Os afrescos no Oratorio Suardi foram encomendados pelo conde Battista Suardi, sua esposa Orsolina e sua irmã Paolina Suardi.
Vista da oratório em direção ao altar (1523-1524) afrescos do Oratorio Suardi, Trescore
Battista Suardi era um membro de uma importante família Bergamasca. Ele foi patrono de Lotto em Trescore onde ele havia construído o oratório em 1501-02, e logo depois fez a parede leste, com a sua abside semicircular para acomodar o altar, decorado por um pintor local anônimo e modestamente talentoso.
Vista da oratório em direção ao altar (1523-1524) afrescos do Oratorio Suardi, Trescore
Os afrescos marcam um dos pontos altos da carreira de Lotto. Os significados e possíveis interpretações são extremamente complicados e também incluem referências à Reforma Protestante e alquimia.
Lenda de Santa Brigida (parede sul) 1523-24 (1523-1524) afrescos do Oratorio Suardi, Trescore
Assim, na parte central ao lado e acima da porta, a santo em seu característico hábito amarelo é apresentada quatro vezes: em primeiro plano, ela dá alimento (carne crua, que milagrosamente não conseguiu manchar o seu hábito) e bebida (água miraculosamente transformada em cerveja) a duas mulheres camponesas; à direita, ela cura um homem cego; ao fundo ela salva um rebanho de ovelhas de um javali; e no fundo direita ela interrompe o avanço de uma tempestade devastadora.
Lenda de Santa Brigida - detalhe (parede sul) 1523-24 (1523-1524) afrescos do Oratorio Suardi, Trescore
A narrativa dos atos de Brigida começa ao lado da ábside com sua entrada na ordem. Durante a cerimônia de assumir seu traje diante do altar, a madeira nos degraus do altar começa a brotar um novos brotos quando Brigida toca.
Retratos da família Suardi aparecem como testemunhas do milagre. Uma aparente lacuna na parede oferece uma vista de Brigida distribuindo esmolas sob a forma de alimentos.
Lenda de Santa Brigida - detalhe (parede sul) 1523-24 (1523-1524) afrescos do Oratorio Suardi, Trescore
Lenda de Santa Brigida - detalhe (parede sul) 1523-24 (1523-1524) afrescos do Oratorio Suardi, Trescore
A história então se desenrola da esquerda para a direita, seguindo um curso sinuoso como Barbara é perseguida pelos campos, presa, forçada a passar por uma sucessão de torturas cruéis, e, finalmente, decapitada.
Em um dos últimos episódios o pai de Barbara, o principal autor da seu perseguição, é ferido de morte por um raio, um lembrete de que um dos poderes mais características de Barbara era defender seus devotos e suas posses de catástrofes inesperadas
Lenda de Santa Brigida - detalhe (parede sul) 1523-24 (1523-1524) afrescos do Oratorio Suardi, Trescore
Em uma das cenas de fundo St Brigida doma um javali que está ameaçando um pastor e suas ovelhas, e, em seguida, junta-se pacificamente ao rebanho de ovelhas.
Lenda de Santa Brigida - detalhe (parede sul) 1523-24 (1523-1524) afrescos do Oratorio Suardi, Trescore
O detalhe mostra St Brigida evitando uma tempestade. O passarinheiro em primeiro plano pode ser o auto-retrato de Lorenzo Lotto .
Lenda de Santa Barbara (parede norte) 1523-24 afrescos do Oratorio Suardi, Trescore
O programa iconográfico da parede norte, interrompido pela porta ou janelas é mais complexo e engloba dois temas distintos.
O centro da parede é dominado pela enorme figura de Cristo como a videira, uma representação literal das palavras de Cristo em João 15: 5: "Eu sou a videira, vós sois os ramos."
A figura de Cristo, com as figuras de Battista Suardi, sua esposa orando , e irmã a seus pés é apresentada como o tronco da videira e os ramos brotando de seus dedos virados para cima.
Os ramos, se enrolam em círculos, formando contrapartes naturais às rodelas nas paredes sul e oeste, e da mesma forma que contém figuras metade do comprimento, desta vez de santos.
Brotando folhas e cachos de uvas, os ramos se estendem para a parede oeste e através do teto para formar um pavilhão fictício, cheio de querubins escalando.
Em ambos os lados da composição estão colocadas escadas contra os ramos da videira, e dois grupos de hereges cristãos, devidamente rotulados com seus nomes, estão a tentando subir para se juntar ao Eleito
Lenda de Santa Barbara (parede norte) 1523-24 afrescos do Oratorio Suardi, Trescore
A história de St Barbara começa na extrema esquerda, onde Barbara, reconhecível por seu vestido azul e um manto amarelo, é aprisionada em uma torre por seu pai pagão.
Lenda de Santa Barbara (parede norte) 1523-24 afrescos do Oratorio Suardi, Trescore
A história então se desenrola da esquerda para a direita, seguindo um curso sinuoso quando Barbara é perseguida pelos campos, presa, forçada a passar por uma sucessão de torturas cruéis, e, finalmente, decapitada.
O detalhe mostra Santa Barbara sendo perseguida nos campos.
Lenda de Santa Barbara (parede norte) 1523-24 afrescos do Oratorio Suardi, Trescore
Lenda de Santa Barbara (parede norte) 1523-24 afrescos do Oratorio Suardi, Trescore
A história então se desenrola da esquerda para a direita, seguindo um curso sinuoso como Barbara é perseguida pelos campos, presa, forçada a passar por uma sucessão de torturas cruéis, e, finalmente, decapitada.
Em um dos últimos episódios o pai de Barbara, o principal autor da seu perseguição, é ferido de morte por um raio, um lembrete de que um dos poderes mais características de Barbara era defender seus devotos e suas posses de catástrofes inesperadas.
O detalhe mostra as cenas de tortura e martírio.
Lenda de Santa Barbara (parede norte) 1523-24 afrescos do Oratorio Suardi, Trescore
Este detalhe mostra St Barbara fugindo de seu pai para a floresta.
Lenda de Santa Barbara (parede norte) 1523-24 afrescos do Oratorio Suardi, Trescore
A história então se desenrola da esquerda para a direita, seguindo um curso sinuoso como Barbara é perseguida pelos campos, presa, forçada a passar por uma sucessão de torturas cruéis, e, finalmente, decapitada.
Em um dos últimos episódios o pai de Barbara, o principal autor da seu perseguição, é ferido de morte por um raio, um lembrete de que um dos poderes mais características de Barbara era defender seus devotos e suas posses de catástrofes inesperadas.
O detalhe mostra as cenas de tortura e martírio.
Lenda de Santa Barbara (parede norte) 1523-24 afrescos do Oratorio Suardi, Trescore
O detalhe mostra as cenas de tortura e martírio.
Lenda de Santa Barbara (parede norte) 1523-24 afrescos do Oratorio Suardi, Trescore
Nenhum comentário:
Postar um comentário