Em Cortona, no Palazzo Casali de 21 mar a 31 de julho de 2014.
Uma exposição com curadoria de Paul Bruschetti, Bruno Gialluca, Paul Giulierini, Suzanne Reynolds, Judith Swaddeling.
Um antigo vínculo entre Cortona e o povo anglo-saxão, um relacionamento secular, mas mantido vivo por muitos ingleses neste canto da Itália, onde a Toscana expressa uma de suas mais preciosas jóias, eles descobriram nos últimos anos também casa e relax. Os ingleses, como extraordinários difusores da civilização etrusca no mundo, em virtude de uma paixão pela arqueologia, o mistério, a beleza que o antigo povo itálico despertava nos viajantes do Grand Tour.
E enquanto os museus britânicos (British Museum principalmente, mas não apenas) desde o século XIX estavam indo para serem preenchidos com os artefatos, os estudiosos devaneavam em mitos, origens, a vida e morte deste vivíssimo povo da necrópole.
Tripiede bronzeo per scodella, composto da diversi pezzi 490-¬‐470 AC (Vulci) bronzo, h 71,2 cm, diam base 20 cm ca. Londra, British Museum
Uma exposição de artefatos e documentos antigos, não só para testemunhar as extraordinárias habilidades dos etruscos, mas a imagem poderosa que a sua descoberta arqueológica tem estimulado.
Bronze head of a young man
Pela primeira vez ao público algumas "obras-primas símbolo" dos povos antigos - como o bronze do Arringatore, do museu arqueológico de Florença e o "Anjo Graziani" - ao lado dos desenhos originais do Deus da Etrúria e uma série de maravilhas etruscas agrupadas em coleções do Museu Britânico, em três séculos de colecionismos, concursos e aquisições: um pouco mais de quarenta obras emprestadas pelo grande museu de Londres.
Bronze statuette of a young man
Depois de um mergulho no clima do Grand Tour do século XVIII, a exposição traça através de documentos originais, gravuras, desenhos, estampas a figura de Coke, cultivador do antigo e suas estadias na na Itália, então no percurso definido pelo arquiteto Andrea Mandara no Palazzo Casali, livros e imagens para lembrar a figura de Filippo Buonarroti, outras personalidades chaves da história; e obras etruscas da Casa Buonarroti.
Limestone cippus with relief showing musicians
A exposição é também uma oportunidade para rever algumas das obras-primas da arte, do já mencionado Arringatore, da Quimera de Arezzo, do famoso espelho gravado conhecido como "Patera cospiana" guardado pelo Museu Cívico Arqueológico de Bolonha; em seguida, a estatueta de bebê - o "anjo Graziani" - que está entre as peças mais conhecidas das coleções do Vaticano; e uma das "urnas do sepulcro de Tite Vesi" emprestado pelo Museu de Perugia; etc.
Askos in the form of a duck
A partir da rica coleção dos britânicos chegam em Cortona excepcionalmente uns quarenta trabalhos selecionados privilegiando a proveniência da Etruria central: de Prato, do Lago do Ídolos de Falterona, Arezzo, Perugia, Cortona, Chiusi, Orvieto, Sartiano, Bolsena e Vulci.
Funciona na maioria das vezes nunca antes emprestadas pelo prestígioso museu britânico. Estatuetas votivas de acabamento requintado, urnas, bronzes, cerâmicas, jóias, estelas votivas longe de sua terras de origem por um centena de anos fornecem um apanhado de excelentes testemunhos da cultura etrusca: basta pensar na famosa estátua do "Offerente" descoberta em 1735 em Pizzidimonte perto da cidade etrusca de Gonfienti ou importante "Cabeça de bronze em tamanho natural" de uma ilha no Lago Bolsena em 1776.
Incense-burner, Etruscan, Italy, Chiusi
Amphora, Attic, Archaic Greek, Attica, Vulci
Ritratto di Cosimo III Dal De Etruria Regali Cortona, MAEC
Um antigo vínculo entre Cortona e o povo anglo-saxão, um relacionamento secular, mas mantido vivo por muitos ingleses neste canto da Itália, onde a Toscana expressa uma de suas mais preciosas jóias, eles descobriram nos últimos anos também casa e relax. Os ingleses, como extraordinários difusores da civilização etrusca no mundo, em virtude de uma paixão pela arqueologia, o mistério, a beleza que o antigo povo itálico despertava nos viajantes do Grand Tour.
Van Wittel Basilica e Piazza San Pietro, XVII secolo Olio su tela, 74×127 cm Norfolk, Holkham Hall
E enquanto os museus britânicos (British Museum principalmente, mas não apenas) desde o século XIX estavam indo para serem preenchidos com os artefatos, os estudiosos devaneavam em mitos, origens, a vida e morte deste vivíssimo povo da necrópole.
Tripiede bronzeo per scodella, composto da diversi pezzi 490-¬‐470 AC (Vulci) bronzo, h 71,2 cm, diam base 20 cm ca. Londra, British Museum
É esta paixão, e com ela a extraordinária riqueza de artefatos do território de Cortona, que a mostra, encenada ao mesmo tempo, através de duas exposições , também a França não menos intrigante descobre o fascínio etrusco.
