O nome de "Georgia O'Keeffe" evoca uma enxurrada de imagens. Suas aquarela abstratas, que ela exibiu pela primeira vez em 1917 na galeria de Alfred Stieglitz, 291.
Stieglitz fotografou Georgia O'Keeffe em preto-e-branco durante 30 anos, obsessivamente o rosto, as mãos o torso, criando um catálogo volumoso de mais de 300 retratos. Um desses retratos "Mãos e Dedal", de 1920 apareceu num selo postal em 2002 como parte do painel americano dos Mestres da Fotografia.
Em seguida eles começaram um relacionamento juntos, viveram e trabalharam em Nova York, e na casa de verão da família Stieglitz em Lake George, Nova Iorque. Durante este tempo, ela pintou cenas de Manhattan, incluindo fotos dos arranha-céus que observava da janela de seu apartamento no Shelton Hotel.
Na década de 1920, ela pintou telas apresentando seu tema mais reconhecível e memorável: flores. O quadro "Red Poppy" (papoulas vermelhas) , que O'Keeffe pintou em 1927, foi destaque num selo postal dos EUA em 1996 (dez anos após sua morte, aos 98 anos de idade.
As pinturas de flores revelam seu fascínio com a forma e a cor. Estas não são interpretações botânicas altamente detalhadas, mas, O'Keeffe cuidadosamente selecionava uma flor, uma papoula, petúnia, ou um copo de leite, e reduzia a planta à sua forma mais básica, a fim de criar uma abstração audaciosa, muitas vezes eliminando detalhes minuciosos da forma natural da flor. Na maioria das vezes, suas pinturas são evocações, em vez de transcrições literais de uma flor, o seu uso dramático da cor e a abstração para determinar a flor precisa a ser representada.
Em 1929, O'Keeffe visitou amigos que viviam em Taos, Novo México. Ela ficou profundamente tocada pela paisagem do deserto do Novo México e da cultura nativa americana. Voltou a cada ano, até que ela se mudou para lá permanentemente em 1949.
As pinturas de flores, trazem à mente a fascinação de O'Keeffe com a natureza, a paisagem ao redor de suas casas em Abiquiu e Ghost Ranch, e a famosa silhueta do Cerro Pedernal, um de seus temas favoritos.
As pinturas de flores, no entanto, têm ressonância especial para muitos de seus admiradores. Sua beleza agrada a um público amplo.
O diretor de Arte Derry Noyes colaborou com a designer Margaret Bauer para criar o selo homenageando O'Keeffe 1996. Noyes reconheceu que a natureza abstrata de pinturas de flores de O'Keeffe desafiavam as dimensões do formato de selo diminuto. "A sensualidade e a cor da 'Red Poppy'- uma bela pintura era perfeitamente legível no tamanho do selo. O bônus, é claro, é que a cor só aparece fora do envelope. "O desafio particular de Bauer foi adicionar os elementos tipográficos - familiares e necessários" "a denominação EUA para o selo, sem comprometer a integridade da pintura e beleza austera. "Margaret foi o cérebro por trás do tratamento tipografico."
"É o meu desenho favorito de selo de todos os tempos", acrescentou Noyes.
Alfred Stieglitz fotografia © O Instituto de Arte de Chicago
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