segunda-feira, 10 de junho de 2013

O Sonho no Renascimento

Se o sonho é por si só um fenômeno noturno e  muitas vezes perturbador, coincidente com um repouso da alma consciente que abre a porta da interioridade humana mais abismal (mas também, de acordo com as crenças enraizadas, abre portas para o Divino), a representação do sonho é para artistas de todos os tempos um desafio por duas razões: da Convenção e da imaginação.
E no Renascimento, as respostas artísticas para este desafio foram - verá quem visitar a exposição ou folhear o catálogo - extremamente variado e esclarecedor "(Cristina Acidin)



Michele di Ridolfo del Ghirlandaio (Firenze 1503-1577) da Michelangelo
Allegoria della Notte
1553-1555 ca
olio su tavola
Roma, Galleria Colonna


21 de maio – 15 setembro 2013
Galeria Palatina - Palazzo Pitti
Florença

As palavras da Superintendente Cristina Acidini introduzem com eficácia a exposição que oferece aos visitantes a oportunidade de entrar pela primeira vez em um argumento tão atraente e fascnante como o sonho no Renascimento, tentando destacar a sua riqueza e variedade.


Battista Dossi (Ferrara 1490 ca-1548)
Allegoria della Notte
1543-1544
tela
Dresda, Gemäldegalerie


O tema do sonho, assume na realidade uma importância particular na mitologia antigae na cultura do Renascimento, como evidenciado por sua disseminação nas artes visuais e especialmente em obras religiosas ou ligadas à redescoberta de antigos mitos.

Antonio Allegri detto il Correggio (Correggio 1489-1534)
Venere e Amore spiati da un satiro
olio su tela
Parigi, Musée du Louvre


Profético ou premonitório, ilustrado por episódios famosos do Antigo Testamento (os sonhos dos Faraós explicado pelo hebreu Joseph, o sonho de Jacob, etc.) ou da Hagiografia visionária (Sonhos de Constantino, São Francisco, Santa Úrsula, etc. ), o sonho se oferece acima de tudo como uma manifestação e revelação do outro mundo.

Lorenzo Lotto (Venezia 1480-Loreto 1556)
Apollo addormentato
1530 ca
olio su tela
Budapest, Szépmuvészeti Múzeum


Ele também se manifesta no sentido profano, as possibilidades indutivas e especulativas oferecidas para a alma humana; transfigura a vida cotidiana e revela sua dimensão erótica, passando a ocupar um papel importante na teoria e na prática da arte, não menos atenta à atividade sonho que a literatura, filosofia ou medicina.


Lorenzo Lotto (Venezia 1480-Loreto 1556)
Il sogno della fanciulla o Allegoria della Castita
1505 ca
olio su tavola
Washington, National Gallery of Art (collezione Samuel H. Kress
)

"O corte iconográficoe e iconológico escolhido, incomum às exposições italianas, permitem ao público enxergar com olhos diferentes as obras famosas, como, por exemplo, o sonho do Cavaleiro de Raphael da National Gallery, em Londres, onde, pela primeira vez, será transformado na principal fonte fornecida a Sanzio, o poema latino do Punica de Sílio Itálico, impresso em Roma entre 1471 e 1472 "(Alessandro Cecchi).
 

Ludovico Carracci (Bologna 1555-1619)
Il sogno di santa Caterina d'Alessandria
1600-1601
olio su tela
Washington, National Gallery of Art (collezione Kress)


Várias seções dividem a mostra, começando com aquelas que definem e esclarecem o contexto em que ocorre o sonho: a noite, o sono. A noite, que inaugura o percurso da exposição, estárepresentado com todo o seu simbolismo complexo e, em particular através de algumas das muitas derivaçõesplásticas e pictóricas tiradas na noite em que Michelangelo esculpiu naSacristia Nova, para o memorial em memória de Giulianode 'Medici .



Benvenuto Tisi detto il Garofalo (Garofolo 1476?/1481-Ferrara 1559)
Le storie di Costantino e papa Silvestro
tempera su tavola
Ferrara, Pinacoteca Nazionale
 

As seções sucessivas, intituladas As férias da alma,colocam em primeiro plano as obras relacionadas ao sono, ele irão apresentar outros relacionados aos mitos da antiguidade clássica como o Fregio da Villa Medici em Poggio a Caianode Bertoldo, mas também obras literárias como Poliphilio famoso Hypnerotomachia de Francesco Colonna,em que o sonho desempenha um papel vital.

 


Raffaello Sanzio (Urbino 1483-Roma 1520)
Il sogno del cavaliere
1504 ca
olio su tavola
Londra, National Gallery


Ali ao lado de pinturas e gravuras de temática mitológica e alegórica, alguns pela primeira vez expostos em Florença, como o sonho do Cavaleiro de Raphael da National Gallery, em Londres, e a tela Vênus e Cupido adormecido espionados porum sátiro de Correggioproveniente do Museu Louvre.