Arringatore (DER I tab.XXXX) XVIII secolo Matrice in rame, 332x187x1 mm Norfolk, Holkham Hall
Uma exposição de artefatos e documentos antigos, não só para testemunhar as extraordinárias habilidades dos etruscos, mas a imagem poderosa que a sua descoberta arqueológica tem estimulado.
Aqui então, incluindo pinturas, desenhos, achados arqueológicos, documentos e objetos, a reconstrução do nascimento da etruscologia moderna no século XVIII. Um caminho possível graças a muitos empréstimos (mesmo pela primeira vez na Itália, do Museu Britânico e do Holkham Hall) em um redemoinho de fatos e números, sem os quais não há nenhuma história completa.
Bronze head of a young man
Pela primeira vez ao público algumas "obras-primas símbolo" dos povos antigos - como o bronze do Arringatore, do museu arqueológico de Florença e o "Anjo Graziani" - ao lado dos desenhos originais do Deus da Etrúria e uma série de maravilhas etruscas agrupadas em coleções do Museu Britânico, em três séculos de colecionismos, concursos e aquisições: um pouco mais de quarenta obras emprestadas pelo grande museu de Londres.
Bronze statuette of a young man
Depois de um mergulho no clima do Grand Tour do século XVIII, a exposição traça através de documentos originais, gravuras, desenhos, estampas a figura de Coke, cultivador do antigo e suas estadias na na Itália, então no percurso definido pelo arquiteto Andrea Mandara no Palazzo Casali, livros e imagens para lembrar a figura de Filippo Buonarroti, outras personalidades chaves da história; e obras etruscas da Casa Buonarroti.
Limestone cippus with relief showing musicians
A exposição é também uma oportunidade para rever algumas das obras-primas da arte, do já mencionado Arringatore, da Quimera de Arezzo, do famoso espelho gravado conhecido como "Patera cospiana" guardado pelo Museu Cívico Arqueológico de Bolonha; em seguida, a estatueta de bebê - o "anjo Graziani" - que está entre as peças mais conhecidas das coleções do Vaticano; e uma das "urnas do sepulcro de Tite Vesi" emprestado pelo Museu de Perugia; etc.
Askos in the form of a duck
A partir da rica coleção dos britânicos chegam em Cortona excepcionalmente uns quarenta trabalhos selecionados privilegiando a proveniência da Etruria central: de Prato, do Lago do Ídolos de Falterona, Arezzo, Perugia, Cortona, Chiusi, Orvieto, Sartiano, Bolsena e Vulci.
Specchio (DER drawing 16.1) XVIII secolo Prova di stampa, 356×246 mm Norfolk, Holkham Hall
Funciona na maioria das vezes nunca antes emprestadas pelo prestígioso museu britânico. Estatuetas votivas de acabamento requintado, urnas, bronzes, cerâmicas, jóias, estelas votivas longe de sua terras de origem por um centena de anos fornecem um apanhado de excelentes testemunhos da cultura etrusca: basta pensar na famosa estátua do "Offerente" descoberta em 1735 em Pizzidimonte perto da cidade etrusca de Gonfienti ou importante "Cabeça de bronze em tamanho natural" de uma ilha no Lago Bolsena em 1776.
Giuseppe Bartolomeo Chiari Composizione allegorica XVIII secolo Disegno Norfolk, Holkham Hall
W. Kent Asclepio Farnese XVIII secolo Disegno, sanguigna su carta Norfolk, Holkham Hall
Tito Livio Historia (HOL.MS 345 f.1r) XV secolo Manoscritto Norfolk, Holkham Hall
Tito Livio Historia (HOL.MS 344 f.iv.recto) 1300 circa Manoscritto Norfolk, Holkham Hall
A. Procaccini Tarquinio e Lucrezia XVIII secolo Olio su tela Norfolk, Holkham Hall
Thomas Dempster De Etruria Regali libri septem Piatto anteriore del manoscritto (HOL.MS 501) XVII secolo Manoscritto Norfolk, Holkham Hall
Thomas Dempster De Etruria Regali libri septem Indice del Libro Primo (HOL.MS 501) XVII secolo Manoscritto Norfolk, Holkham Hall
Thomas Dempster De Etruria Regali libri septem Frontespizio dell’opera a stampa 1726 Cortona, MAEC
Busto del Granduca Gian Gastone (DER frontespiece vol.II) XVIII secolo Matrice in rame Norfolk, Holkham Hall
Busto del Granduca Cosimo III (DER frontespiece vol.I) XVIII secolo Matrice in rame Norfolk, Holkham Hall
Il Cane “Calustla” (DER drawing 61.1) XVIII secolo Disegno, inchiostro e matita Norfolk, Holkham Hall
Urna (DER drawing 74.1) XVIII secolo Disegno, inchiostro e matita Norfolk, Holkham Hall
Necessarire da viaggio di manifattura inglese XVIII secolo Cortona, collezione Tommasi – MAEC
Set di posate per viaggio in argento Cortona, collezione Tommasi – MAEC
Lampadario (DER drawing 13.1) XVIII secolo Disegno, inchiostro e acquerello, 241×193 mm Norfolk, Holkham Hall
Incense-burner, Etruscan, Italy, Chiusi
Amphora, Attic, Archaic Greek, Attica, Vulci
Testa votiva in bronzo di uomo con barba 425-‐400 A.C. Acquarello Cortona, MAEC
Putto Graziani (DE I tab. XXXXV) XVIII secolo Matrice in rame, 100x140x1 mm
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