quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Mitos e Mistérios. O simbolismo e os artistas suíços

O sonho, o inconsciente. A mulher, figura angelical e demoníaca. A natureza, sublime e perturbadora. O híbrido. A violência e a morte, a escuridão. O cosmos, o infinito. Estes são os temas da exposição dedicada ao simbolismo em exibição nas duas sedes do Museu de Arte Cantonal e do Museo d'Arte Lugano de 15 de setembro de 2013 a 12 de janeiro de 2014.

Il sogno, l’inconscio. La donna, figura angelica e demoniaca. La natura, sublime e inquietante. L’ibrido. La violenza e la morte, l’oscurità. Il cosmo, l’infinito. Questi i temi dell’esposizione dedicata al Simbolismo in mostra nelle due sedi del Museo Cantonale d’Arte e del Museo d’Arte di Lugano dal 15 settembre 2013 al 12 gennaio 2014.




Augusto Giacometti, Adamo ed Eva Adam und Eva, 1907, 
Olio su tela, 173 x 185 cm, Zurigo, Kunsthaus Zürich, Cat. 214.

Concebido e produzido por Valentina Anker, a exposição oferece uma viagem extraordinária da imaginação simbolista entre os séculos XVIII e XX, através das principais obras de artistas suíços em diálogo com os seus homólogos europeus.


Conçue et réalisée par Valentina Anker, l’exposition offre un extraordinaire voyage dans l’imaginaire symboliste entre le dix-huitième et le vingtième siècle à travers les œuvres principales d’artistes suisses en dialogue avec celles des leurs collègues européens.





Serão apresentados, entre outros, Arnold Böcklin, Augusto e Giovanni Giacometti, Henry Fuseli, Ferdinand Hodler, Giovanni Segantini, Carlos Schwabe, Albert Trachsel, Felix Vallotton, Albert Welti, mas Edoardo Berta, Adolfo Feragutti Visconti, Filippo Franzoni, Luigi Rossi assim como John Joseph William carrega Degouve de Nuncques, Fernand Khnopff, Gustave Moreau, Gaetano Previati, Odilon Redon, Auguste Rodin, Franz von Stuck, Hans Thoma, Jan Toorop.



Giovanni Segantini, 'Ritorno all'ovile'.


Seront exposés, entre autres, Arnold Böcklin, Augusto et Giovanni Giacometti, Johann Heinrich Füssli, Ferdinand Hodler, Giovanni Segantini, Carlos Schwabe, Albert Trachsel, Félix Vallotton, Albert Welti, mais aussi Edoardo Berta, Adolfo Feragutti Visconti, Filippo Franzoni, Luigi Rossi aussi bien que Jean-Joseph Carriès, William Degouve de Nuncques, Fernand Khnopff, Gustave Moreau, Gaetano Previati, Odilon Redon, Auguste Rodin, Franz von Stuck, Hans Thoma, Jan Toorop.




Giovanni Segantini, La Vanità (La fonte del male), 1897

Produzida com o apoio do Credit Suisse, sócio do Museo d'Arte e do Kunstmuseum Bern, a exposição aborda temas como sonhos, o subconsciente, o híbrido, a violência e a morte, a natureza sublime e perturbadora, a mulher angelical e a o mesmo tempo demoníaca, o cosmo e o infinito. O visitante será capaz de descobrir as diferentes linguagens através das quais os artistas durante um período rico de grandes mudanças, moldaram as suas esperanças e expectativas, mas sobretudo das suas fantasias e suas preocupações.



Giovanni Segantini, 'Mezzogiorno sulle alpi'.

Réalisée avec le soutien de Credit Suisse, partner du Museo d’Arte et du Kunstmuseum de Berne, l’exposition abordera des thèmes comme le rêve, le subconscient, l’hybride, la violence et la mort, la nature sublime et inquiétante, la femme angélique et en même temps démoniaque, le cosmos et l’infini. Le visiteur pourra ainsi découvrir les différents langages à travers lequels les artistes, pendant une période riche en changements, ont donné forme à leurs espoirs et à leurs attentes, mais surtout à leurs fantasmes et à leurs inquiétudes.





A exposição inclui duas centenas de obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, gravuras e cartazes dos mais importantes expoentes do simbolismo na Suíça ao lado de obras de grandes artistas internacionais.




L’esposizione comprende duecento opere tra dipinti, sculture, disegni, fotografie, incisioni e manifesti dei più importanti esponenti del Simbolismo in Svizzera affiancati da opere dei maggiori artisti internazionali.



Ferdinand Hodler, Il Lago di Thun dai riflessi simmetrici - Thunersee mit Spiegelung, 1905,
Olio su tela, 80,2 x 100 cm, Ginevra, Musée d’art et d’histoire Cat. 83.


A exposição explora as diferentes linguagens pelas quais artistas, num período repleto de mudanças importantes, manifestaram preocupações e os fantasmas de seu tempo, mas também foram capazes de moldar as esperanças de um futuro com contornos incertos.




Arnold Böcklin, 'Cleopatra morente'


La mostra indaga i diversi linguaggi attraverso i quali gli artisti, in un periodo denso di profondi mutamenti, hanno espresso le inquietudini e i fantasmi della propria epoca, ma hanno anche saputo dar forma alle speranze nei confronti di un futuro dai contorni incerti.



Arnold Böcklin, 'Il Bosco sacro'.

A exposição demonstra de forma inequívoca o papel essencial desempenhado pelo simbolismo da abertura de revoluções linguagem de vanguarda do século XX. A exposição está dividida em 14 seções temáticas: a primeira de quatro encenada no Museu de Arte de Cantonal e os dez restantes no Museu de Arte.



Arnold Böcklin, Lotta dei centauri / Kentaurenkampf, 1872, Tecnica mista su tela,
43,3 x 71 cm, Berna, Kunstmuseum Bern, Lascito Walter e Hedwig Scherz-Kernen, Muri, Cat. 92.


L’esposizione dimostra in modo inequivocabile il ruolo fondamentale svolto dal Simbolismo per l’apertura verso le rivoluzioni linguistiche delle avanguardie del Novecento. Il percorso espositivo è articolato in 14 sezioni tematiche: le prime quattro allestite al Museo Cantonale d’Arte, le dieci restanti al Museo d’Arte.



Arnold Böcklin, 'Melanconia'.



Carlos Schwabe, Il Dolore - La Douleur, 1893, Olio su tela,
155 x 104 cm, Ginevra, Musée d’art et d’histoire, Cat. 200.











'La notte', Ferdinand Hodler.



Ferdinand Hodler, Le Anime deluse - Die enttäuschten Seelen, 1892,
Olio su tela, 120 x 299 cm, Berna, Kunstmuseum Bern, Cantone di Berna Cat. 100.



Fotografo ingnoto, Monte Verità, Ascona, girotondo dei primi vegetariani, 1910 circa, Stampa fotografica 
da una stampa fotografica 15,7 x 23 cm, Bellinzona, Archivio di Stato del Cantone Ticino,
Archivio Fondazione Monte Verità, Fondo Harald Szeemann, Cat. 143.



'Il bacio della Sfinge', Franz von Stuck.



'L’Angelo della vita', Giovanni Segantini.



'L'Onda' di Carlos Schwabe.



'La notte', Ferdinand Hodler.



'Solitudine all’alba', Johann Heinrich Füssli.












'La Vanità (la fonte del male)', Giovanni Segantini.


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