A exposição " Tsutsugaki, têxteis índigo do Japão"
vai apresentar ao público a arte desconhecida mas sensacional do tsutsugaki.
De 10 de julho a 7 de outubro de 2013, no Musée Guimet de
Paris.
Uma exposição, modesta em tamanho mas não por sua ambição,
será totalmente concebida em torno de uma enorme coleção particular, uma das
mais ricas do mundo, apresentada pela primeira vez fora do Japão. O colecionador
descobriu os tsutsugaki (de tsutsu, tubo e gaki, desenho), por acaso, em uma
loja de antiguidades que vendia ikat (tecidos cujo fios são tingidos antes de
tecer).
Apaixonado pela arte japonesa moderna, ele também dedicou
parte de sua vida a trazer o trabalho de quatro artistas contemporâneos caídos no
esquecimento, cujo trabalho podia ser perdido. Quando ele descobriu o
tsutsugaki, ele ficou atraído pelas cores vivas e desenhos ousados, que o fizeram reconhecer como verdadeiras pinturas não assinadas.
Na realidade, o tsutsugaki parece ser feitos de uma peça única
de tecido, mas na realidade são feitos de quatro ou cinco partes de cores tingidas
separadamente e depois unidas de modo que as costuras sejam o menos visíveis.
A qualidade do desenho dos tsutsugaki é tal que podem ser comparadas com pinturas
originais sem uma assinatura. É provável que os grandes artistas como Hokusai,
fizeram desenhos para tsutsugaki.
A concepção do tsutsugaki é uma obra coletiva, exigindo esforços
conjuntos de um artista, um artesão (que aplicava a cola no desenho) e um
tintureiro. Os padrões são aplicados sobre algodão tecido à mão. Os contornos
da imagem são desenhados na tela com uma pasta (ou cola) saindo de um tubo
pressionado pelo artesão.
Os motivos são protegidos através do banho de tingimento que
permite tingir o fundo do tecido. As cores são em seguida aplicadas à mão.
Estes desenhos podem adornar roupas ou estofados, e geralmente têm um valor
auspicioso. Assim, os futons de casamento eram decorados dessa maneira, como a
sela do cavalo, que levava a noiva para o local do casamento. Eles também são
encontrados nas toalhas de banho dos bebês ou nos móveis da família.
A história dos tsutsugaki começa em meados do período
Muromachi (1337-1573), e tem o seu
apogeu durante o período Edo (1603-1868), antes de regredir gradualmente e
quase desaparecer no final da Segunda Guerra Mundial. Os motivos do tsutsugaki
diferem muito de acordo com a região: padrões de macacos dominaram nordeste do
Japão, enquanto em Kyushu, sudeste do arquipélago, o shishi (leão japonês) e o
dragão são os motivos mais freqüentes, especialmente pintados em cores
brilhantes e vibrantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário