Benjamin-Constant, O dia do funeral - Cena de Marrocos, 1889 Óleo sobre tela 280 x 425 cm. Assinado e datado B. D. : Benj. Constante / 1889 Petit Palais, Musée des Beaux-Arts Cidade de Paris
O Musée des Augustins de Toulouse e o Museu de Belas Artes de Montreal se reúnem para apresentar uma exposição sobre Benjamin-Constant e suas influências.
de 04 de outubro de 2014 - 4 de janeiro de 2015
Benjamin-Constant, O Flamingo, 1876, óleo sobre tela, 65,3 x 92 cm bd Assinado e datado Benjamin Constant 1876 doação Felipe e Michele Stora para marcar o aniversário de 150 anos do Museu de Belas Artes de Montreal
Benjamin-Constant é um dos principais intervenientes na arte orientalista da Terceira República. Embora ele tenha feito apenas uma viagem ao Marrocos em 1874, a memória desta viagem marcou toda a sua produção e estilo de vida.
Benjamin-Constant, a entrada do sultão Mehmed II em Constantinopla 29 de maio de 1453, 1876, óleo sobre tela, Inv. 2004 1 140 Toulouse, Musée des Augustins - Foto Bernard Delorme
Depois de uma formação inicial em Toulouse, ele foi aluno de Cabanel mas suas primeiras influências foram a dos pintores orientalistas Henri Regnault, Fortuny e Clairin.
Benjamin-Constant, o entardecer nos terraços (Marrocos), 1879 Óleo sobre tela, 123 x 198,5 centímetros. Assinado e datado B. D. Benjamin Constant / 1873 Museu de Belas Artes de Montreal, doação do Senhor Strathcona e família.
A inspiração de Delacroix também foi preponderante para o nosso artista. Seu atelier também estava cheio de objetos hispano-mouriscos ... Benjamin-Constant manifesta uma verdadeira predileção por cenas de harém ou odaliscas. Ele aproveita o mito da sensualidade desenfreada do Oriente, combinando as cortesãs jovens mouras selvagens.
Benjamin-Constant, O dia depois de uma vitória na Alhambra, 1882 Óleo sobre tela Assinado e datado bg : Benj. Constant / 1882 132,1 x 106 cm. Museu de Belas Artes de Montreal, doação de Sir George A. Drummond
Ele também é fascinado pelos elementos mouriscos de arquitetura, como o arco rebaixado. A inspiração bizantina ou bíblica na pintura complementa a sua veia orientalista.
Benjamin-Constant, Retrato de seus dois filhos, 1899, óleo sobre tela. Inv. Toulouse, Musée des Augustins
Além disso, a produção de um retratista da sociedade e seus ensinamentos na Academia Jullian onde tinha muitos estudantes americanos e canadenses explicam seu sucesso no exterior e riqueza das obras de Benjamin Constant no Musée des Beaux-Arts em Montreal. Ele tinha também uma prática do retrato mais íntimista de seus parentes, expressando uma genuína empatia.
Par ailleurs, sa production de portraitiste mondain et son enseignement à l'Académie Jullian où il eut de nombreux élèves américains et canadiens expliquent son succès outre-Atlantique et la richesse des œuvres de Benjamin Constant au musée des Beaux-Arts de Montréal. Il eut également une pratique du portrait plus intimiste de ses proches, exprimant là une véritable empathie.
Benjamin-Constant, O Flamingo, 1876, óleo sobre tela, 65,3 x 92 cm bd Assinado e datado Benjamin Constant 1876 doação Felipe e Michele Stora para marcar o aniversário de 150 anos do Museu de Belas Artes de Montreal
Benjamin-Constant é um dos principais intervenientes na arte orientalista da Terceira República. Embora ele tenha feito apenas uma viagem ao Marrocos em 1874, a memória desta viagem marcou toda a sua produção e estilo de vida.
