terça-feira, 15 de abril de 2014

Pontormo e Rosso. Caminhos Divergentes do Maneirismo

O Palazzo Strozzi apresenta uma grande exposição intitulada Pontormo e Rosso. Caminhos Divergentes  do Maneirismo, dedicados à obra dos dois pintores que eram , sem dúvida, os adeptos mais originais e não-convencionais da nova maneira de interpretar a arte no Cinquecento italiano, que Giorgio Vasari chamou de " forma moderna " .



Giovan Battista di Jacopo, known as Rosso Fiorentino (1494-1540) TheDeath of Cleopatra, c. 1525, Oil on panel; 88 x 75 cm, Braunschweig, Herzog Anton Ulrich - Museum , Braunschweig, Kunstmuseum des Landes, Niedersachsen,

Palazzo Strozzi Florença
8 março - 20 julho , 2014 

Esta exposição reúne pela primeira vez uma seleção de cerca de 80 obras - pinturas, afrescos, desenhos e tapeçarias - respondendo por 70% da produção dos artistas. Emprestadas por grandes museus na Itália e em todo o mundo, muitas das obras foram especialmente restauradas para a ocasião.



Giovan Battista di Jacopo, known as Rosso Fiorentino (1494-1540), Virgin and Child enthroned with Saints John the Baptist, Anthony Abbot, Stephen and Jerome, 1518, Oil on panel; 172 x 141.5 cm, Florence, Galleria degli Uffizi,, inv. 1890 no. 3190.

Florença é o local ideal para organizar uma exposição como esta, assim como tantos dos trabalhos mais importantes dos dois artistas, que os críticos do século 20 aclamaram como obras-primas do Maneirismo, encontradas na cidade e nos arredores da Toscana.



Jacopo Carrucci, known as Pontormo, (1494-1557), Double Portrait of Friends, 1523-1524, Oil on panel; 88.2 x 68 cm, Venice, Fondazione Giorgio Cini, Galleria di Palazzo Cini, Cini 40025.

Este exame extraordinário de suas carreiras oferecido pela exposição no Palazzo Strozzi foi possível graças a colaboração generosa de museus italianos eminentes como a Galleria Palatina no Palazzo Pitti, o Uffizi eo Museo di Capodimonte , e instituições estrangeiras importantes como a Galeria Nacional em Londres , a National Gallery of Art, Washington, o Museu do Louvre , Paris, e Kunsthistorisches Museum de Viena, sem que tal uma retrospectiva completa da obra dos dois artistas não seria possível.



Jacopo Carrucci, known as Pontormo, (1494-1557), Portrait of a Bishop (Monsignor Niccolò Ardinghelli?), c. 1541-1542, Oil on panel; 102 x 78.9 cm, Washington, D.C., National Gallery of Art, Samuel H. Kress Collection, 1961.9.83.

Pontormo e Rosso , ambos treinados com Andrea del Sarto mas cada um com uma abordagem independente e enorme liberdade de expressão. Pontormo, sempre um favorito dos Médici, foi um pintor aberto a variedade estilística e uma renovação da abordagem tradicional de composição. Rosso, por outro lado, estava mais ligado à tradição, ainda era plenamente capaz de voos de originalidade e inovação. Ele também foi muito influenciado pela literatura cabalística e obras esotéricas.



Giovan Battista di Jacopo, known as Rosso Fiorentino (1494-1540), Portrait of a Man, c. 1524, Oil on panel; 88.7 x 67.9 cm, Washington, D.C., National Gallery of Art, Samuel H. Kress Collection, Inv. K1735, 1961.9.59, 1611.

A exposição se propõe a oferecer uma nova interpretação e uma ilustração crítica da complexidade cultural e variedade de expressão de um movimento convencionalmente denominado " Maneirismo " , dentro do qual Rosso e Pontormo são geralmente tidos como os dois lados da moeda . Vasari, situando-os dentro da " forma moderna ", deu a entender as suas diferentes abordagens ideológicas e estilísticas. Assim, desde o início, e como o título indica, a exposição afirma claramente que cada um dos dois artistas representa uma abordagem independente nas dinâmicas políticas e culturais complexas da cidade.



