quinta-feira, 1 de maio de 2014

A sedução dos Etruscos, em Cortona

Sedução etrusca. Dos segredos do Holkham Hall às maravilhas do Museu Britânico.
Em Cortona, no Palazzo Casali de 21 mar a 31 de julho de 2014. 

Uma exposição com curadoria de Paul Bruschetti, Bruno Gialluca, Paul Giulierini, Suzanne Reynolds, Judith Swaddeling.



Ritratto  di  Cosimo  III   Dal  De  Etruria  Regali   Cortona,  MAEC

Um antigo vínculo entre Cortona e o povo anglo-saxão, um relacionamento secular, mas mantido vivo por muitos ingleses neste canto da Itália, onde a Toscana expressa uma de suas mais preciosas jóias, eles descobriram nos últimos anos também casa e relax. Os ingleses, como extraordinários difusores da civilização etrusca no mundo, em virtude de uma paixão pela arqueologia, o mistério, a beleza que o antigo povo itálico despertava nos viajantes do Grand Tour.



 Van  Wittel   Basilica  e  Piazza  San  Pietro,  XVII  secolo   Olio  su  tela,  74×127  cm   Norfolk, Holkham  Hall

E enquanto os museus britânicos (British Museum principalmente, mas não apenas) desde o século XIX estavam indo para serem preenchidos com os artefatos, os estudiosos devaneavam em mitos, origens, a vida e morte deste vivíssimo povo da necrópole.



Tripiede  bronzeo  per   scodella,  composto  da  diversi  pezzi   490-¬‐470  AC  (Vulci)   bronzo,  h  71,2  cm,  diam  base  20  cm  ca.   Londra,  British  Museum 

É esta paixão, e com ela a extraordinária riqueza de artefatos do território de Cortona, que a mostra, encenada ao mesmo tempo, através de duas exposições , também a França não menos intrigante descobre o fascínio etrusco.



Arringatore   (DER  I  tab.XXXX)   XVIII  secolo   Matrice  in  rame,  332x187x1  mm   Norfolk,  Holkham  Hall

Uma exposição de artefatos e documentos antigos, não só para testemunhar as extraordinárias habilidades dos etruscos, mas a imagem poderosa que a sua descoberta arqueológica tem estimulado.



Votive figure, Etruscan, Italy

Aqui então, incluindo pinturas, desenhos, achados arqueológicos, documentos e objetos, a reconstrução do nascimento da etruscologia moderna no século XVIII. Um caminho possível graças a muitos empréstimos (mesmo pela primeira vez na Itália, do Museu Britânico e do Holkham Hall) em um redemoinho de fatos e números, sem os quais não há nenhuma história completa.



Bronze head of a young man

Pela primeira vez ao público algumas "obras-primas símbolo" dos povos antigos - como o bronze do Arringatore, do museu arqueológico de Florença e o "Anjo Graziani" - ao lado dos desenhos originais do Deus da Etrúria e uma série de maravilhas etruscas agrupadas em coleções do Museu Britânico, em três séculos de colecionismos, concursos e aquisições: um pouco mais de quarenta obras emprestadas pelo grande museu de Londres.




Bronze statuette of a young man

Depois de um mergulho no clima do Grand Tour do século XVIII, a exposição traça através de documentos originais, gravuras, desenhos, estampas a figura de Coke, cultivador do antigo e suas estadias na na Itália, então no percurso definido pelo arquiteto Andrea Mandara no Palazzo Casali, livros e imagens para lembrar a figura de Filippo Buonarroti, outras personalidades chaves da história; e obras etruscas da Casa Buonarroti.



Limestone cippus with relief showing musicians

A exposição é também uma oportunidade para rever algumas das obras-primas da arte, do já mencionado Arringatore, da Quimera de Arezzo,  do famoso espelho gravado conhecido como "Patera cospiana" guardado pelo Museu Cívico Arqueológico de Bolonha; em seguida, a estatueta de bebê - o "anjo Graziani" - que está entre as peças mais conhecidas das coleções do Vaticano; e uma das "urnas do sepulcro de Tite Vesi" emprestado pelo Museu de Perugia; etc.




