quinta-feira, 3 de abril de 2014

Veronese: Magnificência na Veneza Renascentista


"Desde o brilho habilmente capturado da pérola, ao esplendor de suas cenas arquitetônicas, o  domínio da cor, do espaço e da luz, seu sentimento da beleza, da opulência e da graça, Veronese sempre capturou a imaginação de incontáveis ​​artistas e amantes da arte. "

                       - Diretor da Galeria Nacional ,  Dr. Nicholas Penny



Paolo Veronese (1528-1588), Allegories of Love - Respect, about 1570-5, Oil on canvas, 186.1 × 194.3 cm, © The National Gallery, London (NG 1325).

National Gallery de Londres
de 19 março - 15 junho , 2014


Paolo Veronese (1528-1588), Christ and the Centurion, about 1570, Oil on canvas, 192 × 297 cm, © Madrid, Museo Nacional del Prado (P00492).

Veronese :  Magnificência na Veneza Renascentista é dedicada a um dos artistas mais influentes do século 16. Esta exposição de 50 de suas obras, muitas das quais vieram para Londres de todo o mundo, é a coleção mais importante de obras-primas do artista à ser exibido no Reino Unido até agora .



Paolo Veronese (1528-1588), The Family of Darius before Alexander, 1565-7, Oil on canvas, 236.2 × 474.9 cm, © The National Gallery, London (NG 294).

Paolo Caliari (1528-1588) , conhecido como Veronese , foi um dos mais renomados e requisitados artistas que trabalharam em Veneza, no século 16 . Suas obras decoram igrejas, palácios patrícios, vilas e edifícios públicos em toda a região do Vêneto - e são inseparáveis ​​da nossa idéia da opulência e grandeza da República de Veneza da época.



Paolo Veronese (1528-1588), Allegories of Love - Happy Union, about 1570-5, Oil on canvas, 187.4 × 186.7 cm, © The National Gallery, London (NG 1326).

Veronese :  Magnificência na Veneza Renascentista  reúne trabalhos de todos os aspectos da obra do artista : retratos, retábulos , decorações alegóricas e obras mitológicas . As pinturas desta exposição representam o pico da produção do artista em todas as fases de sua carreira.



Paolo Veronese (1528-1588), Allegories of Love - Scorn, about 1570-75, Oil on canvas, 186.6 ×188.5 cm, © The National Gallery, London (NG 1324).

Empréstimos importantes para a exposição incluem obras de igrejas e galerias de arte de toda a Europa ( Áustria, França , Itália e Espanha ) e nos EUA. A exposição exibe muitas das obras mais célebres de Veronese, incluindo o martírio de São Jorge (cerca de 1565)  empréstado da igreja de San Giorgio in Braida, Verona, e O Casamento Místico de Santa Catarina (1565-1570, Gallerie dell'Accademia, Veneza).



Paolo Veronese (1528-1588), The Adoration of the Kings, 1573, Oil on canvas, 355.6 × 320 cm, © The National Gallery, London (NG 268).

Nenhum destes grandes retábulos foi visto anteriormente no Reino Unido e a exposição vai permitir que os visitantes possan compará-los com as pintura seculares de Veronese mais bem sucedidas do mesmo período, a magnífica família de Dario diante de Alexandre( 1565-7 ), que estava entre os primeiras grandes obras adquiridas pela National Gallery na Europa continental .



Paolo Veronese (1528-1588), The Anointment of David, about 1550, Oil on canvas, 173 × 365 cm, Kunsthistorisches Museum, Vienna (40), © KHM, Vienna.

Destaques da exposição incluem a exibição de três dos mais belos retratos do artista do período de sua chegada em Veneza : "  Retrato de um Gentleman " (cerca de 1555, Palazzo Pitti, Florença), o " Retrato de uma mulher , conhecida como a 'Bella Nani '' (cerca de 1555-1560 , Musée du Louvre , Paris) e do " Retrato de um Gentleman" (1560-1565 , do Museu J. Paul Getty , em Los Angeles) .




Paolo Veronese (1528-1588), The Adoration of the Kings, about 1573-4, Oil on canvas, 375 × 228 cm, Santa Corona, Vicenza, © Courtesy of the Soprintendenza per i Beni Storici e Artistici ed Etnoantropolici per Verona, Rovigo e Vicenza.


As obras estão reunidos na exposição , pela primeira vez em centenas de anos. Marte e Vênus Unidos pelo Amor (cerca de 1570 -1575 , The Metropolitan Museum of Art , New York), deixa os EUA pela primeira vez desde 1910 para a exposição e se reencontra , pela primeira vez desde o século 18 , com as  Quatro alegorias do Amor (cerca de 1575) da National Gallery.



Paolo Veronese (1528-1588), Martyrdom of Saint George, about 1565, Chiesa di San Giorgio in Braida, Verona, © Photo Scala, Florence.

