A exposição Papier glacé, um século de fotografia de moda na Condé Nast, se apoia nos arquivos da Condé Nast de Nova York, Paris , Milão e Londres, para levantar cento e cinqüenta cópias, a maior parte originais, dos maiores fotógrafos de moda de 1918 até hoje .
décors
Os leitores da Vogue querem ver móveis e cenários elegantes e senhoras inteligentes, vestidas graciosamente contra esses fundos.
M. F. Agha, diretor artístico da Condé Nast
Baron Adolf de Meyer (1868-1946) Vogue américain, février 1921 L’actrice Jeanne Eagels. Robe Chéruit Tirage gélatino-argentique d’époque Archives Condé Nast, New York
Os redatores e diretores de arte das revistas Vogue , Glamour e , mais recentemente, W, nunca deixaram de revelar os imensos talentos, desempenhando um papel fundamental na renovação da fotografia de moda.
Henry Clarke (1918-1996) Vogue français, mai 1951 Gigi. Blouse Lanvin Castillo Tirage gélatino-argentique d’époque Palais Galliera, Paris
ficções
"Eu sempre senti que estávamos vendendo sonhos, não roupa. »
Irving Penn, Fotógrafo da Vogue de 1943 à 2004
Deborah Turbeville (1938-2013) Vogue américain, mai 1975 Maillots de bain Jean-Louis Scherrer, Stephen Burrows, Courrèges, Ungaro Impression à jet d’encre d’après ektachrome original Archives Condé Nast, New York
O primeiro fotógrafo contratado pelo grupo de imprensa foi o Barão Adolf Meyer. Ele foi seguido por Edward Steichen , George Hoyningen-Huene, Horst P. Horst, Cecil Beaton, Erwin Blumenfeld, Irving Penn. Em seguida, `a partir de 1950, Guy Bourdin, William Klein, David Bailey, Helmut Newton, Bruce Weber, Peter Lindbergh, Steven Meisel, Inez van Lamsweerde & Vinoodh Matadin, Miles Aldridge ...
Clifford Coffin (1913-1972) Vogue américain, juin 1949 Maillots de bain Cole of California, Mabs, Caltex et Catalina Impression à jet d’encre d’après ektachrome original Archives Condé Nast, New York
Esta exposição é uma oportunidade para redescobrir o trabalho de oitenta fotógrafos no limite de suas carreiras . Organizada tematicamente, permite destacar a filiação entre esses fotógrafos que formaram, ao longo das páginas, a identidade e a história da Vogue.
George w (1900-1968) Vogue américain, juillet 1929 Tenues de bain « Ondine » Lucien Lelong Tirage gélatino-argentique d’époque Archives Condé Nast, New York
rua
"Eu estava interessado em um sentimento descartável, eu queria para obter o grão da vida para este mundo artificial. »
Alexander Liberman, diretor artistico daVogue americana de 1943 à 1961
Constantin Joffé (1911-1992) Vogue américain, septembre 1945 Robe conçue par Vogue, patron nº 261, bijoux John Rubel, manchon Gunther, chapeau John Frederics Impression à jet d’encre d’après ektachrome original Archives Condé Nast, New York
Diálogos assim estabelecidos naturalmente entre os interiores elegantes do Barão de Meyer e Henry Clarke, as movimentações de cenas narrativas de Cecil Beaton e Deborah Turbeville , os instantâneos de Norman Parkinson e William Klein , as experimentações visuais de Erwin Blumenfeld e Paolo Roversi; os jogos surrealistas de Man Ray, John Rawlings e Guy Bourdin , os corpos glorificados de Horst P. Horst e Herb Ritts, os retratos das modelos de Irving Penn, Peter Lindbergh e Corinne Day .
David Bailey (né en 1938) Vogue anglais, avril 1962 Jean Shrimpton. Caban Weatherbee Tirage gélatino-argentique d’époque Archives Condé Nast, New York
Silhuetas
«Os nossos quadros são a essência de uma página e cada página tem que ter o seu próprio rosto, seu próprio espírito, para captar milhões de olhos ou é apenas um pedaço de material impresso. »
Erwin Blumenfeld, 1951 fotógrafo da Vogue francesa de 1938-1939 e da Vogue americana de 1944-1955.
Erwin Blumenfeld (1897-1969) Vogue américain, mars 1945, couverture Opération pour soutenir le don du sang pour la Croix-Rouge Impression à jet d’encre d’après ektachrome original Archives Condé Nast, New York
Natures mortes
Guy Bourdin (1928-1991) Vogue français, février 1955 Capeline Claude Saint-Cyr, gants Kirby Beard, boucles d’oreilles Gripoix Tirage pigmentaire moderne d’après tirage original Art + Commerce
As fotografias são acompanhadas por uma dúzia de roupas de estilistas, a partir das coleções do Palais Galliera. Em duas salas de leitura, umas cinqüenta revistas sob a vitrine telas usadas permitem "folhear" os temas marcantes das publicações da Condé Nast. Finalmente, filmes contemporâneos projetados em grandes telas delineam o futuro possível da fotografia de moda. Depois de Berlim, Milão, Edimburgo, o itinerário continuará em Zurique, West Palm Beach, Fort Worth e Tóquio.
John Rawlings (1912-1970) Vogue américain, mars 1943 Chapeau Lilly Daché, bijoux et poudrier Van Cleef & Arpels, gants chez Stern Impression à jet d’encre d’après ektachrome original Archives Condé Nast, New York
Miles Aldridge (né en 1964) Vogue italien, septembre 2002 Impression numérique couleur Collection Miles Aldridge
Elogio do corpo
"Eu quero cabeças, eu quero braços, eu quero pernas! Eu quero pés!
Eu quero mãos! "
Diana Vreeland, editors da Vogue americana de 1963-1971
Mert Alas (né en 1971) & Marcus Piggott (né en 1971) Vogue français, novembre 2008, couverture Vanessa Paradis. Cagoule Miu Miu, maquillage Chanel Tirage fine art sur papier baryté, 2014 Courtesy Alas et Piggott
Herb Ritts (1952-2002) Vogue américain, juin 1987 String de bikini Giorgio de Sant’Angelo Tirage élatino-argentique d’époque Archives Condé Nast, New York
Retratos
"Uma fotografia de moda não é uma fotografia de um vestido; é uma fotografia de uma mulher. "
Alexander Liberman, diretor artístico da Vogue americana de 1943-1961
Edward Steichen (1879-1973) Vogue américain, décembre 1923 La danseuse Leonore Hughes. Chapeau Betty & Anne Tirage gélatino-argentique d’époque Archives Condé Nast, New York
Peter Lindbergh (né en 1944) Vogue italien, mars 1989 Lynne Koester, Ulli Stein Meier, Cindy Crawford et Linda Evangelista. Blazers et chemises New York Industry, cravates Comme des Garçons Homme Tirage gélatino-argentique moderne, 2012 Collection Peter Lindbergh
Corinne Day (1965-2010) Vogue anglais, juin 1993 Kate Moss. Soutien-gorge Janet Reger, robe portée en jupe à commander chez Liza Bruce Tirage à développement chromogène d’époque Archives Condé Nast, Londres
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