Benjamin-Constant est l'un des acteurs majeurs de l'art orientaliste de la Troisième République. Bien qu'il n'ait voyagé qu'une fois au Maroc en 1874, le souvenir de ce voyage a marqué toute sa production et son style de vie.
Benjamin-Constant, a entrada do sultão Mehmed II em Constantinopla 29 de maio de 1453, 1876, óleo sobre tela, Inv. 2004 1 140 Toulouse, Musée des Augustins - Foto Bernard Delorme
Depois de uma formação inicial em Toulouse, ele foi aluno de Cabanel mas suas primeiras influências foram a dos pintores orientalistas Henri Regnault, Fortuny e Clairin.
Après une première formation à Toulouse, il fût élève de Cabanel mais ses premières influences de peintres orientalistes furent Henri Regnault, Fortuny et Clairin.
Benjamin-Constant, o entardecer nos terraços (Marrocos), 1879 Óleo sobre tela, 123 x 198,5 centímetros. Assinado e datado B. D. Benjamin Constant / 1873 Museu de Belas Artes de Montreal, doação do Senhor Strathcona e família.
A inspiração de Delacroix também foi preponderante para o nosso artista. Seu atelier também estava cheio de objetos hispano-mouriscos ... Benjamin-Constant manifesta uma verdadeira predileção por cenas de harém ou odaliscas. Ele aproveita o mito da sensualidade desenfreada do Oriente, combinando as cortesãs jovens mouras selvagens.
L'inspiration de Delacroix fut également prépondérante pour notre artiste. Son atelier était aussi rempli d'objets hispano-mauresques…Benjamin-Constant manifeste une véritable prédilection pour les scènes de harem ou les odalisques. Il s'empare du mythe de la sensualité débridée de l'orient, associant des hétaïres lymphatiques à de jeunes maures farouches.
Benjamin-Constant, O dia depois de uma vitória na Alhambra, 1882 Óleo sobre tela Assinado e datado bg : Benj. Constant / 1882 132,1 x 106 cm. Museu de Belas Artes de Montreal, doação de Sir George A. Drummond
Ele também é fascinado pelos elementos mouriscos de arquitetura, como o arco rebaixado. A inspiração bizantina ou bíblica na pintura complementa a sua veia orientalista.
Il est, par ailleurs, fasciné par les éléments d'architecture mauresque comme l'arc surbaissé. L'inspiration byzantine ou biblique dans la peinture d'histoire vient compléter sa veine orientaliste.
Benjamin-Constant, Retrato de seus dois filhos, 1899, óleo sobre tela. Inv. Toulouse, Musée des Augustins
Ele também foi um dos grandes pintores decorativos do seu tempo (Opera Comique, em Paris, a Gare d'Orsay, Hotel de Ville, em Paris, Capitole de Toulouse), mas apenas um pequeno número de esboços podem testemunhar esse contexto.
Il fut également l'un des grands peintres de décors de son temps (Opéra Comique de Paris, Gare d'Orsay, Hôtel de Ville de Paris, Capitole de Toulouse) mais seul un petit nombre d'esquisses peuvent en témoigner hors contexte.
Benjamin-Constant, A Máscara de Beethoven, 1887, óleo sobre tela Toulouse, Musée des Augustins
Além disso, a produção de um retratista da sociedade e seus ensinamentos na Academia Jullian onde tinha muitos estudantes americanos e canadenses explicam seu sucesso no exterior e riqueza das obras de Benjamin Constant no Musée des Beaux-Arts em Montreal. Ele tinha também uma prática do retrato mais íntimista de seus parentes, expressando uma genuína empatia.
Par ailleurs, sa production de portraitiste mondain et son enseignement à l'Académie Jullian où il eut de nombreux élèves américains et canadiens expliquent son succès outre-Atlantique et la richesse des œuvres de Benjamin Constant au musée des Beaux-Arts de Montréal. Il eut également une pratique du portrait plus intimiste de ses proches, exprimant là une véritable empathie.
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