terça-feira, 7 de maio de 2013

Afrescos do Oratorio Suardi, por Lorenzo Lotto em Trescore (1523-1524)


Os afrescos no Oratorio Suardi foram encomendados pelo conde Battista Suardi, sua esposa Orsolina e sua irmã Paolina Suardi.


Vista da oratório em direção ao altar (1523-1524) afrescos do Oratorio Suardi, Trescore

Battista Suardi era um membro de uma importante família Bergamasca. Ele foi patrono de Lotto em Trescore onde ele havia construído o oratório em 1501-02, e logo depois fez a parede leste, com a sua abside semicircular para acomodar o altar, decorado por um pintor local anônimo e modestamente talentoso.


Vista da oratório em direção ao altar (1523-1524) afrescos do Oratorio Suardi, Trescore

A tarefa de Lotto foi pintar as outras três paredes, e as áreas do teto entre as vigas de madeira que sustentavam o telhado. Na parede esquerda as histórias de Santa Bárbara, na parede direita as histórias de Santa Brigida, enquanto na parede da entrada das histórias de Santa Catarina de Alexandria e Santa Madalena são retratados.

Os afrescos marcam um dos pontos altos da carreira de Lotto. Os significados e possíveis interpretações são extremamente complicados e também incluem referências à Reforma Protestante e  alquimia.



Lenda de Santa Brigida (parede sul) 1523-24 (1523-1524) afrescos do Oratorio Suardi, Trescore

As várias cenas narrativas na parede longa da entrada (a parede sul), representada em grande escala no primeiro plano e uma pequena escala na paisagem além, representam episódios da vida de Santa Brigida, uma freira irlandesa venerada pela sua atividade caritativa em nome dos pobres e doentes e, mais apropriada no contexto da comunidade rural de Trescore, como uma protetora das colheitas e doa animais de fazenda contra desastres naturais.

Assim, na parte central ao lado e acima da porta, a santo em seu característico hábito amarelo é apresentada quatro vezes: em primeiro plano, ela dá alimento (carne crua, que milagrosamente não conseguiu manchar o seu hábito) e bebida (água miraculosamente transformada em cerveja) a duas mulheres camponesas; à direita, ela cura um homem cego; ao fundo ela salva um rebanho de ovelhas de um javali; e no fundo direita ela interrompe o avanço de uma tempestade devastadora.


 
Lenda de Santa Brigida - detalhe (parede sul) 1523-24 (1523-1524) afrescos do Oratorio Suardi, Trescore

O detalhe mostra o Milagre da Vestimenta.

A narrativa dos atos de Brigida começa ao lado da ábside com sua entrada na ordem. Durante a cerimônia de assumir seu traje diante do altar, a madeira nos degraus do altar começa a brotar um novos brotos quando Brigida toca.

Retratos da família Suardi aparecem como testemunhas do milagre. Uma aparente lacuna na parede oferece uma vista de Brigida distribuindo esmolas sob a forma de alimentos.



Lenda de Santa Brigida - detalhe (parede sul) 1523-24 (1523-1524) afrescos do Oratorio Suardi, Trescore




Lenda de Santa Brigida - detalhe (parede sul) 1523-24 (1523-1524) afrescos do Oratorio Suardi, Trescore


A história então se desenrola da esquerda para a direita, seguindo um curso sinuoso como Barbara é perseguida pelos campos, presa, forçada a passar por uma sucessão de torturas cruéis, e, finalmente, decapitada.

Em um dos últimos episódios o pai de Barbara, o principal autor da seu perseguição, é ferido de morte por um raio, um lembrete de que um dos poderes mais características de Barbara era defender seus devotos e suas posses de catástrofes inesperadas



Lenda de Santa Brigida - detalhe (parede sul) 1523-24 (1523-1524) afrescos do Oratorio Suardi, Trescore

Em uma das cenas de fundo St Brigida doma um javali que está ameaçando um pastor e suas ovelhas, e, em seguida, junta-se pacificamente ao rebanho de ovelhas.


Lenda de Santa Brigida - detalhe (parede sul) 1523-24 (1523-1524) afrescos do Oratorio Suardi, Trescore

O detalhe mostra St Brigida evitando uma tempestade.  O passarinheiro em primeiro plano pode ser o auto-retrato de Lorenzo Lotto .



Lenda de Santa  Barbara (parede norte) 1523-24 afrescos do Oratorio Suardi, Trescore

O programa iconográfico da parede norte, interrompido pela porta ou janelas é mais complexo e engloba dois temas distintos.

O centro da parede é dominado pela enorme figura de Cristo como a videira, uma representação literal das palavras de Cristo em João 15: 5: "Eu sou a videira, vós sois os ramos."

A figura de Cristo, com as figuras de Battista Suardi, sua esposa orando , e irmã a seus pés é apresentada como o tronco da videira e os ramos brotando de seus dedos virados para cima.

Os ramos, se enrolam em círculos, formando contrapartes naturais às rodelas nas paredes sul e oeste, e da mesma forma que contém figuras metade do comprimento, desta vez de santos.

Brotando folhas e cachos de uvas, os ramos se estendem para a  parede oeste e através do teto para formar um pavilhão fictício, cheio de  querubins escalando.


Em ambos os lados da composição estão  colocadas escadas contra os ramos da videira, e dois grupos de hereges cristãos, devidamente rotulados com seus nomes, estão a tentando subir para se juntar ao Eleito



Lenda de Santa  Barbara (parede norte) 1523-24 afrescos do Oratorio Suardi, Trescore


A história de St Barbara começa na extrema esquerda, onde Barbara, reconhecível por seu vestido azul e um manto amarelo, é aprisionada  em uma torre por seu pai pagão.



Lenda de Santa  Barbara (parede norte) 1523-24 afrescos do Oratorio Suardi, Trescore

A história então se desenrola da esquerda para a direita, seguindo um curso sinuoso quando Barbara é perseguida pelos campos, presa, forçada a passar por uma sucessão de torturas cruéis, e, finalmente, decapitada.

O detalhe mostra Santa  Barbara  sendo perseguida nos campos.



Lenda de Santa  Barbara (parede norte) 1523-24 afrescos do Oratorio Suardi, Trescore

Este detalhe mostra St Barbara fugindo de seu pai para a floresta.


Lenda de Santa  Barbara (parede norte) 1523-24 afrescos do Oratorio Suardi, Trescore

A história então se desenrola da esquerda para a direita, seguindo um curso sinuoso como Barbara é perseguida pelos campos, presa, forçada a passar por uma sucessão de torturas cruéis, e, finalmente, decapitada.

Em um dos últimos episódios o pai de Barbara, o principal autor da seu perseguição, é ferido de morte por um raio, um lembrete de que um dos poderes mais características de Barbara era defender seus devotos e suas posses de catástrofes inesperadas.

O detalhe mostra as cenas de tortura e martírio.


Lenda de Santa  Barbara (parede norte) 1523-24 afrescos do Oratorio Suardi, Trescore

O detalhe mostra as cenas de tortura e martírio.


Lenda de Santa  Barbara (parede norte) 1523-24 afrescos do Oratorio Suardi, Trescore

















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