quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Tsutsugaki, têxteis índigo do Japão

A exposição " Tsutsugaki, têxteis índigo do Japão" vai apresentar ao público a arte desconhecida mas sensacional do tsutsugaki.

De 10 de julho a 7 de outubro de 2013, no Musée Guimet de Paris.



Uma exposição, modesta em tamanho mas não por sua ambição, será totalmente concebida em torno de uma enorme coleção particular, uma das mais ricas do mundo, apresentada pela primeira vez fora do Japão. O colecionador descobriu os tsutsugaki (de tsutsu, tubo e gaki, desenho), por acaso, em uma loja de antiguidades que vendia ikat (tecidos cujo fios são tingidos antes de tecer).



Apaixonado pela arte japonesa moderna, ele também dedicou parte de sua vida a trazer o trabalho de quatro artistas contemporâneos caídos no esquecimento, cujo trabalho podia ser perdido. Quando ele descobriu o tsutsugaki, ele ficou atraído pelas cores vivas e desenhos ousados, que o fizeram reconhecer como verdadeiras pinturas não assinadas.



Na realidade, o tsutsugaki parece ser feitos de uma peça única de tecido, mas na realidade são feitos de quatro ou cinco partes de cores tingidas separadamente e depois unidas de modo que as costuras sejam o menos visíveis.



A qualidade do desenho dos  tsutsugaki é tal que podem ser comparadas com pinturas originais sem uma assinatura. É provável que os grandes artistas como Hokusai, fizeram desenhos para tsutsugaki.



A concepção do tsutsugaki é uma obra coletiva, exigindo esforços conjuntos de um artista, um artesão (que aplicava a cola no desenho) e um tintureiro. Os padrões são aplicados sobre algodão tecido à mão. Os contornos da imagem são desenhados na tela com uma pasta (ou cola) saindo de um tubo pressionado pelo artesão.



Os motivos são protegidos através do banho de tingimento que permite tingir o fundo do tecido. As cores são em seguida aplicadas à mão. Estes desenhos podem adornar roupas ou estofados, e geralmente têm um valor auspicioso. Assim, os futons de casamento eram decorados dessa maneira, como a sela do cavalo, que levava a noiva para o local do casamento. Eles também são encontrados nas toalhas de banho dos bebês ou nos móveis da família.



A história dos tsutsugaki começa em meados do período Muromachi (1337-1573), e tem o  seu apogeu durante o período Edo (1603-1868), antes de regredir gradualmente e quase desaparecer no final da Segunda Guerra Mundial. Os motivos do tsutsugaki diferem muito de acordo com a região: padrões de macacos dominaram nordeste do Japão, enquanto em Kyushu, sudeste do arquipélago, o shishi (leão japonês) e o dragão são os motivos mais freqüentes, especialmente pintados em cores brilhantes e vibrantes.


















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