quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Mestres do Renascimento - Obras Primas Italianas

Os mestres do Renascimento
Cristina Acidini

Com obras-primas dos grandes mestres do Renascimento, provenientes das maiores coleções públicas e particulares da Itália, esta mostra apresenta ao público a extraordinária riqueza da arte italiana no momento de seu maior esplendor.



Rafael [Raffaello Sanzio
(Urbino, Itália, 1483 - Roma, Itália, 1520)
Cristo Benedicente, 1506 [Cristo Abençoando

óleo sobre madeira 31,6 x 25,4 x 1,5 cm
Brescia Civici Musei d’Arte e Storia
© Archivio Fotografico, Civici Musei d’Arte e Storia di Brescia


De 13 de julho a 23 de setembro de 2013
Local: Subsolo, 1º, 2º, 3º e 4º andares | Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Horário: Quarta a segunda das 10h as 22h

Brasília
12 de outubro de 2013 a 06 de janeiro de 2014



Jacopo Carucci, dito Il Pontormo
(Empoli, Itália, 1494 - Florença, Itália, 1546)
Madonna con Bambino, 1510-151
[Virgem com Menino]

óleo sobre madeira
123,0 x 105,0 cm
Coleção particular
© Coleção Particular

Florença
Alessandro Delpriori

Na Madonna dell’Umiltà, de Gentile da Fabriano, as formas góticas foram transformadas num realismo físico, composto, jamais visto até então. A tela representa a aurora da maior revolução artística da idade moderna, o Renascimento, que teve origem em Florença por obra de alguns dos maiores artistas de todos os tempos. Donatello foi o primeiro a inovar no campo da escultura, voltando seu olhar para o classicismo da antiga Roma.



Giovanni Antonio Bazzi, dito Il Sodoma
(Vercelli, Itália, 1477 - Siena, Itália, 1549)
Morte di Lucrezia, 1525-1530
[Morte de Lucrecia]

óleo sobre madeira
105,5 x 74,5 cm
Coleção particular
© Coleção particular


Andrea del Verrocchio desenvolveu um estilo que exerceu influência sobre todo o Renascimento toscano, enquanto seus alunos, Botticelli e Ghirlandaio, influenciados pela pintura norte-europeia, foram os pintores mais importantes da corte dos Medici, compartilhando dos mesmos ideais que foram levados por Piero di Cosimo ao século XVI.



Agnolo di Cosimo di Mariano, dito Il Bronzino
(Florença, Itália, 1503 - 1572)
Ritratto di dama, 1525-1530
[Retrato de dama]

óleo sobre madeira
68,0 x 49,0 cm 
Museo Nazionale di Capodimonte, Nápoles
© Soprintendenza Speciale Per Il Patrimonio Storico, Artistico, Etnoantropologico e Per Il Polo Museale della Città di Napoli  


As obras deste grupo de artistas representam a extraordinária força proveniente da relação entre artistas e comitentes na Florença do século XV, que se preparava para a chegada de Rafael Sanzio, já reconhecido como mestre em 1506, quando pintou Cristo Benedicente.



Michelangelo Buonarroti
(Caprese, Itália, 1475 - Roma, Itália, 1564)
Studio di fortificazione per la porta al Prato, c. 1529-1530
[Estudo de fortificação para Porta al Prato]

38,8 x 55,8 cm
Casa Buonarroti, Florença
© Casa Buonarroti, Florença 


Percebe-se a geniosidade tanto de Michelangelo quanto de Leonardo na pintura, arquitetura, escultura e poesia que realizaram; o projeto de Michelangelo para a construção de uma fortaleza defensiva é exemplar. Florença também foi palco da pregação de Girolamo Savonarola, paladino de uma revolução mística, baseada em teses apocalípticas voltadas para a destruição do poder dos Medici.



Gentile di Niccolò di Giovanni di Massio dito Gentile da Fabriano
(Fabriano, Itália, c. 1370 – Roma, Itália, 1427)
Madonna dell’Umiltà, 1420-1423
[Virgem da Humildade]

têmpera, folhada a ouro sobre madeira
56,0 x 41,0 x 3,8 cm
Museo Nazionale di San Matteo, Pisa
© Soprintendenza BAPSAE Fototeca, Pisa


Seu retrato, pintado por Fra’ Bartolomeo, evoca este momento dramático da história florentina e a crise na culltura do Renascimento. Madonna col Bambino, de Pontormo, Morte di Lucrezia, de Sodoma, e Ritratto di dama, de Bronzino, nos apresentam ao Maneirismo.



Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, dito Sandro Botticelli
(Florença, Itália, 1445 - 1510)
Sant'Agostino scrivente, 1480
[Santo Agostinho escrevendo]

Soprintendenza per i Beni Storici Artistico ed Etnoantropologico e Polo Museale della Città di Firenze | Anna Bisceglia e padre Serafino Lanzetta | Ognissanti
© Antonio Quattrone, Firenze – Soprintendenza Speciale per Il Patrimonio Storico, Artistico Ed Etnontropologico e per Il Polo Museale della Città di Firenze


Andrea di Michele di Francesco Cioni, dito Andrea del Verrocchio
(Florença, Itália, 1435 – Veneza, Itália, 1488)
Busto di Cristo, século XV
[Busto de Cristo]

terracota policromada
59,0 x 59,5 x 30,0 cm
Museo Nazionale di San Matteo, Pisa
© Soprintendenza BAPSAE Fototeca, Pisa



Donato di Niccolò di Betto de’ Bardi, dito Donatello (réplica)
(Florença, Itália, c. 1386 - 1466)
San Giovanni Battista, século XV
[São João Batista]

134,5 x 39,0 x 31,0 cm
Museo Civico e Gispoteca Bistolfi, Casale Monferrato, em comodato Falaguerra
© Loris Barbano - Museo Civico e Gispoteca Bistolfi, Casale Monferrato



Domenico di Tommaso di Currado Bigordi, dito Il Ghirlandaio
(Florença, Itália, 1449 - 1494)
Sacra Conversazione, século XV
[Sacra Conversação]

têmpera folheada a ouro sobre madeira
144,0 x 143,0 cm
Museo Nazionale di San Matteo, Pisa
© Soprintendenza BAPSAE Fototeca - Pisa


Piero di Lorenzo di Piero d’Antonio, dito Piero di Cosimo
(Florença, Itália, 1462 - 1521)
Madonna con bambino e San Giovanni Battista, 1495
[Virgem com menino e São João Batista]

têmpera sobre madeira
62,0 x 46,5 cm
Coleção Enrico Frascione, Florença
© Collezione Enrico Frascione, Florença


Baccio della Porta, dito Fra’ Bartolomeo
Florença, Itália, 1472 - 1517)
Ritratto di Savonarola in sembianze di San Pietro Martire, 1499-1500
[Retrato de Savonarola com aparência de São Pedro Mártir]

têmpera sobre madeira
52,0 x 40,0 x 2,8 cm
Museo di San Marco, Florença
© Antonio Quattrone, Firenze – Soprintendenza Speciale per Il Patrimonio Storico, Artistico Ed Etnontropologico e per Il Polo Museale della Città di Firenze


Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, dito Sandro Botticelli
(Florença, Itália, 1445 - 1510)
Annunciazione, c. 1500–1505
[Anunciação]

óleo sobre madeira
86,0 cm Ø
Coleção particular
© Coleção particular 


Roma
Stefano Petrocchi


Com o estímulo das grandes obras que, nos anos 1460 e 1470, reconstruíram a cidade, depois que os pontífices voltaram de Avignon, Roma tornou-se um dos centros mais importantes para o desenvolvimento do Renascimento, destinando-se a substituir, no século que se aproximava, a primazia de Florença, o que é demonstrado pelo Trittico del Giudizio Universale e Pentecoste, do Fra’ Angelico.



Guido di Pietro Trosini, dito Fra’ Angelico
(Vicchio, Itália, 1395 – Roma, Itália, 1455)
Trittico con Ascensione, Giudizio Universale e Pentecoste, c. 1447-1448
[Tríptico com Ascensão, Juízo Universal e Pentecostes]

têmpera sobre madeira
55,0 x 18,0; 55,0 x 38,0; 55,0 x 18,0 cm
Galleria Nazionale di Palazzo Corsini, Roma
© Galleria Nazionale d'Arte Antica di Palazzo Corsini, Roma  


As igrejas de Roma passaram a abrigar grandes esculturas e monumentos sepulcrais: o relevo esculpido por Mino da Fiesole, para a Basílica de Santa Maria Maggiore, e os dois tondi de Andrea Bregno simbolizam essa intensa produção.



