terça-feira, 18 de junho de 2013

Da Flor de Lys a David. Arte Civica em Florença da Comuna à República

Da Flor de Lys a David. Arte Civica em Florença da Comuna à República 
Única no seu género até o momento, a exposição.  Arte Civica em Florença, entre a Idade Média e do Renascimento apresentarao público as obras de arte da época comunal e republicana, originariamente concebidas  originalmente para enriquecer os palácios públicos de Florença, os edifícios hospedavam as magistraturas alojados que administrvam a cidade, e as antigas corporações dos oficios sede das Artes – e os círculo de muralhas da cidade.



Domenico Benzi
Specchio umano
I poveri cacciati da Siena sono accolti a Firenze
1335-1347
Membranaceo; legatura moderna in cuoio e asse
Firenze, Biblioteca Medicea Laurenziana


Galleria dell'Accademia  – Firenze
Periodo della mostra              
14 maio - 8 dezembro  2013



Nardo di Cione (Firenze, doc. 1343-1365)
Madonna in trono col Bambino e i santi Zanobi, Giovanni Battista, Reparata e Giovanni Evangelista
1356
Tempera su tavola
Brooklyn, Brooklyn Museum


a exposição vai considerar "temas artísticos profundamente pertencentes à história, à fé, ao comércio, criatividade e uma palavra de inúmeros aspectos da sociedade florentina em sua época de ouro" (Cristina Acidini)


Anonimo scultore transalpino (seconda metà del Trecento)
Sant’Anna Metterza
Ultimo quarto del XIV secolo
Legno di castagno policromo e dorato
Firenze, Museo Nazionale del Bargello


Entre estes a heráldica citadina, a religião cívica, os lugares emblemáticos ligados ao poder da cidade, como Palazzo dei Priori, Palazzo del Podesta, Orsanmichele, e os partidos políticos dominantes, como Anjou, as Artes, os Guelfos e Guibelinos, ilustrando o que eram os temas figurativos pré escolhido e oferecendo assim uma nova interpretação das obras de arte



Sigillo della Parte Guelfa
Seconda metà del XV secolo
Argento con resti di doratura nel manico; matrice circolare con manico dorsale a rilievo
Firenze, Museo Nazionale del Bargello


Pontos-chave que sublinham, como se dava  importância na época às imagens como um meio de comunicação e propaganda, em particular atenção por parte dos grupos que detinham o poder em Florença, no comum e republicano, antes do surgimento do Medici modificasse profundamente a política e estética da cidade



Bottega di Andrea Pisano (Toscana, 1330-1348)
Allegoria della Giustizia
1335-1338 circa
Marmo e tessere vitree
Firenze, Museo dell’Opera di Santa Maria del Fiore

As obras que compõe a exposição revelam uma linguagem figurativa complexa, cheia de referências alegóricas, onde o sagrado e o profano se interpenetram, de modo que, no Palazzo dei Priori, agora conhecido como o Palazzo Vecchio, você podia ver as representações de São Cristóvão e a Roda da Sorte, o herói mitológico Hércules, presente no selo oficial da cidade (Evangelho dos Priores de Florença, hojen Arquivo do Estado; Andrea Pisano, o gigante Hércules e o gigante Caco, Florença, Museo dell'Opera del Duomo) e o David judaico, cujo exemplar esculpido por Michelangelo e tornou-se um emblema da republicano Florença, idealmente termina o percurso expositivo.



Maestro di Sant’Ivo (Firenze, 1390-1415) – attr. a Giovanni di Marco detto Giovanni dal Ponte (Firenze, doc. 1385-1437/1438) Madonna col Bambino 1400 circa Tempera su tavola Annunciazione 1430 circa Tempera su tavola
Pescia, Museo Civico


São spbretudos as imagens religiosas salvas das injúrias do tempo, como evidenciado pelas muitas representações de Nossa Senhora em Majestade, dos santos padroeiros de episódios evangélicos exemplares como a incredulidade de São Tomas, e imagens da administração da justiça à averiguação da da verdade (Giovanni Toscani, Galleria dell'Accademia, afrescoretirado do Palazzo dei Vicari, Scarperia)




Bernardo Daddi (Firenze, doc. 1328 -1348)
Croce astile
(recto e verso)
1335-1340 circa
Tempera su tavola
Milano, Museo Poldi Pezzoli


Alguns desenhos da Renascença raros (Andrea del Sarto, Estudos para figuras masculinas pendurado por um pé, Desenho e Gravuras do Gabinete do Uffizi) em vez ilustrar o tipo de pinturas extravagantes, murais localizados em um local que mostrava público, muitas vezes com detalhes horripilantes, fatos e caracteres odiados pela cidade de Florença.



Bernardo Daddi (Firenze, doc. 1328 -1348)
Croce astile
(recto e verso)
1335-1340 circa
Tempera su tavola
Milano, Museo Poldi Pezzoli


Imagens de bom agouro foram em vez colocadas no mercado para o qual o escultor Donatello executado a estátua de Dovizia (Abundância), agora perdidas, mas documentadas na exposição de desvios feitos nos séculos posteriores (Dijon, Musée des Beaux-Arts, Minneapolis, The Minneapolis Institute of Arts)



Attr. a Piero di Giovanni Tedesco (Firenze e Orvieto, doc. 1386-1402)
Madonna della Rosa
1399-1400
Marmo con tracce di policromia
Firenze, Museo di Orsanmichele


A decoração dos portões da cidade e imagens heráldicas que enfeitavam as paredes eram mais uma oportunidade para celebrar a cidade e seus aliados.



Giovanni di Fracesco Toscani (Firenze, 1372-1430)
Incredulità di san Tommaso; i profeti Geremia e Isaia
1420 circa
Tempera su tavola
Firenze, Galleria dell’Accademia


Ênfase especial será dada às Artes na exposição, real motor econômico da cidade de Florença, que dirigia o poder político de fato, a inscrição em uma das corporações eram uma condição essencial para participar da vida política da cidade e os Priores das Artes governavam o Palacio Vecchio.



Bartolomeo di Fruosino (attribuito) (Firenze, 1366 o 1369-1441)
Incredulità di san Tommaso
1415-1420
Affresco staccato
Scarperia, Comune, Palazzo dei Vicari


A exposição reúne dois séculos depois, as mesas dos santos padroeiros que foram originalmente colocadas sobre os pilares da igreja de Orsanmichele, criados pela transformação gradual em um lugar de adoração do antigo mercado de grãos e alugada às Artes que a transformaram em um tesouro de obras arte.



Ordinamenti degli Otto di Guardia e Balìa
1478-1479
Legatura originale in assi rivestite in velluto cremisi, guardia interna pergamenacea. Cantonali e fermagli in metallo cesellato e dorato, con intagli floreali
Firenze, Archivio di Stato


A exposição também é uma oportunidade para melhorar a área da cidade chamando a atenção para os lugares para os quais foram criadas as obras em exibição e estimulando o conhecimento e, quando possível, o uso de tais lugares, a maioria desconhecida para os turistas e florentinos si.



Ordinamenti degli Otto di Guardia e Balìa
1478-1479
Legatura originale in assi rivestite in velluto cremisi, guardia interna pergamenacea. Cantonali e fermagli in metallo cesellato e dorato, con intagli floreali
Firenze, Archivio di Stato



A exposição é comissariada por Daniela Parenti e Maria Monica Donato - que também editou o catálogo publicado por Giunti - e promovido pelo Ministério de Patrimônio e Cultura, Direcção Regional do Património Cultural e Paisagem da Toscana, Secretaria Especial de Patrimônio histórico, Patrimônio Artístico e Etno-antropológica e para o Museu da Cidade de Florença, Galleria dell'Accademia, Florença Museu, Arquivo do Estado de Florença, Ente Cassa di Risparmio di Firenze, sob o patrocínio da Scuola Normale Superiore de Pisa





