segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Zurbarán (1568 – 1664)

14 de setembro, 2013 - 06 de janeiro de 2014
No outono de 2013 o Palazzo dei Diamanti recebe pela primeira vez na Itália uma monografia dedicada ao pintor espanhol Francisco de Zurbarán (1598-1664), o grande místico do Siglo de Oro.


San Serapio, 1628
Olio su tela, cm 120,2 x 104 
Hartford, Wadsworth Atheneum Museum of Art, The Ella Gallup Sumner and Mary Catlin Sumner Collection Fund

A exposição, organizada pela Fundação Arte Ferrara e do Centro de Belas Artes de Bruxelas, é uma importante oportunidade para descobrir o poder das invenções de um artista extraordinário, sempre lembrado pelos críticos como o "Caravaggio espanhol".


La visione di san Pietro Nolasco, 1629
Olio su tela, cm 179 x 223 
Madrid, Museo Nacional del Prado

Entre os protagonistas da arte ibérica do século XVII, juntamente com Velázquez e Murillo, Zurbarán reinventou os temas clássicos, graças a um estilo muito moderno, deixando como herança obras abrangidas por um naturalismo seco e monumental, síntese admirável de tradição e inovação.


Ritrovamento dell’immagine della Vergine del Puig, 1630
Olio su tela, cm 165,3 x 208,8 
Cincinnati Art Museum
Dono di Miss Mary Hanna, Mr e Mrs Charls P. Taft e Mr Stevenson Scott in memoria di Charles Frederick Fowles

Em vida, o artista teve um grande sucesso devido à sua capacidade de interpretar o fervor religioso de seu tempo com imagens do cotidiano e visionárias, íntimas e grandiosas,  até mesmo nos tempos modernos, a partir do século XIX e até a segunda metade do século XX, suas pinturas têm sido uma inspiração para várias gerações de artistas, desde os românticos a Manet, até Morandi, Dalí e Picasso.



Fra' Jerónimo Pérez, c. 1632-34
Olio su tela, cm 193 x 122 
Madrid, Museo de la Real Accademia de Bellas Artes de San Fernando

Uma seleção de obras dos mais importantes museus e coleções particulares da Europa e América traçam toda a carreira de Zurbarán das obras com as quais ele se tornou influente em Sevilha ", a Florença do espanhola", àquelas marcadas pela dramáticidade e luminosidade contrastadas com a corrente do tenebrismo inspirada por Caravaggio e Ribera, como São Francisco de Assis em seu túmulo, até às pinturas sucessivas de sua estada  em Madrid e seu contato com Velázquez, onde a atmosfera de luz vai ser mais clara, vislumbres felizes da paisagem, e os detalhes domésticos .



L'arcangelo Gabriele, c. 1631-32
Olio su tela, cm 146,5 x 61,5
Montpellier, Musée Fabre

Sua pintura se distingue tanto pela capacidade de definir volumes no espaço e a incidência da luz, que por causa de abstração e simplificação, atingindo a essência das coisas através de uma visão clara e clara da realidade. É inegavel a mestria sem paralelo da pintura dos tecidos, desde o caráter mais austero, quase escultureo e jogados em uma única tonalidade, ao mais refinado, restituindo graças a uma paleta de intensa e brilhante, como em Santa Casilda, mais perto da imagem de um nobre da corte que a um de um religioso.



Immacolata Concezione, c. 1635
Olio su tela, cm 178 x 138 
Sigüenza, Museo Diocesano, deposito della "Fundación Perlado Verdugo" di Jadraque

A exposição revela a riqueza e a variedade de opções de Zurbarán: visões de êxtase e esmagadora cenas do cotidiano permeadas por um forte misticismo e realismo, íntima performances Marian, mitológicos, temas alegóricos e deslumbrantes naturezas-mortas, como um copo de água e uma rosa, revelando a vida silenciosa dos objetos.




San Francesco, c. 1635
Olio su tela, cm 204,8 x 113,4
Milwaukee Art Museum

Comissariada por Ignacio Cano, com os pareceres dos peritos de Gabriele Finaldi, organizada pela Fundação Arte Ferrara e do Centro de Belas Artes, em Bruxelas, com a colaboração especial do Museo Nacional del Prado e do Museo de Bellas Artes de Sevilha




Una tazza d’acqua e una rosa su un piatto d’argento, c. 1630
Olio su tela, cm 21,2 x 30,1
Londra, The National Gallery. Acquistato dal George Beaumont Group, 1997



La casa di Nazaret, c. 1644-45
Olio su tela, cm 151,2 x 204,8 
Madrid, Fondo Cultural Villar Mir



Vergine Bambina addormentata, c. 1655-60
Olio su tela, cm 109 x 90 
Jerez de la Frontera, Capitolo della Cattedrale



Agnus Dei, c. 1634-40
Olio su tela, cm 35,6 x 52,1
The San Diego Museum of Art. Dono di Anne R. e Amy Putnam



Santa Casilda, c. 1635
Olio su tela, cm 171 x 107
Madrid, Museo Thyssen-Bornemisza



Cristo crocifisso con un pittore, anni Cinquanta del Seicento
Olio su tela, cm 105 x 84 
Madrid, Museo Nacional del Prado



XII Beniamino, anni Quaranta del Seicento
Olio su tela, cm 198 x 102
Collezione privata


San Giovanni Battista o La visione di san Giovanni Battista, 1659
Olio su tela, cm 119 x 196
Collezione privata



Madonna col Bambino e san Giovannino, 1662
Olio su tela, cm 169 x 127
Bilbao, Museo de Bellas Artes

Um comentário:

  1. Zurbarán (1568 – 1664)

    http://www.gabineted.blogspot.com.br/2013/09/zurbaran-1568-1664.html

    14 de setembro, 2013 - 06 de janeiro de 2014
    No outono de 2013 o Palazzo dei Diamanti recebe pela primeira vez na Itália uma monografia dedicada ao pintor espanhol Francisco de Zurbarán (1598-1664), o grande místico do Siglo de Oro.

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