Lubin Baugin, biscoitos gaufrettes sobremesa, cerca de 1630-1635, óleo sobre tela, 41x52 cm, Musée du Louvre, Paris
Uma prato de rolos de finos gaufrettes (bijus), uma garrafa de vinho e um copo pela metade. Esta sobremesa muito frugal não será mais sutil do que parece?
Por volta de 1631, Lubin Baugin pintou essa tela que parece tranquila e refinada. No século XVII, os pequenos pintores de província como ele deviam limitar-se a natureza morta que é considerada um "sub-gênero".
Mas Baugin mas tem outras ambições e se recusa que a sua natureza morta seja simplesmente decorativa.
Lubin Baugin, a fruteira, óleo sobre madeira, 37,5 × 49 cm, Musée des Beaux-Arts de Rennes.
Com um estilo detalhado e realista, ele dá profundidade à sua obra brincando com os símbolos.
O prato de gaufrettes é colocado se equilibrando em cima da mesa: além de criar um efeito ótico, esta posição ilustra sutilmente a precariedade da vida, capaz de mudar de um minuto para o outro. A escolha dos biscoitos também estaria longe do trivial.
O que poderia ser mais frágil do que uma gaufrette que pode ser quebrada a qualquer momento?
Lubin Baugin, Nature morte à l'échiquier, huile sur bois, 55x73 cm, Musée du Louvre, Paris.
A aparente simplicidade, revela em última análise uma reflexão filosófica fascinante. Esta pequena tela irá se revelar de forma tão cativante que será encenada no filme "todas as manhãs do mundo" e agora está exposta no Louvre.
Nada mal para uma pintura de "sub-gênero"!
video: Todas as Manhãs do Mundo, Alain Corneau, 1991
Para mais informações:
Sobre Lubin Baugin - http://www.larousse.fr/encyclopedie/peinture/Baugin/151032
Um livro Sophie Nauleau sobre gaufrettes - http://www.editions-galilee.fr/f/index.php?sp=liv&livre_id=3008
Fonte: Artips
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