Mino di Giovanni, dito Mino da Fiesole
(Poppi, Itália, 1429 – Florença, Itália, 1484)
Penitenza e studio di San Girolamo, 1461-1464
[Penitência e estudo de São Jerônimo]

baixo relevo em mármore
110 x 62,0 x 12,0 cm
Museo Nazionale di Palazzo Venezia
© Soprintendenza Speciale Per Il Patrimonio Storico, Artistico Ed Etnoantropologico e Per Il Polo Museale della Città di Roma


Em 1481, iniciou-se a primeira campanha para a decoração da Capela Sistina, construída pelo papa Sisto IV. Esta empreitada, muitas vezes frenética, resultou numa hierarquia de artistas encabeçada pelos pintores da Umbria, Perugino e Pintoricchio, cujas obras, juntamente com as de Piermatteo d’Amelia e Melozzo da Forlì, refletem esse período e evocam os grandes ciclos de afrescos do Vaticano.



Andrea di Cristoforo Bregno
(Claino con Osteno, Itália, 1418 - Roma, Itália, 1506)
Testa di giovanetto, século XV
[Cabeça de menino]

mármore
26,0 x 24,0 x 15,0 cm
Fondazione Dino ed Ernesta Santarelli, Roma
© Fondazione Dino ed Ernesta Santarelli, Roma



Andrea di Cristoforo Bregno
(Claino con Osteno, Itália, 1418 - Roma, Itália, 1506)
Testa muliebre, século XV
[Cabeça feminina]

mármore
26,0 x 24,0 x 15,0 cm
Fondazione Dino ed Ernesta Santarelli, Roma
© Fondazione Dino ed Ernesta Santarelli, Roma



Melozzo degli Ambrosi, dito Melozzo da Forlì
(Forlì, Itália, c. 1438 - 1494)
Il Redentore, século XV
[O Redentor]

óleo sobre tela
110,0 x 80,0 cm
Pio Sodalizio dei Piceni, Roma
© Pio Sodalizio dei Piceni, Roma


Piermatteo di Manfredi, dito Piermatteo d’Amélia
(Amélia, Itália, ? - c. 1508)
Sant’ Antonio Abate, 1474/1475
[Sant'Antônio Abade]

têmpera sobre madeira
178,0 x 100,0 x 3,0 cm
Museo Civico Archeologico e Pinacoteca “Edilberto Rosa” Città di Amélia
© Comune di Amelia – Archivio fotografico digitale



Pietro Vannucci, dito Il Perugino
(Città della Pieve, Itália, c. 1446/1450 - Fontignano, Itália, 1523)
Pietà con San Girolamo e Santa Maria Maddalena, c. 1475
[Pietà com São Jerônimo e Santa Maria Madalena]

têmpera sobre tela
134,0 x 171,0 cm
Galleria Nazionale dell’Umbria, Perugia
© Galleria Nazionale dell’Umbria - Soprintendenza per i Beni Storici Artistici e Etnoantropologico dell’Umbria, Perugia


Assim como ocorreu em Florença, a presença de Rafael e Michelangelo na cidade trouxeram a Roma enormes mudanças culturais. Foi esse o início do maneirismo romano, representado por uma das últimas obras de Rafael, La Perla, e Santa Caterina d’Alessandria, de Raffaellino del Colle.



Bernardino di Betto, dito Il Pinturicchio
(Perúgia, Itália, c. 1454/1456 - Siena, Itália, 1513)
San Agostino tra i disciplinati, 1499
[Santo Agostinho entre frades]

têmpera sobre tela
104,0 x 72,0 cm
Galleria Nazionale dell’Umbria, Perugia
© Galleria Nazionale dell’Umbria - Soprintendenza per i Beni Storici Artistici e Etnoantropologico dell’Umbria, Perugia


Essa pintura insere-se na tradição de Rafael, que foi de certa forma uma alternativa à produção madura de Michelangelo e a sua associação com Sebastiano del Piombo. Um retrato de Sebastiano é exemplo da pintura desse período, enquanto uma obra tardia de Michelangelo, o desenho da Porta Pia, constitui-se como a base de toda a arquitetura monumental realizada até Bernini.



