Museu Städel
Frankfurt am Main
19 fevereiro - 11 maio , 2014
Hans am Ende (1864-1918), Portrait of a Young Girl, 1897, Etching, 346 x 249 mm, Städel Museum, Graphische Sammlung, Frankfurt am Main, Photo: Städel Museum - ARTOTHEK.
O Städel Museu apresenta retratos selecionados e auto-retratos de artistas modernos na exposição Vis -à-vis . Retratos do Departamento de Gravuras e Desenhos , que compreende cerca de 100 obras do acervo da coleção de artes gráficas . Abrangendo desenhos, gravuras e fotografias , o conjunto para ser colocado à mostra está apresentado em sua maior parte em ordem cronológica.
Odilon Redon (1840-1916), Édouard Vuillard, 1900, Lithograph, 486 x 366 mm, Städel Museum, Graphische Sammlung, Frankfurt am Main, Photo: Städel Museum, ARTOTHEK
Temporalmente varia de um auto-retrato gravado do final do século XVIII do pintor Francisco de Goya (1746-1828) à um retrato do compositor americano Philip Glass , gravado por seu amigo Chuck Close (nascido em 1940) em 1995. Artistas bem conhecidos e menos conhecidos - por exemplo, Jean- Auguste- Dominique Ingres, Edouard Manet , Vincent van Gogh, Edvard Munch, Käthe Kollwitz , Hans sou Ende , Max Beckmann , Ernst Ludwig Kirchner , Albert Müller, Otto Pankok , Olaf Gulbransson , David Hockney e Christian Boltanski - estão representados por obras que exploram um gênero de grande importância histórico-artístico - o retrato - de formas fascinantes e muito diferentes .
Nadar (1820-1910), George Sand, 1864, Photography, 308 x 243 mm, Städel Museum, Frankfurt am Main, Photo: Städel Museum, ARTOTHEK.
" A imagem de espelho do eu ou do rosto de outra pessoa vis-à -vis , tem sido um desafio para os artistas durante séculos. Estamos muito satisfeitos em ter a oportunidade proporcionada por esta exposição para apresentar uma seleção altamente atrativa artisticamente de exemplos desse tipo pictóricos do Departamento do Museu Städel de gravuras e desenhos , cujo acervo abrangem mais de 100.000 obras ", comenta o diretor Städel Max Hollein .
Albert Müller (1897-1926), Kirchnerhead, 1926, Etching, drypoint, overdrawn with ink by Ernst Ludwig Kirchner, 465 x 325 mm, Graphische Sammlung, Städel Museum Frankfurt am Main, Photo: Städel Museum, ARTOTHEK.
"Com a sua frontalidade rigorosa , particularmente em face das semelhanças exigem um diálogo um com o outro. E, assim, eles se referem os seus visitantes com uma situação original vis-à -vis, em que um artista olha e registra o tema com toda intensidade. Na mostra, esta constelação fundamental vai acompanhar cada consulta de como e porque? Que pintou quem , porquê e como ? ", Observa Jutta Schütt , a curadora da exposição e diretora do Departamento de Gravuras e Desenhos após 1750 .
Com a ajuda da grande diversidade de exposições que cobrem cerca de dois séculos , a mostra também serve como um lembrete de como o gênero do retrato desenhado ou impresso passou por uma grande mudança no século XIX, com o surgimento da fotografia, e como sers artistas desenvolveram formas equivalentes independentes de expressões artísticaa em resposta .
Max Liebermann (1847-1935), Self-Portrait, 1924, Black chalk, 299 x 234 mm, Städel Museum, Graphische Sammlung, Frankfurt am Main, Photo: Städel Museum, ARTOTHEK.
Nossa apresentação fornece informações sobre este desenvolvimento com obras como os retratos desenhados de Jean -Auguste- Dominique Ingres (1780-1867) , que, estando em Roma, em 1816, assim ganharam um pouco de dinheiro extra, ou o plano concebido por Carl Philipp Fohr (1795-1818) para um grupo Retrato de Artistas alemães no Café Greco ( 1818) . Não demorou muito para que o novo meio eliminasse o desejo , bem como a necessidade de o desenho do retrato .