Dois retábulos companheiro pintados para a igreja de San Benedetto Po perto de Mantua : A Virgem e o Menino com Santos Antônio Abade e Paulo, o Eremita ( 1562, Chrysler Museum of Art, de Norfolk, Virginia) e a Consagração de São Nicolau (1562) da National Gallery, estão expostas juntas sòmente pela segunda vez desde o século 18.



Paolo Veronese (1528-1588), The Virgin and Child with Saint Peter and a Female Saint, about 1550-5, Oil on canvas, 119 × 95 cm, Pinacoteca Civica, Vicenza (A 77), © Courtesy Musei Civici Vicenza.

A adoração da Galeria dos Reis (1573 ) , pintada para a igreja de São Silvestre em Veneza, há muito tempo uma das  pinturas mais admiradas do artista e recentemente limpa, será mostrado ao lado de um retábulo do mesmo assunto , pintado no mesmo ano para o igreja de Santa Corona, Vicenza. Estas imagens nunca foram vistos juntos desde que foram no estúdio do artista.




Paolo Veronese (1528-1588), Saints Geminianus and Severus,c. 1560, Oil on canvas, 341 x 240 cm, Galleria Estense, Modena.

Nascido em Verona em 1528, filho de um pedreiro, Veronese entrou no atelier de Antonio Badile em 1541. Trabalhando em Verona, ele realizou importantes encomendas para as igrejas e famílias aristocráticas, como a Canossa e Bevilacqua. 



Paolo Veronese (1528-1588), Portrait of a Lady, known as the 'Bella Nani', about 1560-5, Oil on canvas, 119 × 103 cm, Musée du Louvre, Paris (R.F. 2111), © RMN (Musée du Louvre)/All rights reserved.

No início da década de 1550, Veronese se mudou para Veneza, uma cidade da qual ele raramente saía. Foi aqui, apoiado por Ticiano, e trabalhando ao lado de Jacopo Sansovino e Andrea Palladio, que ele foi estabelecido como um dos principais artistas da Europa. Sua reputação póstuma foi tão consistentemente elevada quanto a sua influência foi forte. A obra de Van Dyck, Rubens, Watteau, Tiepolo e Delacroix se inspiram no seu exemplo.



Paolo Veronese (1528-1588), Portrait of a Gentleman, about 1560-5, Oil on canvas, 192.1 × 134 cm, © The J. Paul Getty Museum, Los Angeles (71.PA.17).




Paolo Veronese (1528-1588), The Rest on the Flight into Egypt, about 1570-2, Oil on canvas, 236.2 x 161.3 cm Frame: 281.3 x 205.4× 11.4 cm, © Collection of The John and Mable Ringling Museum of Art, the State Art Museum of Florida, Florida State University, Sarasota Florida (SN82).



Paolo Veronese (1528-1588), Perseus and Andromeda, 1575-80, Oil on canvas, 260 × 211 cm, Musée des Beaux - Arts, Rennes (1801-1-1), © MBA, Rennes, Dist. RMN/Adélaïde Beaudoin.



Paolo Veronese (1528-1588), The Mystic Marriage of Saint Catherine, about 1565-70, Oil on canvas, 337 × 241 cm, Gallerie dell'Accademia, Venice (1324), © Courtesy of the Ministero dei Beni e delle attività culturali e del turismo.



Paolo Veronese, (1528-1588), Conversion of St Pantaleon, 1587-88, Oil on canvas, 277 x 160 cm, San Pantalon, Venice.


Paolo Veronese (1528-1588), Portrait of a Gentleman, about 1555, Oil on canvas, 104.5 × 108 cm, Galleria Palatina, Palazzo Pitti, Florence (216), © Soprintendenza Speciale per il Polo Museale Fiorentino.



Paolo Veronese, The Virgin and Child with Saints and Donors (modello for the Pala Bevilacqua Lazise), about 1546, Oil on paper, mounted on canvas, 50 x 36 cm, Galleria degli Uffizi, Florence (1890 n. 1316), © Soprintendenza Speciale per il Polo Museale Fiorentino.



Paolo Veronese (1528-1588), Saint Menna, about 1560, Oil on canvas, 247 × 122 cm, Galleria Estense, Modena (433), © Courtesy of the Ministero dei Beni e delle Attività Culturali e del Turismo - Archivio, Fotografico della SBSAE di Modena e Reggio Emilia.



Paolo Veronese (1528-1588), The Anointing of David, about 1550, Oil on canvas, 173 × 365 cm, Kunsthistorisches Museum, Vienna (40), © KHM, Vienna.



Paolo Veronese (1528-1588), The Supper at Emmaus, about 1555, Oil on canvas, 290 × 488 cm, Musée du Louvre, Paris (146), © RMN (Musée du Louvre)/Gérard Blot.



Paolo Veronese (1528-1588), The Conversion of Mary Magdalene, about 1548, Oil on canvas, 117.5 × 163.5 cm, © The National Gallery, London.



Paolo Veronese (1528-1588), The Rape of Europa, 1575, Oil on canvas glued to oak panel, 59.5 × 70 cm, © The National Gallery, London (NG97).






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