Giovan Battista di Jacopo, known as, Rosso Fiorentino (1494-1540), Venus and Bacchus, 1535-1539, Oil on canvas; 209 x 162 cm, Luxembourg, Musée National d’Histoire et d’Art.


Com curadoria de Antonio Natali, diretor da Galeria Uffizi, e Carlo Falciani, professor de história da arte, a exposição mostra uma nova pesquisa filológica, histórica e iconológica no trabalho dos dois artistas desde 1956, quando o Palazzo Strozzi hospedou a Exposição de Pontormo e o precoce Maneirismo florentino, a última grande exposição monográfica dedicada a este artista líder de um movimento que só recentemente foi totalmente restabelecido pela crítica. Seu objetivo é proporcionar aos visitantes uma nova consciência do espírito artístico que dirigiu dois dos grandes mestres da pintura do Cinquecento italiano.



Jacopo Carrucci, known as Pontormo, (1494-1557), The penitent Saint Jerome, c. 1529, Tempera on panel; 105 x 80 cm, Hannover, Landesmuseum, inv. KM 132.54.

A exposição está dividida em oito seções , permitindo aos visitantes explorarem diferentes aspectos do trabalho dos dois grandes artistas e, ao mesmo tempo traçar a sua história em ordem cronológica, desde o mais tenro treinamento ao legado artístico. Concebido como duas súmulas monográficas paralelas espelhando uma ao outra, a exposição mostra a obra de Pontormo e Rosso em seqüência cronológica , permitindo aos visitantes apreciar abordagens profundamente diferentes dos dois pintores 'para a expressão artística . Além da instalação cronológica , os visitantes irão encontrar uma série de temas, tais como desenhos, retratos, ou o interesse ortodoxo (ou mesmo heterodoxo ) um sentimento religioso na superfície de muitos de seus trabalhos.




Giovan Battista di Jacopo, known as , Rosso Fiorentino (1494-1540), Holy Family with the Young St John the Baptist, c. 1521-1522, Oil on panel; 63.5 x 42.5 cm, Baltimore, Walters Art Museum, inv. 37.1072.

A exposição é introduzida por três grandes afrescos da Basílica da Santissima Annunziata , retirados anos atrás e recentemente restaurados: a jornada dos Magos de Andrea del Sarto, a Visitação de Pontormo e a Assunção de Rosso, ao lado do Retábulo de São Marcos pintado por Fra Bartolomeo e Albertinelli. Este grupo , ilustrando os dois pintores ' compartilha a experiência juvenil ainda multifacetada, e define o cenário para o contraste subseqüente entre eles, destacando as diferenças que já podiam ser detectadas em suas obras imaturas. A propensão de Pontormo ao naturalismo, na veia de Leonardo da Vinci, era uma tendência totalmente alheio à Rosso, que, por outro lado, mostrou uma maior afinidade com a musculosidade dos desenhos de Michelangelo para a Batalha de Cascina .



Jacopo Carrucci, known as Pontormo, (1494-1557), Study of a Nude (Self-portrait?), 1522-1525, 281 x 195 mm, London, The British Museum, 1936, 1010.10.

As seções iniciais da exposição usam as  pinturas harmoniosas e " perfeitas " ( Vasari ) de Andrea del Sarto para destacar movimento gradual de Pontormo e Rosso para longe de seu estilo até a sua escolha final de direções em 1517, um ano crucial representado pela justaposição da Madonna das Harpias de Andrea del Sarto com o retábulo de Santa Maria Nuova de Rosso , ambos do Uffizi , e a Madonna e a Criança com Santos da igreja de San Michele Visdomini de Pontormo. Esta última foi recentemente objeto de limpeza sensível para revelar sua paleta extraordinariamente sutil.



Giovan Battista di Jacopo, known as Rosso Fiorentino (1494-1540), Study of a Seated Nude, c 1525-1527, 363 x 214 mm, London, The British Museum, 1946, 0713.513.

