Esta exposição é organizada pela Réunion des Musées Nationaux - Grand Palais, em colaboração com o Musée d'Orsay, The National Gallery, em Londres e no Museu de Arte da Filadélfia.
Ela será apresentada na National Gallery, em Londres a partir de 4 de março a 31 de Março de 2015, em seguida, no Museu de Filadélfia Art de 24 Junho a 13 de setembro de 2015.
Paul Durand-Ruel na sua galeria em 1910
"Este é o meu grande crime, maior do que todos os outros. Eu estou há muito tempo comprando, e em grande quantidade, as obras de pintores muito originais e talentosos, muitos dos quais são gênios reais, e não tenho a pretensão de impo-los aos amantes da arte. Eu acredito que as obras de Degas [...], Monet [...], Pissarro e Sisley são dignas de seu lugar nas principais coleções. "
Paul Durand-Ruel em 1885
de 9 de outubro de 2014 a 8 de fevereiro de 2015
Musée du Luxembourg
19 rue de Vaugirard, 75006 Paris
Édouard Manet (Paris, 1832 - Paris, 1883)
Batalha do "Kearsarge" e do "Alabama" em 1864
Óleo sobre tela. H. 137,8; l. 128,9 centímetros
Philadelphia, Philadelphia Museum of Art, Coleção John G. Johnson
Pierre-Auguste Renoir
Marie-Thérese e Jeanne Durand Ruel 1882
Seguindo vários acontecimentos recentes dedicados a negociantes de arte influentes, como Henri Kahnweiler, Ambroise Vollard ou Theo Van Gogh, a exposição tem como objetivo destacar o papel de uma figura eminente do impressionismo, cujas escolhas e gostos radical tiveram um grande impacto sobre o reconhecimento de artistas e sua inclusão no cânon da arte moderna.
Alfred Sisley
A ponte em Villeneuve-la-Garenne 1872
Óleo sobre tela, 49,5 x 65,4 centímetros
New York, The Metropolitan Museum of Art
Claude Monet
Álamos, três árvores rosas, outono 1891
Óleo sobre tela, 93 x 74,1 centímetros
Philadelphia, Philadelphia Museum of Art
Nenhuma venda impressionista nunca ocorreu sem que as pinturas tivessem sido anteriormente da galeria. A partir do momento que ele descobriu impressionismo no início da década de 1870 até o seu sucesso no início do século 20, Paul Durand-Ruel comprou, vendeu e exibiu milhares de obras de Manet, Monet, Renoir, Degas, Pissarro, Sisley, Morisot e Cassatt .
Edgar Degas
Mademoiselle LaLa no Circo Fernando 1879
Óleo sobre tela, 117,2 x 77,5 centímetros
Londres, The National Gallery
Esta aventura foi um pouco turbulenta, e, embora ele seja agora reverenciado como visionário, Durand-Ruel fez uma aposta muito real em colocar seu dinheiro em impressionismo. A exposição e o catálogo associado buscam apresentar e estudar este capítulo na história da galeria e da história do homem por trás desta.
Mary Cassatt
O banhando da criança, 1893
Óleo sobre tela, 100,3 x 66,1 centímetros
Chicago, The Art Institute of Chicago
Edouard Manet
A Música nas Tulherias, 1862
Óleo sobre tela, 76,2 x 118,1 centímetros
Londres, The National Gallery
As coleções do Musée d'Orsay, da National Gallery e do Museu de Arte de Filadélfia tem mais de 200 obras que passaram anteriormente através de sua galeria. A exposição reúne mais de 80 pinturas e documentos de museus e coleções privadas de todo o mundo.
Berthe Morisot
Mulher fazendo toalete 1875-1880
Óleo sobre tela, 60,3 x 80,4 centímetros
Chicago, The Art Institute of Chicago
Camille Pissarro
Carrefour, Pontoise, ou Praça do velho cemitério, Pontoise 1872
Óleo sobre tela, 55 x 94 centímetros
Pittsburgh, Carnegie Museum of Art
A exposição realizada no Musée du Luxemburgo, que, no momento de Paul Durand-Ruel, sediou o Musée des artistes vivants, um lugar onde os impressionistas levaram muito tempo para serem aceitos. O negociante queria oferecer uma visão alternativa da arte contemporânea, abrindo seu apartamento para os visitantes.
Pierre-Auguste Renoir
Paul Durand-Ruel 1910
Óleo sobre tela,, 65 x 54 cm
Coleção Durand-Ruel
A exposição começa com a apresentação do "apartamento-museu" de Durand-Ruel, e segue com outras cinco seções: o gosto do comerciante para a "belle école de 1830" (Delacroix, Rousseau, Corot, etc.); suas primeiras compras dos impressionistas e Manet em Londres e Paris; a Grande Depressão da década de 1870 pode ser vista através da exposição impressionista de 1876; a promoção de artistas através do sucesso de exposições individuais, ilustrada pela mostra Monet em 1883 e 1892; e, finalmente, a propagação do impressionismo para os Estados Unidos e Europa, com foco na exposição que marcou época nas Galerias Grafton, em Londres, em 1905.
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