Sebastiano Luciani, dito Sebastiano del Piombo
(Veneza, Itália, (?) 1485 - Roma, Itália, 1547)
Ritratto del medico Arsilli, 1522
[Retrato do médico Arsilli]

óleo sobre madeira
85,0 x 69,0 x 4,0 cm
Pinacoteca Civica ‟F. Podesti” e Galleria d’Arte Moderna, Ancona
© Pinacoteca Civica ‟F. Podesti” e Galleria d’Arte Moderna



Rafael [Raffaello Sanzio]
(Urbino, Itália, 1483 - Roma, Itália, 1520)
Testa di Madonna, 1518-1520
[Cabeça da Virgem]

óleo sobre madeira
31,5 x 27,5 cm
Galleria Estense – Módena, Itália su Concessione del Ministero per i Beni e le Attività Culturali
© Archivo Fotografico della SBSAE di Módena e Reggio Emilia


Raffaellino del Colle
(Arezzo, Itália, c. 1490 – Colle, Itália, c. 1566)
Santa Caterina d'Alessandria, século XVI
[Santa Catarina de Alexandria]

óleo sobre madeira
116,0 x 70,0 cm
Coleção particular
© Coleção Particular


Michelangelo Buonarroti
(Caprese, Itália, 1475 - Roma, Itália, 1564)
Studio di Portale, c. 1561-1565
[Estudo de Portal]

lápis e aquarela sobre papel
39,9 x 26,9 cm
Casa Buonarroti, Florença
© Casa Buonarroti, Florença



Guido di Pietro Trosini, dito Fra’ Angelico
(Vicchio, Itália, 1395 – Roma, Itália, 1455)
Trittico con Ascensione, Giudizio Universale e Pentecoste, c. 1447-1448
[Tríptico com Ascensão, Juízo Universal e Pentecostes]

têmpera sobre madeira
55,0 x 18,0; 55,0 x 38,0; 55,0 x 18,0 cm
Galleria Nazionale di Palazzo Corsini, Roma
© Galleria Nazionale d'Arte Antica di Palazzo Corsini, Roma 


Urbino
Maria Rosaria Valazzi


Na região da Itália Central, em porção voltada para o mar Adriático, a corte dos Montefeltro, em Urbino, e outros pequenos senhorios desenvolveram uma cultura alternativa e complementar ao Renascimento dos grandes centros como Florença ou Veneza.



Giovanni di Piermatteo Boccati da Camerino, dito Giovanni Boccati
(Camerino, Itália, c. 1410 - c. 1486)
Madonna del latte e angeli, 1470-1475
[Virgem do leite e anjos]

têmpera sobre madeira
78,0 x 50,0 cm
Galleria Nazionale dell'Umbria, Perugia
© Galleria Nazionale dell'Umbria - Soprintendenza per i Beni Storici Artistici e Etnoantropologico dell'Umbria, Perugia


Em Urbino, afirmou-se particularmente uma cultura fortemente matemática – da qual foram seguidores Piero della Francesca e Leon Battista Alberti – simbolicamente representada pela imagem icônica da Città ideale.



Carlo Crivelli
(Veneza, Itália, c. 1435 – Camerino (?), Itália, c. 1495)
Madonna con bambino, 1470-1473
[Virgem com Menino]

têmpera sobre madeira
126,8 x 63,5 x 6,0 cm
Pinacoteca Parrocchiale Arcidiocesi di Fermo
© Pinacoteca Parrocchiale Arcidiocesi di Fermo


O senso de geometria, perspectiva e proporção é evidente numa marchetaria em perspectiva que decora uma das portas do Palazzo Ducale de Urbino, excepcionalmente exposta na mostra. Urbino produziu grandes artistas e obras de qualidade extraordinária, como mostra o esplêndido retrato de Elisabetta Gonzaga, pintado por Rafael, um exemplo refinado do Renascimento em sua cidade natal.



Anônimo
Porta della stanza da letto del Duca che accede alla sala delle udienze, 1474–1482
[Porta do quarto de dormir do Duque que dá acesso para a sala de audiências]

marchetaria em nogueira
241 x 141 x 9,5 cm
Galleria Nazionale delle Marche
© Galleria Nazionale delle Marche, Soprintendenza per i Beni Storici Artistici e Etnoantropologico delle Marche


A cidade também acolheu artistas do norte da Europa, cuja influência é visível na Pietà, de Giovanni Santi, pai de Rafael.



Rafael [Raffaello Sanzio]
(Urbino, Itália, 1483 - Roma, Itália, 1520)
Ritratto di Elisabetta Gonzaga, c. 1503-1504
[Retrato de Elisabetta Gonzaga

óleo sobre madeira
52,5 x 37,3 cm
Galleria degli Uffizi, Florença
© Soprintendenza Speciale per il Patrimonio Storico Artistico ed Etnoantropologico e per il Polo Museale della città di Firenze - Galleria degli Uffizic


Duas encantadoras pinturas Madonna col Bambino representam a cultura ornamental de Carlo Crivelli e a luz narrativa de Giovanni Boccati, além de testemunharem a difusão capilar de obras-primas artísticas também em contextos que hoje nos parecem afastados dos centros de influência, mas que eram o verdadeiro e profundo espírito da sociedade renascentista.



