segunda-feira, 9 de setembro de 2013

"Toni" e sua arte nos contos de Cesare Zavattini

Cesare Zavattini o ilustre "cicerone" da exposição que de Riccione dedica à figura e obra de Antonio Ligabue (1899-1965).

Zavattini, diretor, roteirista, escritor, jornalista, caricaturista e pintor, bem como, a ele se deve, já na década de 50, a primeira verdadeira aproximação da arte do "singelo" por parte da cultura figurativa oficial. 



Volpe con gallina, 1955

de11 julho - 31 agosto 2013
Riccione - Galeria de Arte Moderna e Contemporânea Villa Franceschi
Via Gorizia, 47838 Riccione Rimini, República Italiana



Memorável é sua monografia, Ligabue um texto poético, publicado por Franco Maria Ricci, em 1968. Não faltam, "evidências" de um interesse de Zavattini por Ligabue também no cinema, como demonstrado na exposição de importante repertório inédito da extensa documentação recentemente doada pelo filho de Zavattini, Arturo, para a Biblioteca Panizzi em Reggio Emilia.




Idealmente, portanto, Cesare Zavattini pode ser considerado o "diretor" desta exposição que percorre os corredores da Villa Villa Franceschi e as da Vila Mussolini.



Il Re della Foresta, 1959

Cerca de oitenta obras de Antonio Ligabue, incluindo pinturas, desenhos e esculturas refazendo as etapas de sua vivência humana e artística, desde o início até os últimos anos de vida.



Na grande antologia, dividida em seções temáticas, não podem faltar o seu tema favorito "Toni", incluindo auto-retratos olhar sempre cheio de intensas novas inflexões psicológicas e as representações do mundo animal, em sua ferocidade primitiva.


Autoritratto con torre, 1948

As imagens que capturam e encantam com sua força cromática e aparente simplicidade, mas que, na verdade, parecem pressagiar uma complexidade de referências culturais, citações e contaminações estilísticas com várias artes visuais, como filmes e ilustração.



A exposição termina com uma secção dedicada à "Za" pintor que inclui pinturas e desenhos feitos entre os anos 70 e 80 do século passado, alguns dos quais são exibidos pela primeira vez em público, preservadas nos museus cívicos Reggio Emilia.


Autoritratto con cane, 1957

A exposição tem curadoria de Daniela Grossi e Claudio Spadoni, com a colaboração de Sara Andruccioli e Orlando Piraccini. Consultor científico para Ligabue Augusto Agosta Tota. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Riccione colaboração com o Instituto de património artístico, cultural e natural da Emilia-Romagna e do Centro de Estudos e Arquivo Antonio Ligabue di Parma.


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