No Mart de Rovereto, a mostra Antonello da Messina é um dos
eventos mais esperados este outono: aberto de 05 de setembro de 2013 a 12 de
janeiro de 2014, a exposição comissariada por Ferdinando Bologna e Federico de
Medis está em boas mãos. Na mesma data, mas apenas até 11 de janeiro de fato,
haverá também O outro Retrato, com curadoria do filósofo Jean Luc Nancy: duas
exposições que se entrelaçam ao longo de um caminho único, assinalando o tema
do retrato
L'Annunziata
A exposição, comissariada por Ferdinando Bologna e Federico De Melis (com a colaboração de Maria Cali e Simone Facchinetti) propõe uma investigação articular e um olhar original sobre a figura do grande pintor do século XV e seu tempo, através do estudo de entrelaçamento histórico-artístico e disputas ainda abertas, aqui apresentadas como pontos fortes através do qual se aprofundam novos caminhos de interpretação crítica.
Cristo alla colonna
Esta re-leitura de Antonello da Messina oferece não só a
busca pela colocação cronológica das obras, a análise da relação com os mestres
de seu tempo, as semelhanças e as diferenças, mas também se concentra em uma análise
aprofundada da inteligência poética de um artista "não-humano",
conforme define o filho Jacobello, que foi capaz de compreender as nuances
psicológicas e as características mais íntimas da existência.
Crocifissione
Crocifissione
A exposição foi possível graças às parcerias generosa e
valiosa com algumas das instituições culturais nacionais e internacionais mais
importantes, como museus da região da Sicília, Galeria Borghese de Roma, o
Museu Cívico de Veneza, a Fundação Coleção Thyssen Bornemisza, de Madrid, o
Philadelphia Museum of Art e o Museu Metropolitan de Nova York.
Crocifissione
A National Gallery, em Washington, por exemplo, privar-se-a durante
todo o período da exposição de Rovereto de duas obras da coleção permanente.
Ecce homo
Eles também vão apresentar algumas obras não incluídas na
recente retrospectiva de Antonello da Messina como o "Retrato de um
homem" que acaba de ser restaurado, do Museu de Arte da Filadélfia, o
"Salvator Mundi" da National Gallery de Londres, a "Madonna
Benson" guardada na National Gallery, em Washington.
Madonna
O projeto será enriquecido com um programa de eventos. Em
particular, Sexta-feira 18 de outubro, o Mart vai sediar uma palestra de David
Alan Brown, curador do Departamento de Pintura italiana na National Gallery of
Art, de Washington, confirmando a importância inquestionável de Antonello da
Messina na arte do retrato renascentista e revendo os famosos " retratos
de homem ", vai destacar as questões relacionadas com a originalidade da
obra do Mestre, em comparação com as obras de outros artistas.
Madonna Salting
O Mart de Rovereto convida-o a considerar a relevância
surpreendente do projeto de Antonello da "reorganização do mundo",
comparando-a com os resultados da recente linguagem artística na exposição
paralela "A outra mulher", na crença de que o espaço normalmente
dedicado ao contemporâneo pode cooperar ativamente com a história da arte do
passado, num diálogo que conduz ao crescimento e estimula a curiosidade,
procurando essas diferenças e continuidade que marcaram a história da arte.
Morte di Cristo sorretto da un angelo
As duas exposições, dispostas frente a frente, acompanharão
o visitante a uma viagem cultural que combina o retrato na arte medieval e na contemporânea,
temporal e estilisticamente distantes, mas vizinhas na utilização da narrativa
simbólicas para interpretar o seu próprio presente.
Pala di San Cassiano
Pieta
Ritratto di giovane uomo
Ritratto di giovane uomo
Ritratto di Trivulzio
Ritratto di Condottiero
Ritratto di un uomo
Ritratto di un uomo
Salvator Mundi
San Girolamo nello studio
San Sebastiano
Vergine dell'Annunciazione
Nenhum comentário:
Postar um comentário