Lovis Corinth (1858-1925), Studies for a Self-Portrait, 1909, Pencil, 345 x 256 mm, Städel Museum, Graphische Sammlung, Frankfurt am Main, Photo: Städel Museum - U. Edelmann, ARTOTHEK.
Para muitos artistas , a fotografia tornou-se um auxiliar de trabalho , para outros um incentivo para explorar novos meios em gravura. Entre as obras que representam a arte da segunda metade do século XIX, estão, além da fotografia de Nadar (1820-1910) de George Sand ( 1864), duas litografias diferentes de Edouard Manet ( 1832-1883 ) , ambas denominadas Retrato de Berthe Morisot (1872) . O tema, que era a cunhada do artista, uma vez retratada em preto, no outro exemplo as linhas refazem seus contornos .
Käthe Kollwitz (1867-1945), Self-Portrait, Hand at the Forehead, 1910, Etching, drypoint, 447 x 313 mm, Städel Museum, Graphische Sammlung, Frankfurt am Main, Photo: Städel Museum, ARTOTHEK, © VG Bild-Kunst, Bonn 2014.
O renascimento da técnica de gravura em Paris também é compreendida em relação à invenção da fotografia . James Abbott McNeill Whistler da (1834-1903) Retrato de Becquet O violinista (1859) demonstra este fenômeno , assim como as semelhanças pictóricas e gravadas de forma dinâmica por Anders Zorn ( 1860-1920 ) . A obra L' homme à la pipe ( 1890) de Vincent van Gogh ( 1853-1890 ) também poderá ser vista em Vis -à-vis . Retratos do Departamento de Gravuras e Desenhos . A única gravura na obra do artista holandês, impressa uma vez em marrom avermelhado e uma vez em preto, que é uma reminiscência de sua pintura do altamente renomado Dr. Gachet (1890 ), que foi confiscada do Museu Städel em 1937.
Max Beckmann (1884-1950), Portrait of Fridel Battenberg, 1916, Pencil, 308 x 235 mm, Städel Museum, Graphische Sammlung, Frankfurt am Main, Photo: Städel Museum – U. Edelmann, ARTOTHEK, © VG Bild-Kunst, Bonn 2014.
A justaposição de diferentes tipos de retratos na mostra trará alianças improváveis de aparência : o jardineiro municipal de Frankfurt, Sebastian Rinz , por exemplo, vai encontrar Karl Marx em uma fotografia (1875) e o presidente americano William Howard Taft (1911) em uma gravura . Há um certo senso de humor na forma como Lovis Corinth (1858-1925) olha para o seu filho Thomas , retratando a roupa do último de forma a enfatizar a sua expressão facial.
Chuck Close (*1940), Phil Spitbite, 1995, spitbite etching, 718 x 502 mm, Graphische Sammlung, Städel Museum, Frankfurt am Main, Photo: Städel Museum, Frankfurt am Main, © Chuck Close, courtesy Pace Gallery.
Olaf Gulbransson (1873-1958) e David Hockney (nascido em 1937) fazem uso de atitude corporal e roupas com muito a mesma intenção em suas obras , pois eles estão vizinhos duração da mostra. Duas semelhanças muito diferentes do escritor Thomas Mann também convidam a comparação: a interpretação excêntrica de Max Oppenheimer austríaco (1885-1954) e um retrato oficial fornecido por Max Liebermann (1847-1935) em 1925, em cumprimento de uma encomenda da S . Fischer editora. As coleções completas do Stadel vão além disso permitindo a apresentação conjunta de dois retratos muito especiais reunindo não apenas os seus temas, mas também, marcando o centenário do início da Primeira Guerra Mundial: a xilogravura de Ernst Ludwig Kirchner para seu camarada Hugo Biallowons , que morreu em ação, e uma litografia executada por Max Beckmann (1884-1950) , em comemoração de seu cunhado Martin Tube.
Ernst Ludwig Kirchner (1880-1938), Self Portrait (Melancholy of the mountains), 1929, Woodcut, 546 x 400 mm, Städel Museum, Graphische Sammlung, Frankfurt am Main, Photo: Städel Museum - U. Edelmann, ARTOTHEK.