Giovanni Santi
(Colbordolo, Itália, c. 1435 - Urbino, Itália, 1494)
Cristo morto sorretto da due angeli, c. 1485-1494
[Cristo morto amparado por dois anjos]

óleo sobre madeira
35,0 x 23,5 cm
Galleria Nazionale delle Marche
© Galleria Nazionale delle Marche, Soprintendenza per i Beni Storici Artistici e Etnoantropologico delle Marche


Ferrara
Marcello Toffanello

A cultura renascentista assumiu uma expressão maior e particular na corte dos Este, sempre frequentada por grandes intelectuais e artistas, como Cosmè Tura, Ercole de’ Roberti e Francesco del Cossa, reunidos pela historiografia moderna sob o título de “Officina ferrarese”, e que são admiravelmente representados nos afrescos do Palazzo Schifanoia.



Ludovico Mazzolino
(Ferrara, Itália, c. 1480 - c. 1528/1530)
Madonna col Bambino in trono tra due angeli, 1514-1517
[Virgem com o Menino no trono entre dois anjos]

óleo sobre madeira
19,0 x 17,0 cm
Collezione Grimaldi Fava, Ferrara
© Collecione Grimaldi Fava, Cento, FerraraLudovico Mazzolino
(Ferrara, Itália, c. 1480 - c. 1528/1530)


A partir da metade do século XV, a cultura artística dos Este evoluiu para um registro expressivo muito forte, quase visionário.



Giovanni Battista Benvenuti, dito L'Ortolano
(Ferrara, Itália, c. 1480/1485 - c. 1530)
Madonna col Bambino e Santa Caterina, 1517–1521
[Virgem com o Menino e Santa Catarina]

óleo sobre madeira
44,5 x 37,6 cm
Collezione Grimaldi Fava, Ferrara
© Collecione Grimaldi Fava, Cento, FerraraGiovanni Battista Benvenuti, dito L'Ortolano


Uma preciosa seleção de obras provenientes de duas grandes coleções, uma pública e outra privada, permite conhecer de perto alguns dos maiores protagonistas do Renascimento pleno de Ferrara e Módena, cidades influenciadas pelos acontecimentos do mundo vêneto.



Giovanni Francesco Luteri, dito Dosso Dossi
(Tramuschio, Itália, c. 1490 - Ferrara, Itália, 1542)
Ritratto di Buffone di Corte, c. 1508-1510
[Retrato de Bufão de Corte]

óleo sobre tela
61,0 x 53,0 cm
Galleria Estense, Módena
© Archivo Fotografico della SBSAE di Módena e Reggio Emília


Ludovico Mazzolino, Girolamo da Carpi e l’Ortolano, que trabalharam também em Bolonha, estavam ligados à cultura clássica influenciada por Perugino, ao passo que Garofalo identificou-se com as inovações surgidas a partir de Rafael. Dosso Dossi esteve ligado às criações de Giorgione e, sem dúvida, admirava a cultura cromática de Ticiano. Seu irmão mais novo, Battista Dossi, trabalhou vários anos no ateliê romano de Rafael.




Battista Luteri, dito Battista Dossi
(Ferrara, Itália, c. 1517 - 1548)
Ritratto di Alfonso I d’Este, c. 1534
[Retrato de Alfonso I d’Este]

óleo sobre tela
147,0 x 115,0 cm
Galleria Estense, Módena
© Galleria Estense, Módena - Su concessione del Ministero per i Beni e le Attività Culturali  


O naturalismo da pintura de Ferrara e o cuidado com a realização dos espaços abertos estão na base da formação do moderno conceito de paisagem e são a verdadeira alternativa à monumental cultura toscana.



Benvenuto Tisi, dito Il Garofalo
(Ferrara (?), Itália, 1481 - Ferrara, Itália 1556)
L'Adorazione dei Pastori, c.1516
[Adoração dos Pastores]

óleo sobre madeira
40,0 x 56,0 cm
Collezione Grimaldi Fava, Ferrara
© Collecione Grimaldi Fava, Cento, Ferrara


Girolamo Sellari, dito Girolamo da Carpi
(Ferrara, Itália, 1501 - 1556)
La Flagellazione di Cristo, c. 1545–1550
[A Flagelação de Cristo]

óleo sobre madeira
29,0 x 36,5 cm
Collezione Grimaldi Fava, Ferrara
© Collecione Grimaldi Fava – Cento, Ferrara



Veneza
Giovanna Damiani

Graças à colaboração das Gallerie dell’Accademia, de Veneza, esta seção propõe um mapa quase que completo daquela cidade no período do Renascimento.


