulhar em primeiro lugar na genialidade de seu trabalho em si. Mas esse erro é logo corrigido, e dá lugar a um percurso cronológico inédito e exaustivo de 400 obra do japonês que, morto aos 78 anos, queria viver até os 110 para cumprir sua missão obsedante: transformar em arte "o menor ponto, os menores traços vivos". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
"Spectrum Oiwa-san" Série : Cem contos de fantasmas Hyaku Monogatari Oiwa-san Era Tempo , por volta dos anos II ou III (1831-1832) Estampa nishiki-e, 24,8 × 18,2 centímetros Assinatura: Saki no Hokusai hitsu Editor: Tsuru-ya Kiemon Tsuwano, Katsushika Hokusai Museu de Arte © Katsushika Hokusai Museu de Arte
A Cortesã Azuma e seu amante Yogor na neve da Primavera; Date Yosaku e sua amante Seki no Koman nos raios do por do sol Azuma Yogoro Zansetsu Data No. Yosaku Seki no Koman Sekisho Rumo Kyowa (1801-1804)
Cem Vistas do Monte Fuji Fugaku Hyakkei Primeiro volume de: era Tempo, ano V, 3 meses (1834) Segundo volume: era Tempo, ano VI, 3 meses (1835) terceiro volume: ano de publicação desconhecido Carnets ehon, 3 volumes hanshibon Assinatura Format : primeiro volume: Nanajūgo rei saquê
Manga Hokusai .Livros de vários esboços Hokusai, o livro # 1 Hokusai Manga era Bunka, ano XI (Janeiro 1814) Livro Edehon, hanshibon tamanho da assinatura: Katsushika Hokusai hitsu Selo: Raishin Editora: Eiraku-ya Toshiro Tsuwano, Katsushika Hokusai Katsushika Museu de Arte © Hokusai Museu de Arte
Katsushika Hokusai (1760 -1849) Hokusai Manga. caderno de desenho diveros de Hokusai Hokusai Manga era Bunka, ano XI (Janeiro 1814) Livro Edehon formato hanshibon Assinatura: Katsushika Hokusai hitsu Seal: Raishin Editor: Eiraku-ya Toshiro Japão, coleção privada
Hokusai cartaz, exposição
Obrigada, muito bom seu blog.
ResponderExcluir