Além de retratos de outras pessoas , a apresentação também conta com auto retratos , por exemplo , um de Käthe Kollwitz (1867-1945) , que desde a década de 1890 em diante inspecionados e gravou seu próprio rosto novo e de novo em xilogravuras , gravuras e litografias. Particularmente a exibição de lado a auto- retratos a lado trará semelhanças surpreendentes nas obras de diferentes artistas à luz. Por exemplo, a exposição compara semblantes desenhados à lápis de Lovis Corinth com exemplos mais recentes, como o canto de um Horst Janssen (1929-1995) e uma careta de Bruce Nauman (nascido em 1941).
Anders Zorn (1860-1920), Auguste Rodin, 1906, Etching, drypoint, 374 x 277 mm, Städel Museum, Graphische Sammlung, Frankfurt am Main, Photo: Städel Museum, ARTOTHEK.
A semelhança de Ernst Ludwig Kirchner pode ser vista , na gravura de seu amigo e pupilo Albert Müller ( 1897-1926 ) . A primeira prova de estado sofreu correções veementes pelo próprio tema . Kirchner também esta presente na melancolica xilogravura auto retrato das montanhas (1929) que é tão típica de sua obra tardia.
Edouard Manet (1832-1883), Portrait of Berthe Morisot, 1872, published 1884, Lithograph, 450 x 315 mm, Städel Museum, Graphische Sammlung, Frankfurt am Main, Photo: Städel Museum - U. Edelmann, ARTOTHEK.
Seu contemporâneo Max Beckmann , um artista de importância semelhante para Frankfurt e a coleção Städel , pode ser vista no excelente Auto-Retrato com um chapéu de Stiff (1921 ), dos quais duas versões estão incluídas. O suíço Urs Lüthi (nascido em 1947) rá demonstrar um jogo de auto- interrogatório e auto-transformação , com sua série de cópias de offset depois fotografias em preto -e-branco , uma forma de auto -retrato característico da década de 1970.
Johannes Kaspar Eissenhardt (1824-1896), City gardener Rinz, Etching, proof, 155 x 105 mm, Städel Museum, Graphische Sammlung, Frankfurt am Main, Photo: Städel Museum, ARTOTHEK.
Entre as semelhanças da segunda metade do século XX , a mostra apresenta o desenho Retrato de Diego (1950) de Alberto Giacometti ( 1901-1966 ) , um testemunho assombroso de busca e luta incomparável do artista. Nós além disso temos participações de impressão da coleção de agradecer pela xilogravura a cor de grande escala de Roy Lichtenstein (1923-1997) a partir de sua série de xilogravuras expressionistas (1980). Contra o fundo do museu da gravura expressionista , esta nova maneira revisita a Pop -Art de forma que a atual arte alemã tenha um significado especial dentro da coleção Städel.
Ernst Ludwig Kirchner (1880-1938), Head of Erich Heckel, 1906, Drypoint, 357 x 226 mm, Städel Museum,Graphische Sammlung, Frankfurt am Main, Photo: Städel Museum, ARTOTHEK.
No encontro entre o espectador e o tema, cada retrato conta a sua própria história individual. Ao mesmo tempo, na apresentação conjunta dos retratos datando de 200 anos de história da arte, cara a cara. Retratos do Departamento de Gravuras e Desenhos permitem fazer comparações e revelam semelhanças que facilmente ultrapassam as fronteiras estilísticas e temporais.
Edouard Manet (1832-1883), Portrait of Berthe Morisot, 1872, published 1884, Lithograph, 450 x 315 mm, Städel Museum, Graphische Sammlung, Frankfurt am Main, Photo: Städel Museum, ARTOTHEK.
Otto Pankok (1893-1966), Musician Hellmers, around 1920, Charcoal, 925 x 435 mm, Städel Museum, Graphische Sammlung, Frankfurt am Main, Photo: Städel Museum, © Otto Pankok.
Vincent van Gogh (1853-1890), L’Homme à la Pipe, 1890, Etching, printed in red, 333 x 235 mm, Graphische Sammlung, Städel, Museum Frankfurt am Main, Photo: Städel Museum, ARTOTHEK.
Nenhum comentário:
Postar um comentário