Duas salas são dedicadas aos retratos de Pontormo e Rosso. Cerca de uma dúzia de obras servem para enfatizar as suas diferentes abordagens de gênero, desde sua juventude até à sua maturidade. Os retratos vêm do Louvre, da National Gallery de Londres , do Museo di Capodimonte , da Fondazione Giorgio Cini de Veneza e da National Gallery, em Washington, e compreendem 80 % de todos os retratos existentes pintados pelos dois artistas .



Jacopo Carrucci, known as Pontormo, (1494-1557), After a cartoon by Michelangelo Buonarroti, (1475-1564), Venus and Cupid, c. 1533, Oil on panel; 128 x 194 cm, Florence, Galleria, dell’Accademia, inv. 1890 no. 1570.

A seção dedicada aos desenhos, também exibidos em ordem cronológica , permitem que os visitantes analisem o desenvolvimento dos estilos e técnicas que os dois pintores utilizaram nos seus desenhos preparatório para a pintura. Estão incluidos os desenhos emblemáticos de Pontormo como o estudo para o anjo da Anunciação, na capela Capponi, na igreja de Santa Felicita em Florença, bem como o estudo de um nu do ciclo de afrescos perdido, uma vez no coro da Basílica de San Lorenzo, em Florença. Entre os principais desenhos de Rosso está um estudo de São Sebastião emprestado pelo Gabinetto Disegni e Stampe degli Uffizi e um projeto para um retábulo do Museu Britânico .




Giovan Battista di Jacopo, known as Rosso Fiorentino (1494-1540), Madonna and Child with the Young St John the Baptist, c. 1515, Oil on panel; 102.1 x 77.5 cm, Frankfurt, Städelsches Kunstinstitut, inv. no. 952.

Os visitantes também poderão acompanhar as viagens de Rosso Fiorentino entre Volterra e Florença , bem como suas viagens a Roma, onde ele estava envolvido no saqueio da cidade em 1527, e de Sansepolcro antes de fugir para a França , através de obras fundamentais: Nossa Senhora do Santo Cinto de Volognano; o casamento (restaurado) da Virgem da Basílica de San Lorenzo, em Florença ; A Morte de Cleópatra do Museu Ulrich Herzog Anton em Braunschweig ; e a Deposição da Cruz de Sansepolcro .


A influência de Dürer sobre o estilo de Pontormo é evidente na ceia em Emaús da Galeria Uffizi , que ele pintou para o refeitório do mosteiro Certosa di Galluzzo. De fato , a variedade do trabalho figurativo e temático de Pontormo é ilustrado por uma série de pinturas célebres, como a sua Visitação da igreja de San Michele em Carmignano ( restaurada para a exposição ) em seqüência com, entre outras obras , a Criança Madonna e de a coleção Capponi , o frontispício do altar da Capela Capponi em Santa Felicità e São Jerônimo da Niedersachsisches Landesmuseum em Hannover, e por duas pinturas do painel pouco conhecidos atribuídos ao artista.

A seção final é dedicada ao período durante o qual Rosso tornou-se o pintor favorito de Francisco I da França, em Fontainebleau, enquanto Pontormo em Florença era patrocinado por Cosimo I de 'Medici. Na sequência dos acontecimentos políticos e culturais dos dois campos em que trabalhavam, os artistas parecem aproximar-se de novo, apesar de sua distância física, por meio de sua adoção compartilhada do vocabulário figurativo supranacional forjado em torno do estilo de trabalho maduro de Michelangelo. Nesta sala , duas tapeçarias fabricadas segundo um modelo de Pontormo para Palazzo Vecchio penduradas ao lado de uma tapeçaria, que uma vez enfeitou a galeria de Fontainebleau, que Rosso pintou para a parte leste da galeria. Outras pinturas principais deste período incluem a Vênus de Pontormo e o Cupido da Galleria dell'Accademia, de Florença, a Vênus de Rosso e o Baco do Musée National d' Histoire et d'Art, de Luxemburgo, e a sua Pietà , c. 1530, um empréstimo raro do Louvre.

Idealizado pelo arquiteto florentino Luigi Cupellini, Pontormo e Rosso. Caminhos Divergentes  do Maneirismo é desenhado para evocar a arquitetura da época dos dois pintores em um layout que interage admiravelmente com o Palazzo Strozzi, um exemplo clássico de estilo renascentista.



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