Andrea di Cione detto Orcagna (Firenze, doc. 1343-1368)
Sant'Anna e la cacciata del Duca d'Atene
Porta armi con putto
1344-1345
Affresco staccato
Firenze, Musei Civici Fiorentini, Museo di Palazzo Vecchio



Borse delle tratte della Signoria
1431
Firenze, Archivio di Stato




Vangeli per il giuramento dei Priori
Secoli XIV-XVI
Manoscritto con coperta d'argento
Firenze, Archivio di Stato



Vangeli per il giuramento dei Priori
Secoli XIV-XVI
Manoscritto con coperta d'argento
Firenze, Archivio di Stato


Orafo fiorentino
Sigillo degli Otto di Pratica
Metà del XV secolo circa
Bronzo; matrice doppia con rocchetto forato
Firenze, Museo Nazionale del Bargello



Antonio Benci, detto il Pollaiolo (Firenze, 1431/1432 - Roma, 1498)
Ercole che strozza l'Idra
1470 circa
Olio su tavola
Firenze, Galleria degli Uffizi




Giovanni di Ser Giovanni, detto Lo Scheggia (San Giovanni Valdarno, 1406 - Firenze, 1486)
Antonfrancesco di Giovanni di Ser Giovanni (Firenze [?], 1441-1476)
Allegoria delle Virtù
1460-1470
Tempera su tavola
Barcellona, Museu Nacional d’Art de Catalunya
© Bequest of Francesc Cambò




Raffaello Sanzio,
Priorista Corsi Salviati
1592-1596
Manoscritto cartaceo, legato in pelle
Firenze, Archivio di Stato




Lapicida Fiorentino
Stemma dell'Arte dei Medici e Speziali
XIV secolo
Pietra forte con tracce di policromia
Firenze, Museo di San Marco



Lorenzo Ghiberti (Firenze, 1381 [?]-1455)
Santo Stefano
1427-1429
Bronzo
Firenze, Museo di Orsanmichele



Giovanni di Balduccio (Pisa, doc. 1318-1349)
Povertà
1333-1334
Marmo
Firenze, Museo Nazionale del Bargello



Giovanni di Balduccio (Pisa, doc. 1318-1349)
Povertà
1333-1334
Marmo 
Firenze, Museo Nazionale del Bargello



Andrea di Cione, detto Orcagna (Firenze, doc. 1343-1368)
Jacopo di Cione (Firenze, doc. 1365-1400)
San Matteo e storie della sua vita
1367-1368
Tempera su tavola
Firenze, Galleria degli Uffizi




Andrea di Cione, detto Orcagna (Firenze, doc. 1343-1368)
Jacopo di Cione (Firenze, doc. 1365-1400)
San Matteo e storie della sua vita
1367-1368
Tempera su tavola
Firenze, Galleria degli Uffizi



Giovanni Del Biondo (Firenze, doc. 1356-1398)
Cenni di Francesco di Ser Cenni (Firenze, doc. 1369-1415)
San Giovanni evangelista in trono; Cristo benedicente e angeli; Ascensione di San Giovanni Evangelista
1375 circa
Tempera su tavola
Firenze, Galleria dell'Accademia




Maestro della Misericordia (Firenze, 1360 circa -1385)
San Luca Evangelista
1365-1370 circa
Tempera su tavola
Milano, Pinacoteca di Brera



Benedetto Buglioni (Firenze, 1459/60-1521) - (attribuito)
Dovizia
1510-1520 circa
Terracotta invetriata policroma;
Digione, Musée des Beaux-Arts




Orafo Fiorentino
Bossolo per votazioni
1390 circa
Argento sbalzato, cesellato e bulinato
Firenze, Musei Civici Fiorentini, Museo di Palazzo Vecchio



Nenhum comentário:

Postar um comentário