segunda-feira, 29 de julho de 2013

Félix Vallotton. Momentos Preciosos





No Kunsthaus de Zürich estão sendo exibidos entre 5 de Julho - 15 set 2013 cerca de 50 pinturas de Félix Vallotton em uma exposição intitulada "Precious Moments". Com metade das obras provenientes de uma coleção particular e a outra metade pertencentes ao Kunsthaus, este diálogo temporário é uma revelação.

The Kunsthaus Zürich will be showing from 5 July – 15 September 2013  some 50 paintings by Félix Vallotton in an exhibition Entitled "Precious Moments." With half of the works coming from a private collection and the other half from storage at the Kunsthaus, this temporary dialogue is a revelation.



Femme nue tenant un livre, 1924
Kunsthaus Zürich


Não é nenhum segredo que o Kunsthaus Zürich mantém uma coleção muito importante de pinturas de Félix Vallotton, incluindo obras-chave, como a outrora escandalosa 'Bain au soir d'été "(1892/93).

It is no secret that the Kunsthaus Zürich holds a very important collection of paintings by Félix Vallotton, including key works such as the once-scandalous ‘Bain au soir d'été’ (1892/93).


Femme au bain se coiffant, um 1897
Privatsammlung

A exposição de 2007 "Idílio on the Edge" reuniu muitas das suas melhores pinturas - e alguns de suas obras mais impressionantes e não convencionais.

The 2007 exhibition ‘Idyll on the Edge’ brought together many of his finest pictures – and some of his most strikingly unconventional.



Le bain au soir d‘été, 1892
Kunsthaus Zürich, Leihgabe der Gottfried Keller-Stiftung

Muito menos conhecidos, além dos trabalhos acumulados pelo Kunsthaus através de uma combinação de compras e presentes seletivos, a Suíça também é o lar de uma segunda coleção particular, igualmente importante de Vallottons.

Much less well known is that, in addition to the works accumulated by the Kunsthaus through a combination of selective purchases and gifts, Switzerland is also home to a second, equally important private collection of Vallottons.

Félix Vallotton
Femme faisant une réussite, chambre verte, 1912

Até agora, em toda sua extensão tem sido ocultados do público, o casal que colecionou-preferindo permanecer anonimato.

Until now, its full extent has been concealed from the public, the couple who assembled it preferring to remain anonymous


Félix Vallotton La plage à Honfleur, 1919
Privatsammlung

Félix Edouard Vallotton (28 de dezembro de 1865 - 29 de dezembro de 1925) foi um pintor e gravurista suíço associado com Les Nabis. Ele foi uma figura importante no desenvolvimento da xilogravura moderna.

Félix Edouard Vallotton (December 28, 1865 – December 29, 1925) was a Swiss painter and printmaker associated with Les Nabis. He was an important figure in the development of the modern woodcut.


sábado, 27 de julho de 2013

Antonello da Messina no Mart de Rovereto

No Mart de Rovereto, a mostra Antonello da Messina é um dos eventos mais esperados este outono: aberto de 05 de setembro de 2013 a 12 de janeiro de 2014, a exposição comissariada por Ferdinando Bologna e Federico de Medis está em boas mãos. Na mesma data, mas apenas até 11 de janeiro de fato, haverá também O outro Retrato, com curadoria do filósofo Jean Luc Nancy: duas exposições que se entrelaçam ao longo de um caminho único, assinalando o tema do retrato 


L'Annunziata

A exposição, comissariada por Ferdinando Bologna e Federico De Melis (com a colaboração de Maria Cali e Simone Facchinetti) propõe uma investigação articular e um olhar original sobre a figura do grande pintor do século XV e seu tempo, através do estudo de entrelaçamento histórico-artístico e disputas ainda abertas, aqui apresentadas como pontos fortes através do qual se aprofundam novos caminhos de interpretação crítica.


Cristo alla colonna

Esta re-leitura de Antonello da Messina oferece não só a busca pela colocação cronológica das obras, a análise da relação com os mestres de seu tempo, as semelhanças e as diferenças, mas também se concentra em uma análise aprofundada da inteligência poética de um artista "não-humano", conforme define o filho Jacobello, que foi capaz de compreender as nuances psicológicas e as características mais íntimas da existência.