Askos in the form of a duck

A partir da rica coleção dos britânicos chegam em Cortona excepcionalmente uns quarenta trabalhos selecionados privilegiando a proveniência da Etruria central: de Prato, do Lago do Ídolos de Falterona, Arezzo, Perugia, Cortona, Chiusi, Orvieto, Sartiano, Bolsena e Vulci.




Specchio  (DER drawing 16.1)   XVIII secolo  Prova di stampa, 356×246 mm  Norfolk,  Holkham Hall

Funciona na maioria das vezes nunca antes emprestadas pelo prestígioso museu britânico. Estatuetas votivas de acabamento requintado, urnas, bronzes, cerâmicas, jóias, estelas votivas longe de sua terras de origem por um centena de anos fornecem um apanhado de excelentes testemunhos da cultura etrusca: basta pensar na famosa estátua do "Offerente" descoberta em 1735 em Pizzidimonte perto da cidade etrusca de Gonfienti ou importante "Cabeça de bronze em tamanho natural" de uma ilha no Lago Bolsena em 1776. 



Giuseppe Bartolomeo Chiari  Composizione allegorica  XVIII secolo  Disegno  Norfolk,  Holkham Hall





W.  Kent  Asclepio Farnese  XVIII secolo  Disegno,  sanguigna  su carta   Norfolk,  Holkham Hall




Tito Livio   Historia  (HOL.MS  345 f.1r)   XV secolo  Manoscritto  Norfolk,  Holkham Hall




Tito  Livio   Historia  (HOL.MS  344 f.iv.recto)  1300  circa   Manoscritto  Norfolk,  Holkham Hall



A.  Procaccini  Tarquinio e  Lucrezia  XVIII secolo  Olio  su tela  Norfolk,  Holkham Hall




Thomas Dempster  De Etruria Regali libri  septem  Piatto anteriore  del manoscritto  (HOL.MS 501)  XVII  secolo  Manoscritto  Norfolk,  Holkham Hall





Thomas Dempster  De Etruria Regali libri  septem  Indice del Libro  Primo   (HOL.MS 501)  XVII secolo  Manoscritto  Norfolk,  Holkham Hall



Thomas Dempster  De Etruria Regali libri  septem  Frontespizio dell’opera a  stampa  1726   Cortona,  MAEC



Busto del Granduca Gian Gastone  (DER frontespiece vol.II)  XVIII secolo  Matrice in rame  Norfolk, Holkham Hall



Busto del Granduca Cosimo III  (DER  frontespiece vol.I)  XVIII secolo  Matrice in rame  Norfolk, Holkham Hall



Il Cane “Calustla”  (DER  drawing 61.1)   XVIII secolo  Disegno,  inchiostro e  matita  Norfolk, Holkham Hall



Urna  (DER  drawing 74.1)   XVIII secolo  Disegno,  inchiostro e  matita  Norfolk,  Holkham Hall



Necessarire  da viaggio di manifattura inglese  XVIII secolo  Cortona, collezione Tommasi –  MAEC



Set  di posate per viaggio in argento  Cortona,  collezione Tommasi –  MAEC



Lampadario  (DER  drawing 13.1)   XVIII secolo  Disegno,  inchiostro e  acquerello, 241×193 mm  Norfolk,  Holkham Hall



Incense-burner, Etruscan, Italy, Chiusi



Amphora, Attic, Archaic Greek, Attica, Vulci



Testa votiva in bronzo di uomo con barba   425-­‐400 A.C.  Acquarello  Cortona,  MAEC



Putto Graziani  (DE I  tab. XXXXV)  XVIII secolo  Matrice in rame,  100x140x1  mm


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