terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Rodin, o laboratório da criação

A exposição nos introduz- no segredo da atelier do escultor, um verdadeiro laboratório para a criação e cadinho de uma obra.

L’exposition nous introduit dans le secret de l’atelier du sculpteur, véritable laboratoire de la création et creuset d’une Œuvre.



De 13 de novembro de 2014 a 27 de setembro de 2015

Museu Rodin de Paris


Atelier de Rodin - monumento a Victor Hugo fotografia de Dornac 1898


Um conjunto único de cento e cinqüenta gessos e terracotas, muitas vezes inéditos, sairam das reservas para esta ocasião. Isto permite seguir a carreira excepcional do escultor. O visitante mergulha no coração do processo criativo, convidado pelo exercício de seu olhar, em perceber os caminhos, hesitações, mas também os lampejos do pensamento formal de Rodin.

Un ensemble unique de cent cinquante plâtres et terres cuites souvent inédits, est sorti des réserves à cette occasion. Il permet de suivre le parcours exceptionnel du sculpteur. Le visiteur plonge au cœur du processus de création, invité, par l’exercice de son regard, à percevoir les chemins, les hésitations, mais aussi les fulgurances de la pensée formelle de Rodin.



Eugène Druet - atelier da Villa des Brillants em Meudon cerca de 1900

As obras mais célebres e de maior sucesso emergem gradualmente a partir do espírito e das mãos de Rodin resultado de um trabalho prodigioso e numerosos trabalhos preparatórios : estudos e esboços de terra amassados vigorosamente, provas de gesso moldadas em série e, em seguida, reformuladas até a versão final ...

Les œuvres les plus célèbres et les plus abouties émergent peu à peu de l’esprit et des mains de Rodin, aboutissements d’un travail prodigieux et de très nombreux travaux préparatoires : études et esquisses de terre malaxées vigoureusement, maquettes, épreuves de plâtre moulées en série, puis retravaillées jusqu’à obtenir la version finale… 



Rodin - estudo de Victor Hugo sentado nú 1893

O trabalho é construído diante de nossos olhos, os rostos se animam, os nús tomam uma posição antes de serem cobertos, enquanto golpeados - estes membros separados do corpo (cabeça, mãos, braços, pés) - são estudados como partes, gestos isolados, antes de serem reintegrados ao trabalho final.

L’œuvre se construit sous nos yeux, les visages s’animent, les nus prennent position, avant d’être drapés, tandis que les abattis – ces membres séparés du corps (têtes, mains, bras, pied) – sont étudiés comme des morceaux de choix, des gestes isolés, avant d’être réintégrés à l’œuvre définitive.



Rodin - Nú feminino saindo de um pote 1900 - 1904


É uma verdadeira riqueza criativa que se apodera do artista a cada projeto, uma eflorescência da imaginação que explora, sonda, experimenta ...

C’est une véritable profusion créatrice qui s’empare de l’artiste à chaque projet, une efflorescence de l’imaginaire qui explore, sonde, expérimente…



Rodin - chorosa em gesso antes de 1893


As séries constituidas nos trabalhos finais, bem como os estudos e projetos preliminares que inspiraram a sua concepção, são complementados por fotografias tiradas nas oficinas de Rodin, ou retocadas por ele para refinar a sua ideia, procurando um perfil, para desenvolver suas composições. Por isso, é de alguma forma o caminho que precede a "obra-prima" que estão em exibição.

Les séries constituées par les œuvres définitives, ainsi que par les études et les modèles préalables qui ont présidé à leur conception, seront complétés par des photographies prises dans les ateliers de Rodin, ou retouchées par lui pour affiner son idée, chercher un profil, élaborer ses compositions. C’est donc en quelque sorte le cheminement qui précède le « chef d’œuvre » qui sera donné à voir.



Charles Bodmer, tête de St Jean-Baptiste sur une sellette vers 1886. 



Rodin - os burgueses de Calais, Jean de Fiennes gesso 1895



Eugène Druet (1867–1916) Rodin au milieu de ses œuvres dans le Pavillon de l’Alma à Meudon
Vers 1902 épreuve gélatino argentique




E. Druet, le Baiser vers 1898 épreuve gélatino argentique.

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