segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Retrospectiva Erro no Mac Lyon

"Estamos identificados pelas imagens, é impossível escapar delas. [...] Parece-me que eu sou como uma espécie de repórter do repórter [...] que reune todas as imagens do mundo, e eu estou aqui para fazer a síntese. "

de 03 de outubro de 2014 a 22 de fevereiro de 2015 

No Museu de Arte Contemporânea Cité Internationale de Lyon
81 Quai Charles de Gaulle
69006 Lyon


Diana e Apollo, circa 1975 Série Spa ale - Huile et peinture glycérophtalique sur toile 100.5 × 88,5 cm Collection de l’artiste, Paris - © Archives Erró

Criadas por Erró, é no final dos anos cinqüenta que surge a matéria-prima existente para sua obra. É recuperar materiais, textos, imagens ou objetos para transformar e dar-lhes um novo significado. 

Seu trabalho: É colocar esses elementos heterogêneos em novas configurações ou novas histórias. Erro é um virtuoso incondicional da colagem. Ele fez suas primeiras colagens, osdesenhos- tragicômicos da série Radioatividade em Jaffa, em 1958. Mas foi em Paris em 1959-1960 com a série de Meca-Maquilhagem, composições misturando máquinas e peças usinadas para os rostos dos manequins que, antes de tudo, ele começou a transpor em pinturas muitas de suas montagens de ilustrações.




Empire State Building, 1979 Série Chinese Paintings  óleo sobre tela, 63,5 x 98,5 centímetros Coleção do artista, Paris © Archive Erró © ADAGP Paris de 2014 
Erro está entre as figuras importantes da vanguarda Europeia dos anos sessenta e na história da arte desse período, seu nome está associado não só na renovação da representação pictórica, através da invenção de telas -collages críticas ou satíricas mas também o movimento dos happenings e da onda do cinema experimental. `

Embora muitas vezes associado a grupos artísticos, como o surrealismo, a figuração narrativa ou a pop art, ele não se filiou a nenhum destes. 




Nato de 1977 Serie Oeste vista pelo Leste pintura alquídica sobre tela, 114 x 160 cm Colecção do artista, Paris © Archive Erró © ADAGP Paris de 2014

"A pintura é o laboratório do possível: um lugar onde podemos experimentar, transformar o velho em novo. Eu pinto porque a pintura é a forma particular da utopia, do prazer, da felicidade e do estar só contra todos, e a alegria de provocar »



The Big Fox de 1964 Serie Volta para os EUA pintura alquídica sobre tela 137 x 200 cm Coleção do artista, Paris © Archive Erró © ADAGP Paris de 2014
Na era da internet e da globalização-googlisation do mundo, o trabalho de Erró, rico e abundante, ganhou nova relevância com as suas "bases" seu "copiar e colar" seu "fluxo imagens e informações. " 

A exposição do MAC Lyon se propõe a acompanhar o desenvolvimento e evolução do trabalho de Erro e abordar os múltiplos aspectos. 



Bomba 1977 Serie Oeste vista pelo Leste pintura alquídica sobre tela, 114 x 162 cm Coleção do artista, Paris © Archive Erró © ADAGP Paris de 2014



O primeiro andar do museu é dedicado ao período mais antigo na carreira de Erro, dos anos 1955- 1964. Pode-se ver o surgimento dessas imagens "ready-made" na sua criação e constituição desta linguagem peculiar que é ainda a sua. Os dois andares seguintes seguem um quadro chronologico-temático.

Ele apresenta várias séries pictóricas ou supra-séries, como "paisagens", os "retratos" ou "pinturas históricas", retornando em intervalos regulares. O percurso termina com obras recentes de Erro.



Tears for Two, 1964 Serie Volta para os EUA pintura alquídica em 97 × 130 centímetros Colecção do artista, Paris © Archive Erró © ADAGP Paris de 2014
"Meu primeiro nome de artista foi Ferro. Eu o achei no final de uma viagem para a Espanha, em 1953. Eu tinha vivido de uma semana em uma vila, Castel del Ferro. Achei este nome muito bonito, sendo mais que islandes, ‹fer ró›  significando  <a tranquilidade que se vai>. Eu não sabia, no entanto, que já havia um artista brasileiro em Montmartre, Gabriel Ferraud com este nome. Há uma lei na França, do período de Vichy, que exige que os estrangeiros não podem ter o nome de um artista já existente. Então, eu tive um julgamento que perdi duas vezes. Com Jean-Jacques Lebel, pensamos em seguida, escrever o nome com tres <Rs>, mas não aceitaram. Finalmente, o Tribunal, decidiu remover o <F>. isso me agradou. Em Islandês ‹er ró› significa agora está tudo calmo. »








catálogo da exposição

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