Alvise Vivarini
(Veneza, Itália, c. 1445- c. 1503/1505)
Arco trionfale del doge Niccolò Tron, 1471-1473
[Arco de triunfo do doge Niccolò Tron]

têmpera oleosa sobre tela
140,0 x 98,0 cm
Soprintendenza Speciale per il Patrimonio Storico Artistico ed Etnoantropologico e per il Polo Museale della città di Venezia e dei Comuni della Gronda Lagunare - Gallerie dell'Accademia
© Gallerie dell'Accademia - Su Concessione del Ministero per i Beni e le Attività Culturali 


 A cultura antiquária, que buscava nos vestígios da antiga Roma inspiração para a criação de um humanismo refinado, foi um dos pontos-chave da arte veneziana, compartilhado por todos os artistas do século XV. Arco trionfale, de Alvise Vivarini, descreve de maneira exemplar esse mundo.


Vittore Carpaccio
(Veneza, Itália, c. 1455/1460 – c. 1526)
Apparizione dei crocifissi del monte Ararat nella chiesa di Sant'Antonio di Castello, depois de 1515
[Aparição dos crucifixos do monte Ararat na igreja de Sant'Antonio di Castello]

óleo sobre tela
121,0 x 174,0 cm
Soprintendenza Speciale per il Patrimonio Storico, Artistico ed Etnoantropologico e per il Polo Museale di Venezia e dei Comuni della Gronda Lagunare - Gallerie dell'Accademia
© Soprintendenza Speciale per il Patrimonio Storico, Artistico ed Etnoantropologico e per il Polo Museale di Venezia e dei Comuni della Gronda Lagunare - Gallerie dell'Accademia


Juntamente com a Annunciazione, de Giovanni Bellini, demonstra a relação da cidade com a arte de Flandres, com sua luz cortante sobre as formas e o modo gráfico de panejar as vestes.



Giovanni Battista Cima, dito Cima de Conegliano
(Conegliano, Itália, c. 1459 - c. 1517/1518)
Arcangelo Raffaele con Tobiolo tra i Santi Giacomo Maggiore e Nicolò, c. 1515
[Arcanjo Rafael com Tobias entre São Tiago, o Maior e Nicolau]

óleo sobre madeira
162,0 x 178,0 cm
Soprintendenza Speciale per il Patrimonio Storico Artistico ed Etnoantropologico e per il Polo Museale della Città di Venezia e dei Comuni della Gronda Lagunare - Gallerie dell'Accademia
© Gallerie dell'Accademia - Su concessione del Ministero per i Beni e le Attività Culturali


Esse refinamento foi o ponto de partida de pintores de extraordinária qualidade, como Cima da Conegliano, seguidor da arte de Bellini, Giorgione, autor de uma obra jovial e belíssima como a Sacra conversazione, e também Vittore Carpaccio, com uma pintura que representa um evento milagroso acontecido em Veneza. Juntos, eles representam uma cultura com forte identidade com a Sereníssima.


Giorgio da Castelfranco, dito Giorgione
(Castelfranco Veneto, Itália, c. 1477/1478 - Veneza, Itália, c. 1510)
Madonna col bambino tra San Giovanni Battista e una Santa, c. 1500
[Virgem com o Menino entre São João Batista e uma Santa]

óleo sobre madeira
55,0 x 77,0 cm
Soprintendenza Speciale per il Patrimonio Storico Artistico ed Etnoantropologico e per il Polo Museale della città di Venezia e dei Comuni della Gronda Lagunare - Gallerie dell'Accademia
© Gallerie dell'Accademia, Veneza - Su Concessione del Ministero per i Beni e le Attività Culturali


Esses artistas foram seguidos por Ticiano, que com seu modo inconfundível de trabalhar com a cor sem desenho preliminar, criando formas diretamente com a matéria, marcou de modo indelével toda a pintura vêneta e a de grande parte da Itália Setentrional.



