quinta-feira, 2 de maio de 2013

O Príncipe de Maquiavel cumpre 500 anos


Quinhentos anos atrás, o ano da graça de 1513, Nicolau Maquiavel escreveu O Príncipe. O retorno de Medici o obriga a sair de Florença e ele, que tinha sido preso e torturado por estar entre os conspiradores anti-Medicea, embora se reconheça qualquer relação com os fatos não consegue entrar em favor da família poderosa.


Amos Cassioli La morte di Niccolò Machiavelli 1860 Olio su tela, 40×54 Siena, Collezione Società di Esecutori di Pie Disposizioni Onlus, Copyright “Foto LENSINI Sien

Se retira do país dedicando-se à escrita de O Príncipe, um "tratado" em 26 capítulos dirigido a Lorenzo de 'Medici, que o recomenda, dizendo: você vai encontrar "o conhecimento das ações dos grandes homens, aprendidos por mim com uma longa experiência das coisas modernas e uma leitura constante do antigo ".

Uma obra-prima do pensamento político, símbolo do Renascimento italiano, talvez o livro mais incompreendido do mundo, muitas vezes simplificado em alguns conceitos que não fazem justiça à complexidade do pensamento do autor, e nem dos italianos, demasiado simplista associado com os "vícios" que que Maquiavel denuncia. O que é certo é que, O Príncipe é o livro italiano, juntamente com Pinocchio, mais traduzido no mundo.



Antonio Maria Crespi detto il Bustino (attribuito) Ritratto di Niccolò Machiavelli Olio su tela, 60×51 cm Milano, Veneranda Biblioteca Ambrosiana, Pinacoteca, inv. n. 1382 © Veneranda Biblioteca Ambrosiana -

Dividida em seis seções, e tornado possível pelas contribuições de vários museus e prestadores de serviços das instituições, a exposição traça a jornada de O Príncipe no tempo e a figura de Maquiavel.

 500 anos depois, um arauto volta para a cidade para avisar do bando de captura de Niccolo Machiavelli, que em 1513 foi anunciado em 52 locais de Florença, deixando o autor de O Príncipe nenhuma possibilidade de fuga. Iniciarão em 19 de fevereiro, as celebrações do quinto centenário da obra a que Maquiavel passou a se dedicar em dezembro de 1513 a partir de seu exílio em St. AndrePercussina (San Casciano).

Sebastiano del Piombo Ritratto di Clemente VII 1526 Olio su tela, cm 145×100 Napoli, Museo di Capodimonte, Inv. Q.147. Su gentile concessione del Ministero per i Beni e le Attività Culturali, Fototeca della Soprintendenza del Polo Museale di Napoli.




Cristofano dell’Altissimo Ritratto di Niccolò Machiavelli 1552 – 1568 Olio su tavola, h60x45 cm Firenze, Galleria degli Uffizi, inv. 1890 n. 195 Su concessione del Gabinetto Fotografico della SSPSAE e per il Polo Museale della Città di Firenze



Altobello Melone Ritratto di gentiluomo (Cesare Borgia) XVI secolo Olio su tavola, 58,1×48,2 cm Bergamo, Accademia Carrara, inv. 81LC00157 Credit: Comune di Bergamo – Accademia Carrara



Anonimo Ritratto di Girolamo Savonarola Ante 1521 Olio su tela, 60×49 cm Como, Musei Civici, Coll. Giovio


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