Crocifissione

Crocifissione

A exposição foi possível graças às parcerias generosa e valiosa com algumas das instituições culturais nacionais e internacionais mais importantes, como museus da região da Sicília, Galeria Borghese de Roma, o Museu Cívico de Veneza, a Fundação Coleção Thyssen Bornemisza, de Madrid, o Philadelphia Museum of Art e o Museu Metropolitan de Nova York.


Crocifissione

A National Gallery, em Washington, por exemplo, privar-se-a durante todo o período da exposição de Rovereto de duas obras da coleção permanente.


Ecce homo

Eles também vão apresentar algumas obras não incluídas na recente retrospectiva de Antonello da Messina como o "Retrato de um homem" que acaba de ser restaurado, do Museu de Arte da Filadélfia, o "Salvator Mundi" da National Gallery de Londres, a "Madonna Benson" guardada na National Gallery, em Washington.


Madonna

O projeto será enriquecido com um programa de eventos. Em particular, Sexta-feira 18 de outubro, o Mart vai sediar uma palestra de David Alan Brown, curador do Departamento de Pintura italiana na National Gallery of Art, de Washington, confirmando a importância inquestionável de Antonello da Messina na arte do retrato renascentista e revendo os famosos " retratos de homem ", vai destacar as questões relacionadas com a originalidade da obra do Mestre, em comparação com as obras de outros artistas.


Madonna Salting

O Mart de Rovereto convida-o a considerar a relevância surpreendente do projeto de Antonello da "reorganização do mundo", comparando-a com os resultados da recente linguagem artística na exposição paralela "A outra mulher", na crença de que o espaço normalmente dedicado ao contemporâneo pode cooperar ativamente com a história da arte do passado, num diálogo que conduz ao crescimento e estimula a curiosidade, procurando essas diferenças e continuidade que marcaram a história da arte.


Morte di Cristo sorretto da un angelo

As duas exposições, dispostas frente a frente, acompanharão o visitante a uma viagem cultural que combina o retrato na arte medieval e na contemporânea, temporal e estilisticamente distantes, mas vizinhas na utilização da narrativa simbólicas para interpretar o seu próprio presente.




Pala di San Cassiano



Pieta



Ritratto di giovane uomo



Ritratto di giovane uomo



Ritratto di Trivulzio



Ritratto di Condottiero



Ritratto di un uomo



Ritratto di un uomo




Salvator Mundi



San Girolamo nello studio


San Sebastiano



Vergine dell'Annunciazione

quarta-feira, 24 de julho de 2013

O Salão dos meses do Palazzo Schifanoia


O Palazzo Schifanoia é um edifício em Ferrara, que remonta a 1385, hoje abriga um museu. O nome (que significa literalmente "que evita o tédio") queria enfatizar o seu caráter como um divertmento.



O palácio é especialmente famoso pelos afrescos do Salão dos Mêses entre os diferentes ciclos pictóricos de caráter profano, os mais importantes do Quattrocento italiano. O programa iconográfico foi confiado ao astrólogo e bibliotecário da corte Pellegrino



O Salão dos meses de Palácio Schifanoia, em Ferrara, pintados a mando de Borso d'Este pelos melhores pintores em atividade da oficina de Ferrara por volta de 1470, são pela qualidade artística e por tantas referências da cultura da neo-platônico da época, um dos exemplos mais importantes alcançado pela arte renascentista profana nas cortes italianas do século XV.



Deste participaram coletivamente os melhores pintores da escola Ferraresa, incluindo Baldassare d'Este, Ercole de 'Roberti e Francesco del Cossa. Permanece controvertid a a participação de Cosimo Tura na realização dos afrescos. O nome do salão deriva das personificações dos meses do ano, cada um dos quais corresponde a um signo astrológico e alegorias com as atividades dos trabalho relacionados. A banda inferior é também decorada por cenas da vida de Borso d'Este e a superior pelo Triunfos dos deuses. Representados apenas pelos meses de março a setembro, no sentido anti-horário.