Giovanni Bellini
(Veneza, Itália, c. 1435/1438 - 1516)
Annunciazione, c. 1489
[Anunciação]

óleo sobre tela
225,0 x 212,0 cm
Soprintendenza Speciale per il Patrimonio Storico, Artistico ed Etnoantropologico e per il Polo Museale di Venezia e dei Comuni della Gronda Lagunare - Gallerie dell'Accademia
© Gallerie dell'Accademia - Su Concessione del Ministero per i Beni e le Attività Culturali


Sua Maddalena, de 1550, e Madonna Albertini, dos anos 1560, evidenciam esta particularidade. Duas obras-primas de Tintoretto e Jacopo Bassano indicam o diálogo entre esses artistas, enquanto Allegoria della Battaglia di Lepanto, que Paolo Veronese pintou em 1573, sugere que a cultura artística do Renascimento havia atingido o seu final.



Ticiano [Tiziano Vecellio]
(Pieve di Cadore, Itália, c. 1473/1490 - Veneza, Itália, 1576)
Maddalena, c. 1561

óleo sobre tela
122,0 x 94,0 cm
Museo Nazionale di Capodimonte, Nápoles
© Soprintendenza Speciale Per Il Patrimonio Storico, Artistico, Etnoantropologico e Per Il Polo Museale della Città di Napoli



Ticiano [Tiziano Vecellio]
(Pieve di Cadore, Itália, c. 1473/1490 - Veneza, Itália, 1576)
Madonna con bambino (Albertini), 1560-1565
[Virgem com Menino (Albertini)]

óleo sobre tela
125,0 x 96,0 cm
Soprintendenza Speciale per il Patrimonio Storico Artistico ed Etnoantropologico e per il Polo Museale della città di Venezia e dei Comuni della Gronda Lagunare - Gallerie dell'Accademia
© Soprintendenza Speciale per il Patrimonio Storico, Artistico ed Etnoantropologico e per il Polo Museale di Venezia e dei Comuni della Gronda Lagunare - Gallerie dell'Accademia



Jacopo Robusti, dito Tintoretto
(Veneza, Itália, c. 1519 - 1594)
Uccisione di Abele, c. 1550 
[Assassinato de Abel]

óleo sobre tela
149,0 x 196,0 cm
Soprintendenza Speciale per il Patrimonio Storico Artistico ed Etnoantropologico e per il Polo Museale della città di Venezia e dei Comuni della Gronda Lagunare - Gallerie dell'Accademia
© Gallerie dell'Accademia - Su Concessione del Ministero per I Beni e le Attività Culturari



Jacopo dal Ponte, dito Il Bassano
(Bassano del Grappa, Itália, c. 1510/1515 - 1592)
San Girolamo, c. 1563
[São Jerônimo]

óleo sobre tela
119,0 x 154,0 cm
Soprintendenza Speciale per il Patrimonio Storico Artistico ed Etnoantropologico e per il Polo Museale della Città di Venezia e dei Comuni della Gronda Lagunare - Gallerie dell'Accademia
© Gallerie dell'Accademia - Su concessione del Ministero per i Beni e le Attività Culturali



Paolo Cagliari, dito Il Veronese
(Verona, Itália, 1528 - Veneza, Itália, 1588)
Allegoria della Battaglia di Lepanto, c. 1571
[Alegoria da Batalha de Lepanto]

óleo sobre tela
169,0 x 137,0 cm
Soprintendenza Speciale per il Patrimonio Storico Artistico ed Etnoantropologico e per il Polo Museale della Città di Venezia e dei Comuni della Gronda Lagunare - Gallerie dell'Accademia
© Gallerie dell'Accademia - Su Concessione del Ministero per I Beni e le Attività Culturari


Milão e o norte da Itália
Marco Bona Castellotti e Elena Lucchesi Ragni

A chegada de Leonardo da Vinci a Milão, à corte de Ludovico, o Moro, em 1483, marcou o princípio do desenvolvimento de uma cultura distinta e muito refinada na cidade, que fez do realismo das formas e dos efeitos atmosféricos dos temas seus traços mais característicos.



Antonio di Bartolomeo Maineri
(Bolonha, Itália, c. 1476 – c. 1495)
San Sebastiano, 1492
[São Sebastião]

têmpera sobre tela
184,5 x 77,5 cm
Soprintendenza Beni Storici Artistico ed Etnoantropologico di Bologna - Pinacoteca Nazionale
© Su concessione del MiBAC, Archivio Pinacoteca Nazionale Bologna


A Leda de Leonardo representa este momento, assim como as obras de Marco d’Oggiono – San Giovanni Battista e a adorável Madonna Litta.