Pieter Coecke van Aelst (Aelst 1502-Bruxelles 1550)
Il sogno di Paride
1530-1540
olio su tavola
Parigi, Musée du Louvre


Visões do além com o tema do sonho na tradição bíblica e religiosa, com exemplos gráficos e pictóricos dos séculos XV e XVI, do Sonho de Jacob e a Interpretação dos Sonhos da parte de José, aos sonhos e visões de santos e santas comoElena , Santa Úrsula, Santa Catarina de Alexandria, Agostinho, Jerônimo.


Anonimo fiammingo
Il sogno di Raffaello
tavola
Airola (Benevento), collezione privata

De importância fundamental é a seção intitulada A vida é um sonho, que traz origens iconográfica excepcional de um desenho de Michelangelo, o sonho ou a vaidade de desejos humanos, como evidenciado pelo grandenúmero de fotos e cópias que foram feitas, incluindo as de Giulio Clovio, Francesco de Brina, BattistaFranco, etc.

Scuola di Hyeronimus Bosch
La Visione di Tondalo
1520-1530
tavola
Madrid, Museo Lazaro Galdiano


Na mesma seção os sonhos do príncipe, apresentando a figura de Francesco de 'Medici e sua relação especial e frutífera com o sonho, do qual temos recebido vários testemunhos, muitas vezes imbuídos de grande teatralidade (como A alegoria dos Sonhos de Naldini que está localizado no Studiolo), neste simbolicamente revelador quanto e como o sonho era o centro do debate cultural do Renascimento.


Jan Mandijn (Haarlem 1500 ca-Anversa 1560), attr.
Le Tentazioni di Sant’Antonio
1520-1525
tavola
Parigi, collezione privata (Galleria De Jonckheere)


Eles são, neste contexto, apresentados os desenhos, documentos, pinturas, incluindo o retrato de Bianca Cappello porAlessandro Allori no verso com a iconografia da famoso Sonho deMichelangelo e, sempre de Alessandro Allori cada vez mais rarosa Spalliera do leito e de motivos oníricos, preservado no Museu Nacional de Bargello.


Federico Zuccari (Sant’Angelo in Vado 1539-Ancona 1609)
Il sogno di Taddeo
1595 ca
penna e inchiostro bruno, acquarellatura marrone su matita nera, tracce di matita rossa
Los Angeles, The J. Paul Getty Museum


A penúltima seção sonhos enigmáticos e visões de pesadelo vai apresentar obras perturbador e difícil de interpretar como a impressão do sonho do médico de Albrecht Dürer, onde é difícil de entender se o artista tem representado um sonhador tentado por Vênus ou os perigos da preguiça, ou Cybele, que tira sarro de um alquimista dormindo na frente de seu forno.


Dosso Dossi (?, 1486/1487-Ferrara 1541/1542)
Allegoria con Pan
1528-1532 ca tela
Los Angeles, The J.Paul Getty Museum


Outras obras de pesadelo, habitado pelo diabo concebido como separador, o grande transgressor e provocador de pesadelos, com vista a soberania do dia, quando você desiste e mostra o lado negro das coisas, e vê as visões do Inferno ou o Tentações de Santo Antão, Bosch, Brueghel, Jan Mandijn e conheceu de Bles.


Francesco del Brina (?) (Firenze, notizie dal 1565-1586) da Michelangelo
Il sogno della vita umana
seconda meta del XVI secolo
olio su tavola
Firenze, Galleria degli Uffizi, Depositi


A exposição termina com uma chamada Aurora considerado na Renascença como o espaço - tempo de sonhos verdadeiros (representado por uma pintura de Battista Dossi) para abrir, finalmente, para a iluminação (com o Despertar de Venus por Dosso Dossi, Bologna, Colecção Unicredit Bank) como uma expressão da ciclicidade e paradigma complementar do tempo.


Alessandro Allori (Firenze 1535-1607)
Spalliera o fondo di letto con scene mitologiche e grottesche
1572
olio su tavola
Firenze, Museo Nazionale del Bargello, Collezione Carrand


Albrecht Durer (Norimberga 1471-1528)
Il sogno del dottore
1498 ca
bulino
Firenze, Galleria degli Uffizi, Gabinetto Disegni e Stampe


 


Giorgio Ghisi (Mantova 1520-1582)
Il sogno di Raffaello
1561
bulino
Firenze, Galleria degli Uffizi, Gabinetto Disegni e Stampe






Sano di Pietro (Siena 1406-1481)
San Girolamo appare a Sulpicio Severo e a sant’Agostino
firmato e datato 1444
pittura su tavola
Parigi, Musée du Louvre



Jheronymus Bosch (Hertogenbosch 1543-1516)
La Visione dell'al di la: Paradiso terrestre
1505-1510
olio su tavola
Venezia, Palazzo Ducale (deposito della Soprintendenza Speciale PSAE e per il Polo Museale della città di Venezia e dei comuni della gronda lagunare)



Jheronymus Bosch (Hertogenbosch 1543-1516)
La Visione dell'al di la: Ascesa dei beati all'empireo
1505-1510
olio su tavola
Venezia, Palazzo Ducale (deposito della Soprintendenza Speciale PSAE e per il Polo Museale della città di Venezia e dei comuni della gronda lagunare)






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