de 25 de março -13 de julho 2015
Grand Palais - Paris
Figura maior da história da arte, Diego Velázquez (1599-1660) é, sem dúvida, o mais célebre pintor da idade de ouro espanhola.
Diego Velázquez A Imaculada Conceição (1618-1619), óleo sobre tela, 135 x 101,6cm, National Gallery, Londres
A exposição coloca sua obra em diálogo com numerosas telas de artistas de seu tempo que ele conheceu, admirou ou influênciou. Ela também analisa a questão de variações de estilos e temas das primeiras composições de Velázquez, a passagem entre o naturalismo e o caravagismo, bem como a sua capacidade de realizar paisagens, retratos e pinturas da história. Esta exposição é organizada pela RMN - Grand Palais e o Museu do Louvre, Paris, em colaboração com o Museu Kunsthistorisches, em Viena.
Diego Velázquez, Demócrito (cerca de 1627-1628), óleo sobre tela, 101 x 81 centímetros, Rouen Museu de Belas Artes.
"A exposição tem três grandes momentos e propõe um percurso tanto cronológico como temático. A emergência da personalidade artística de Velázquez entre os seus contemporâneos (professores, colegas, rivais e concorrentes) é a sua primeira fase. A segunda e terceira seções são a base da proposição: elas evocam o reinado de Velázquez na corte espanhola e o triunfo da sua pintura. Finalmente, a influência de Diego Velázquez é enfatizada através da última seção, os velazqueños ".
Diego Velázquez, A forja de Vulcão (1630), óleo sobre tela, 222x290 cm, Madrid, Museo Nacional del Prado.
Caravaggio, Michelangelo Merisi da Caravaggio: Vocação de São Mateus (cerca de 1571-1610), óleo sobre tela, 322 x 340 cm, Roma, Igreja de São Luís dos Franceses.
imagem de comparação
Diego Velázquez, vista para os jardins da Villa Medici, da Loggia ou ao meio do dia (1630), óleo sobre tela, 44 x 38,5cm 4, Madrid, Museo Nacional del Prado.
SEÇÃO 1: os anos de formação salas 1 a 4, Tal como o nome indica, esta primeira seção convida os visitantes a voltar a formação que Diego Velázquez recebeu na oficina de seu mestre, Francisco Pacheco. Ela permite confrontar as primeiras criações do jovem pintor, retranscrevendo a atmosfera e contexto de Sevilha, uma cidade que desempenhou um papel
Diego Velázquez Retrato do Infante Baltasar Carlos e seu anão (1631), óleo sobre tela, 128 x 102 centímetros, Boston, Museu de Belas Artes.
SEÇÃO 2: Velásquez pintor do rei salas 5 a 7 . O coração da exposição é dedicado a Velázquez como pintor da corte. Esta seção aborda a primeira viagem para a Itália, o que ajuda a moldar a identidade artística do pintor, assim como suas relações com a família real. Estes três quartos também permitem a discussão dos diferentes temas que são tratados por Diego Velázquez: retratos, temas mitológicos ou cenas de gênero. 5: A primeira viagem para a Itália 6: Baltasar Carlos o infante querido 7: Mitologias
Diego Velázquez, A Toalete de Vênus (1647-1651), óleo sobre tela, 122,5 x 177 centímetros, National Gallery, Londres
SEÇÃO 3: Velázquez retratista salas 8 a 10. Nos anos 1630-1640 , Velázquez está no auge de sua carreira: Felipe IV lhe dá a sua total confiança e gratidão na corte e seus pares. É principalmente através do gênero retrato que ele se destaca como pintor e sua contribuição é significativa. 8: Pintor da corte 9: A segunda viagem à Itália 10: Velázquez chefe do atelier
Diego Velázquez Retrato da Infanta Margarita em azul (1659) Óleo sobre tela, 148,5 x 128,5 centímetros, Viena, Kunsthistorisches Museum.
SEÇÃO 4: Velázquez à partir de Velázquez salas 11 a 12 O epílogo da exposição aborda a questão da influência do pintor espanhol sobre seus contemporâneos. Aqui é interessante prestar atenção especial para as criações de Juan Bautista Martínez del Mazo, que trabalhou no estúdio de Diego Velázquez e que incluem algumas inspirações mestre através de suas pinturas. 11: 12 Velazqueños Juan Bautista Martínez del Mazo
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