A sala seguinte a dos “estuques” ou Virtudes apresenta um teto de caixotões notáveis e um friso de madeira e com estuques esculpidos por Domenico di Paris e pintado por Buongiovanni Geminianus por volta de 1467. No friso estão representadas as virtudes cardeais, excluindo Justiça, e as virtudes Teologicas. Na decoração estão reproduzidas sobre a águia emblemas da família D’ESTE usadas por Borso , provavelmente, feitos para o salão de audiências.



O percurso do museu começa a pela ala mais antiga, do século XIV, onde recebeu várias coleções (pinturas, bronzes, marfins, acabamentos em madeira, cerâmica e medalhas grafite). Os quartos dos séculos XIV e XV contêm coleções de antiguidades, moedas e medalhas cunhadas por Pisanello e por outros artistas do século XV, para comemorar os feitos individuais da família Este.



Devido ao terremoto de 2012 na Emilia atualmente são visitados apenas o Salão dos Meses e a Sala dos Estuques. A reabertura das outras salas do museu está prevista para 2014.
































segunda-feira, 22 de julho de 2013

RENATO GUTTUSO. O Realismo e la attualidade da immagem

Aosta acolhe pinturas de Renato Guttuso

No Museu Arqueológico Regional de Aosta estão expostas as pinturas de Guttuso, considerado por muitos como o maior expoente do realismo na pintura. Uma mostra imperdível que reúne mais de 50 obras de Guttuso num intervalo de tempo que vai desde o final dos anos 30 até 1975.


Comizio di quartiere, 1975

Esta é a primeira exposição retrospectiva dedicada a Guttuso (1912-1987) realizada no Vale de Aosta. Figura de destaque no cenário da arte do século XX, Guttuso reelabora na sua  pintura estímulos expressionistas, as sugestões da arte popular de sua terra natal, a Sicília, para não mencionar a influência do cubismo de Picasso, que conhece pessoalmente em 1946.



Case di Palermo, 1976

A exposição apresenta ao público nas salas de exposição do Museu Arqueológico Regional, uma seleção de quarenta obras do início da carreira de Guttuso entre pinturas a óleo, trabalhos em papel e gráfica, que vão desde das naturezas mortas do fim dos anos 30 e início dos anos 40 ao dramático Partisão assassinado, 1954  do menino visionário de bairro, 1966 ao comício épico de 1975.


Edicola, 1965

As obras de arte expostas, são provenientes de coleções particulares e do MART, o Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Trento e Rovereto, documentando os temas típicos elaborados com grande liberdade de imaginação e originalidade de soluções do Mestre de paisagens urbanas, a temas sociais. Articulados através de uma exposição, o visitante será capaz de estabelecer um diálogo com a obra de um artista que procura a verdade na sua relação com seu público.


Natura morta con lampada, 1940-1941

Desde meados dos anos 30, a escolha artística de Renato Guttuso é clara, em nome de uma figuração  que de um lado recupera de maneira crítica a identidade antiga da pintura, a sua capacidade emblemática, e de outro o espelho crítico de uma relação intensa, polido, até mesmo dramático, com a história.


Oggetti, 1963

"Quero chegar à total liberdade na arte, liberdade que como na vida, consiste na verdade", escreve Guttuso. E ainda: "Ele sempre contou, sobretudo, para mim, o relacionamento com as coisas. Localizar, ou acreditar de encontrar esta relação (claro que não estável ou fixa) não tem sentido, de alguma forma, tateou a capacidade de comunicar esta relação. Uma arte sem público não existe. "


I tetti di via Leonina con rampicante. 1962-64

Cultivadas como anti-intelectual, a pintura de Guttuso escolhe as questões de gênero, da natureza morta ao retrato, ao nu, fundindo os registros que vão desde o amor ao Renascimento e séculos XVII ao humor popular, da síntese formalmente forte à narrativa, da evidência poderosa das coisas à alegoria.


Natura morta con caffettiera, 1961

A exposição permanecerá aberta até 22 de setembro de 2013 e será acompanhada por um catálogo bilíngüe italiano e francês, publicado pela Silvana Editoriale, a venda a um preço de 






Museo Archeologico Regionale