domingo, 21 de julho de 2013

As Papisas

Junho 09-11 novembro 2013
Avignon, Palais des Papes


Jeune femme aux yeux clos, vers 1885, terre cuite, 39 x 37 x 20 cm, Musée Sainte Croix, Poitiers, ©ADAGP, Paris 2013

Para reviver as grandes exposições de renome internacional e popular como Picasso, em 1970, A beleza em 2000 e Miquel Barceló, em 2010, a coleção Lambert em Avignon e  o Avignon Turismo oferecem uma grande exposição conjunta que, pelo seu título - As Papisas - já anunciam o tamanho excepcional do evento.

Eric Mézil, diretor Coleção Lambert é o curador desta exposição realizada com colegas.


L’Âge mûr, vers 1902, bronze, 114 x 163 x 72 cm, Musée d'Orsay, Paris, photographie Christian Baraja © ADAGP, Paris 2013

Para reviver as grandes exposições de renome internacional e popular como Picasso, em 1970, A beleza em 2000 e Miquel Barceló, em 2010, a coleção Lambert em Avignon e  o Avignon Turismo oferecem uma grande exposição conjunta que, pelo seu título - As Papisas - já anunciam o tamanho excepcional do evento.
Eric Mézil, diretor Coleção Lambert é o curador desta exposição realizada com colegas.




La Valse, 1889 - 1905, bronze, 23,5 x 16,5 x 10 cm, Collection Lucile Audouy, © Thomas Hennocque
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O título da exposição de verão refere-se à história de Joana a Papisa, esta lenda medieval incrível, antes da chegada dos Papas em Avignon. Um erudito e carismático personagem vindo do outro lado do Reno, foi eleito papa e reinou como tal no século IX, até que se descobriu que o representante de Deus na Terra estava grávida. Em uma procissão pública, a criança foi retirada prematura mente. Jeanne Sacerdotisa e a sua criança morreram na antiga Praça de São Pedro em Roma. 



Cell XXV ( The View of the World of the Jealous Wife), 2001, acier, bois, marbre, verre et tissu, 254 x 304,8 x 304,8 cm, Collection Ellipse Foundation, Portugal, photo: Christopher Burke, © Louise Bourgeois Trust / Licensed by ADAGP

A imaginação medieval tomou essa história amplamente divulgada pelo  Decameron de Boccaccio, e até hoje, uma cadeira com um buraco permitiriam ao fim de um conclave verificar o sexo do recém-eleito Papa no Vaticano não renovar a nomeação de um Outro Papisa ...



The Welcoming Hands, 1996, bronze patiné au nitrate d'argent sur blocs bruts de granit, 6 éléments, dimensions variables, n° inv. FNAC 2000-61, Centre national des arts plastiques, photographie François Halard © Louise Bourgeois Trust / Licensed by ADAGP

Foi sob a égide desta figura emblemática que foram selecionados cinco mulheres artistas tais papisas da arte moderna e contemporânea: Camille Claudel, Louise Bourgeois, Kiki Smith, e Jana Strebak e Berlinde de Bruyckere. na exposição, cujas obras vão dialogar de um lugar ao outro (as obras monumentais no Palais des Papes, com as pequenas esculturas e obras sobre papel da coleção Lambert).



Spider, 1995, acier, 337,8 x 642,6 x 469,9 cm, Musée d’art moderne de la Ville de Paris, photographie François Halard, © Louise Bourgeois Trust / Licensed by ADAGP

Elas tecem as ligações estéticas e temáticas: filiação pai / mãe / filho, querido à Camille Claudel, Louise Bourgeois ou Kiki Smith, o corpo em metamorfose, a alquimia medieval  entre os seres e os planetas ...



Teaching Snakes with Woman, 2011, bronze, 248,9 x 232,4 cm, courtesy Pace Gallery, New York, Courtesy The Pace Gallery / Walla Walla Foundry, photography Mellissa Christy © Kiki Smith


Todas as cinco retomam a tradição da escultura, muitas vezes, a fama de ser as práticas mais difíceis (mais tradicional, mármore, terracota, gesso, bronze, cera - e contemporâneo - tecidos costurados, vidro, cerâmica, papel machê ...)



Blue Moon III, 2011, bronze, 10 éléments, dimensions variables, courtesy Pace Gallery, New York, Courtesy The Pace Gallery, photographie Tom Barratt © Kiki Smith



Earth, 2012, tapisserie jacquard, 287 x 190,5 cm, courtesy de l'artiste et Magnolia Editions, Oakland, Californie, © Magnolia Editions



I Want You to Feel the Way I Do, 1984 - 1985, structure grillagée, câbles électriques et projection de texte, 35 mm, 144,8 x 122,9 x 45,7 cm, Musée des beaux-arts du Canada, © Jana Sterbak


Planetarium, 2003, verre, 33 éléments, dimensions variables, Centre international de recherche sur le verre et les arts plastiques, Marseille, photographie François Halard Planetarium, 2003, verre, dimensions variables, courtesy Galerie Toni Tapiès, Barcelone, photographie François Halard



Corona (para Franscisco de Quevedo), 2007, feuilles de laurier en argent, ø 24 cm, courtesy Galerie Toni Tàpies, Barcelone, © Jana Sterbak



Aanéén-genaaid, 1999, cire, polyester, couvertures, 170 x 63 x 64 cm, Collection Enea Righi, Bologne, photographie François Halard



Bloedend Haar, 2000, graphite, aquarelle et pastel gras sur papier, 40 x 30 cm, Collection privée, © Ela Biakowska


Infinitum, 2004 - 2009, cire, résine époxy, métal, couvertures, bois, fer, corde, verre, 135 x 76 x 264 cm, Collection Enea Righi, Bologne / courtesy Galleria Continua, San Gimignano / Beijing / Le Moulin



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