quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Henri Edmond Cross e Neo-Impressionismo. De Seurat à Matisse
Henri Edmond Cross, Étude Pour
L’Air du soir, 1893 – Aquarelle sur
papier – Signé en bas à gauche :
HE CROSS – 27 x 18.5 cm – Collection
particulière – © D.R.
O museu Marmottan Monet apresenta de 20 de outubro de 2011 a 19 de fevereiro de 2012 uma exposição intitulada Henri Edmond Cross e o Neo-Impressionismo. De Seurat à Matisse.
Henri Edmond Cross, La Mer
clapotante, vers 1902-1905 – Huile
sur toile – Signé en bas à gauche :
Henri Edmond Cross – 60 x 81 cm
Collection particulière – © D.R.
Esta exposição segue a evolução cronológica da obra de Henri Edmond Cross (1856 – 1910) e o compara aos outros neo-impressionistas.
Henri Edmond Cross, Venise,
La Salute, 1903 – Aquarelle
26.5 x 17 cm Collection particulière
© Ledain / Galerie de la Présidence
Ela coloca em evidência as relações estabelecidas pelo pintor, dos anos parisienses durante os quais ele se reunia com Seurat, Signac e os primeiros "néo" até os anos de1892-1910, quando Cross se estabelece em St. Clair e Signac, em Saint-Tropez, um ponto de encontro para uma geração mais jovem onde Matisse e o futuros Fauvistas vão iniciar a "divisão".
Henri Edmond Cross, Côte provençale,
Le Four des Maures, 1906-1907
Huile sur toile – Signé en bas à droite :
Henri Edmond Cross – 73 x 92 cm
Musée de la Chartreuse, Douai
© musée de la Chartreuse, Douai
Num total de cem pinturas e aquarelas de coleções provenientes de museus internacionais e privados (Alemanha, Bélgica, Japão, Estados Unidos ....) que possibilitam assim descobrir, os trabalhos inéditos da mais alta importância para a história do Neo-Impressionismo.
Henri Edmond Cross, Le Bois
[ou Nu sous bois], 1906-1907
Huile sur toile – Signé en bas à gauche :
Henri Edmond Cross – 46 x 55 cm
L’Annonciade, musée de Saint-Tropez
© Jean-Louis Chaix, ville de Saint-Tropez
A primeira parte da exposição apresenta pinturas de artistas do primeiro grupo neo-impressionista (Cross, Signac, Dubois-Pillet, Pissarro, Luce, Van Rysselberghe), que colocaram em prática a técnica rigorosa do corante, através da mistura, a divisão rigorosa do toque, o contraste de tons, e do uso das complementares.
Henri Edmond Cross, Les Vendanges,
1891-1892 – Huile sur toile – 94.9 x 140 cm
Signé et daté en bas à gauche :
Henri Edmond Cross 1892 – Collection
particulière – © D.R.
A exposição segue pelo caminho paralelo de Cross, Signac e Van Rysselberghe cujas pinturas refletem uma verdadeira revelação de cor, o ponto de partida de uma "segundo neo-impressionismo" que vê o toque se expandir e a cor se tornar mais forte.
Georges Seurat, Port-en-Bessin, 1888
Huile sur toile – 54.3 x 66.7 cm
Saint Louis Art Museum, Saint Louis
© Saint Louis Art Museum, Museum
Puchase, 4:1934
Paul Signac, Portrieux, Gouverlo,
1888 – Huile sur toile – 46.2 x 55.5 cm
Hiroshima Museum of Art, Hiroshima
© Hiroshima Museum of Art
A última seção coloca em evideência a ligação entre a Cruz e os pintores da geração mais jovem, como Camoin, Manguin ou Matisse, o pintor fazendo um marco único entre divisionismo de Seurat e Fauvismo de Matisse e Derain. finalmente, exposição dá um lugar privilegiado às aquarelas de Cross, que marcaram a sua carreira.
Paul Signac, Tartanes pavoisées
à Saint-Tropez, 1893 – Huile sur toile
56 x 46, 5 cm – Von der Heydt Museum,
Wuppertal – © D.R.
Organizada em parceria com o museu departamental Matisse de Cateau-Cambrésis, uma parte da exposição do museu Marmottan Monet será apresentada em Cateau-Cambrésis a partir de 12 março - 10 junho de 2012.
Maximilien Luce, Camaret, 1894
Huile sur toile – 72.4 x 92.1 cm
Saint Louis Art Museum, Saint Louis,
29:1998 – © Adagp, Paris 2011
Estas duas exposições, propondo um fundo comum de obras, e enriqueceram ambas de peças inéditas, dando à obra de Cross um nova luz, com a finalidade de promover o seu reconhecimento internacional.
Henri Matisse, Collioure, rue du Soleil,
été 1905 – Huile sur toile – 46 x 55 cm
Musée départemental Matisse,
Le Cateau-Cambrésis © Succession
Henri Matisse / Photo Philip Bernard
Destacando-o dentre os artistas de seu tempo, como Seurat, Signac, Luce, Van Rysselberghe, Camoin, Matisse ... eles o colocaram de assim por diante a natureza poética de sua obra e demonstraram a sua importância na aventura da arte moderna e sua influência determinante.
Theo Van Rysselberghe, L’Entrée
du Port de Volendam, vers 1896
Huile sur toile – 38 x 55, 5 cm
Musée Thyssen-Bornemisza, Madrid
© Collección Carmen Thyssen-Bornemisza
en depósito en el Museo Thyssen-
Bormenisza
Theo Van Rysselberghe, Portrait d’Henri
Edmond Cross, 1906 – Huile sur panneau
23 x 18 cm – Monogrammé, daté et
localisé en haut à gauche : VR 1906 St Clair
Collection particulière – © D.R.
Dias e horários:
Aberto de terça a domingo 10-18
Noites de quinta-feira até 20h
Fecha segunda-feira 25 dez e 01 de janeiro
site: www.marmottan.com
endereço:
2, rue Louis-Boilly
75016 Paris
acesso:
Metro: Muette - Linha 9
RER: Boulainvilliers - Linha C
Ônibus: 22, 32, 52, P.C.
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