Anonyme Femme à l’écharpe
17 de outubro de 2013 - 16 mar 2014
Musée Carnavalet Paris
Robe du soir (non griffée), début XXème siècle.
Imagine-se abrindo a porta de uma das maiores casas de moda em Paris no início do século passado ...
Chéruit, ensemble, 1921-1922.
Alice Alleaume primeira vendedora de 1912-1923 no Chéruit 21, Place Vendôme, recebe e a convida-a à realizar os seus sonhos mais fabulosos ...
Robe du soir (non griffée), vers 1922-1924
É desta forma, que o museu Carnavalet apresenta de 17 de outubro, 2013 a 16 de Março de 2014, uma exposição fora do Museu da Moda Palais Galliera da Cidade de Paris, um guarda-roupa chique duma parisiense na Belle Epoque dos anos 30.
Jeanne Lanvin,Robe du soir « Walkyrie » ou « Brunehilde », 1935.
Este guarda-roupa excepcional, apresentado pela primeira vez, é o de Alice Alleaume. Ele revela os vestidos da marca Chéruit , Worth e Lanvin, os sapatos de noite de Hellstern, chapéus de Alphonsine, Marcelle Demay, Madeleine Panizon Le Monnier, bandeaux de noite de Rose Descat , jóias ...
Jeanne Lanvin, plastron et paire de manchettes « Sèvres », 1934-1935.
A influência famíliar, da casa Chéruit e a Place Vendome, a vida profissional e gostos da moda parisiense pontuam a rota da exposição.
Robe du soir (non griffée), 1920-1925.
E esta é o meio da costura , que a família de Alice Alleaume estava intimamente ligada desde o Segundo Império, que se desdobra gradualmente.
Corsage (non griffé), vers 1925.
Manuscritos e documentos, cadernetas de venda e listas de clientes fazem reviver Alice, Adele, sua mãe costureira dos "vestidos " e Hortense, sua irmã mais velha, ela mesma a primeira vendedora da Worth, rue de la Paix.
Robe du soir « Sèvres », 1934-1935.
Através dos depósitos de modelos e amostras dos Arquivos de Paris , desfilam as coleções de verão e inverno de Chéruit , enquanto pinturas e gravuras do Museu Carnavalet evocam a Rue de la Paix e a Place Vendôme , templos de luxo de antes da guerra de 1914 - 1918.
Pierre Brissaud, Entre chiens et loup. Robe de ville de Worth, 1912.
Além do caráter histórico e da qualidade estética das peças , esta coleção - que recentemente entrou para p Palais Galliera - conta a história de uma família, uma parisiense, uma casa de moda compõe o romance de um guarda roupa .
G. Agié, Salon de vente Chéruit, 1910.
G. Agié, Les mannequins, 1910.
Jean Béraud, La sortie des ouvrières de la maison Paquin, rue de la Paix, vers 1902.
H. Bocklage, Alice Alleaume, vers 1912.
Hellstern & Sons, paire de salomés du soir, vers 1925.
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