Andrea Mantegna
(Isola di Carturo, Itália, 1431 - Mântua, Itália, 1506)
Sacra Famiglia con una Santa, c. 1495-1500
[Sagrada Família com uma Santa]

têmpera sobre tela
76,0 x 55,5 cm
Museo di Castelvecchi, Verona
© Verona, Museo di Castelvecchio, Archivio fotográfico (foto Umberto Tomba)


As inovações introduzidas por Leonardo inserem-se numa visão marcada até aquele momento pelo vigor de Andrea Mantegna, natural de Pádua e ativo na corte dos Gonzaga, em Mântua. Sua Sacra conversazione indica, no estudo da realidade e da luz, a força de uma pintura quase escultórica. Paralelamente, Antonio di Bartolomeo Maineri, ativo em Bolonha, uniu a arte de Mantegna à cultura expressiva de Ferrara.


Francesco Raibolini, dito Il Francia
(Bolonha, Itália, c. 1447 - 1517)
Madonna con il Bambino e San Francesco, c. 1510-1516
[Virgem com o Menino e São Francisco]

óleo sobre madeira
27,5 x 21,5 cm
Soprintendenza Beni Storici Artistico e Etnoantropologico di Bologna - Pinacoteca Nazionale
© Su concessione del MiBAC, Archivio Pinacoteca Nazionale Bologna


Uma passagem de Perugino pela Itália do norte e pela corte dos Gonzaga inspirou uma arte mais branda, aqui representada na Madonna col Bambino, de Francesco Francia. Correggio e Parmigianino reuniram a tradição pictórica do norte da Itália com aquelas que estavam se difundindo pela península, vindas de Roma, e com a arte de Rafael que cruzava a Itália.


Leonardo da Vinci
(Vinci, Itália, 1452 - Amboise, França, 1519)
Leda e il Cigno, c. 1504-1508
[Leda e o Cisne]

óleo sobre madeira
115,0 x 86,0 cm
Galleria Borghese, Roma
© Soprintendenza Speciale Per Il Patrimonio Storico, Artistico Ed Etnoantropologico e Per Il Polo Museale della Città di Roma




Marco d’Oggiono
(Oggiono, Itália, c. 1470 - Milão, Itália, c. 1549)
Madonna con Bambino (Madonna Litta), c. 1505-1510
[Virgem com Menino (Madonna Litta)]

óleo sobre madeira
18,0 x 14,0 cm
Coleção particular
© Coleção particular



Marco d’Oggiono (atribuído)
(Oggiono, Itália, c. 1470 - Milão, Itália, c. 1549)
San Giovanni Battista, 1505
[São João Batista]

óleo sobre madeira
94,0 x 70,0 cm
Coleção particular
© Coleção particular




Antonio Allegri, dito Il Correggio
(Corregio, Itália, 1489 - 1534)
Ecce Homo, c. 1526-1530

óleo sobre tela
82,0 x 65,0 cm
Coleção Privada
© Coleção Privada



Girolamo Francesco Maria Mazzola, dito Il Parmigianino
(Parma, Itália, 1503 - Casalmaggiore, Itália, 1540)
Sposalizio di Santa Caterina, século XVI
[Casamento de Santa Catarina]

óleo sobre tela
75,0 x 117,0 cm
Galleria Nazionale, Parma
© Su concessione Del Ministero per i Beni e Le Attività Culturali – Galleria Nazionale di Parma




Lorenzo Lotto
(Veneza, Itália, c. 1480 - Loreto, Itália, c. 1556)
Adorazione dei Pastori, 1525-1535
[Adoração dos Pastores]

óleo sobre tela
145,8 x 166,0 cm
Brescia Civici Musei d’Arte e Storia
© Archivio Fotográfico, Civici Musei d’Arte e Storia di Brescia





Alessandro Bonvicino, dito Il Moretto
(Brescia, Itália, c. 1490 - Brescia, Itália, 1554)
Ritratto di gentiluomo con lettera, 1535-1540
[Retrato de cavalheiro com carta]

óleo sobre tela
117,0 x 99,5 cm
Brescia Civici Musei d’Arte e Storia
© Archivio Fotografico, Civici Musei d’Arte e Storia di Brescia




Giovanni Girolamo Savoldo, dito Girolamo da Brescia
Giovanni Girolamo Savoldo, dito Girolamo da Brescia
Ritratto di gentiluomo com flauto, 1540
[Retrato de um cavalheiro flautista]

óleo sobre tela
74,0 x 100,0 cm
UniCredit Art Collection, Brescia
© Archivio Fotografico, Civici Musei d’Arte e Storia di Brescia

Um comentário:

  1. Ajudou bastante, tem todas as pinturas que possui na exposição, vc merece um beijo na boca

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