terça-feira, 15 de novembro de 2011

Esconder / Procurar: Diferença e Desejo no Retrato Americano


Florine Stettheimer (American, 1871-1944), Portrait of Marcel Duchamp, circa 1925, Oil on canvas, 61.6 x 62.2 cm, Gift from the Estate of Ettie and Florine Stettheimer, Michele and Donald D'Amour Museum of Fine Arts, Springfield, Massachusetts, Photography by David Stansbury.


Esconder / Procurar inclui obras em uma ampla gama de meios de comunicação criadas ao longo de 100 anos que refletem uma variedade de identidades sexuais e as histórias de várias gerações.

A exposição também destaca a influência de artistas gays e lésbicas que, muitas vezes desenvolveram novas estratégias visuais e códigos para disfarçar identidades sexuais, bem como a suas próprias.

Esconder / Procurar considera esses temas como o papel das diferenças sexuais na forma de retratar os americanos modernos, como os artistas têm explorado a definição de sexualidade e gênero, como principais temas na arte moderna - especialmente abstração - foram influenciados pela marginalização, e como a arte reflete a mudança de atitudes da sociedade.







George Platt Lynes (American, 1907-1955), Marsden Hartley, 1942, Gelatin silver print, 23.5 x 19.1 cm, Bates College Museum of Art, Lewiston, ME, Marsden Hartley Memorial Collection, © Estate of George Platt Lynes.



Esconder / Procurar: Diferença e Desejo no Retrato Americano, a primeira grande exposição do museu a explorar como gênero e identidade sexual moldaram a criação dos retratos americanos, organizados e apresentados na Galeria Nacional de Retratos no outono passado, está a mostra no Brooklyn Museum.




Charles Demuth (American, 1883-1935), Dancing Sailors, 1917, Watercolor over graphite on paper, 20.3 x 25.4 cm, Courtesy Demuth Museum, Lancaster, Pennsylvania.


O diretor do Brooklyn Museum, Arnold L. Lehman diz: "A partir do momento que eu tomei conhecimento desta exposição extraordinária nas suas fases de planejamento, apresentando-la no Brooklyn tornou-se uma prioridade. É uma crônica importante de uma dimensão negligenciada da arte americana e um complemento brilhante e contraponto para a juventude e beleza.




AA Bronson (Canadian, born 1946), Felix, June 5, 1994, 1994 (printed 1999), Lacquer on vinyl, 213.4 x 426.7 cm, National Gallery of Canada, Ottawa; Purchased 2001, © AA Bronson, courtesy Esther Schipper Gallery, Berlin.



Além de comentários sobre a história cultural marginalizada, Esconder / Procurar faz um levantamento inédito de mais de um século de arte americana.

Começando com o final do século 19, obras de Thomas Eakins e John Singer Sargent, a exposição traça a assuntos de gênero e sexualidade com cerca de 100 obras de mestres incluindo Romaine Brooks, George Bellows, Marsden Hartley, e Georgia O'Keeffe.

E continua através do pós-guerra com obras de Jasper Johns, Robert Rauschenberg, Agnes Martin, e Andy Warhol. A exposição aborda o impacto do Stonewall Riots de 1969, a epidemia de AIDS, o pós-modernismo, e os temas da identidade na arte contemporânea.







Thomas Cowperthwaite Eakins (American, 1844-1916), Walt Whitman, 1891 (printed 1979). Platinum print, 10.3 x 12.2 cm, National Portrait Gallery, Smithsonian Institution, NPG.79.65.


A exposição continua até o final do século 20 com grandes obras de artistas como Keith Haring, Glenn Ligon, Nan Goldin, Felix Gonzalez-Torres, e Catherine Opie.





Peter Hujar, (American,1934-1987), Susan Sontag, 1975, Gelatin silver print, 37.1 x 37.6 cm, National Portrait Gallery, Smithsonian Institution, Washington, D.C. © The Peter Hujar Archive LLC, courtesy Mathew Marks Gallery, New York .


A exposição do Brooklyn expõe quase todas as obras da exposição do National Portrait Gallery.


Entre elas os trabalhos de Charles Demuth raramente expostos, cujas paisagens industrializadas mais conhecidas estão em exibição na juventude e beleza , um retrato pungente do escritor Janet Flanner do New Yorker usando duas máscaras, tirada pelo fotógrafo Bernice Abbott; uma pintura Andrew Wyeth, de uma jovem vizinha nua em um campo de trigo, bem como a Vênus de Botticelli emergindo de sua concha; fotografia de Robert Mapplethorpe.





Keith Haring (American, 1958-1990), Unfinished Painting, 1989, Acrylic on canvas, 100.0 x 100.0 cm, Courtesy of Katia Perlstein, Brussels, Belgium © Keith Haring Foundation.




Marsden Hartley (American, 1877-1943), Painting No. 47, Berlin, 1914-15, Oil on canvas, 00.1 x 81.3 cm, Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Smithsonian Institution, Washington, D.C.; Gift of Joseph H. Hirshhorn, 1972.





Beauford Delaney (American, 1901-1979), James Baldwin, 1963, Pastel on paper, 64.8 x 49.8 cm, National Portrait Gallery, Smithsonian Institution, NPG.98.25.





Cass Bird (American, born 1974), I Look Just Like My Daddy, 2004, Chromogenic print, 101.6 x 76.2 cm, Brooklyn Museum, Gift of the Prints and Photographs Council and the Robert A. Levinson Fund , © Cass Bird.





Robert Rauschenberg (American,1925-2008), Canto XIV [from XXXIV Drawings for Dante's Inferno (including KAR)], 1959-1960 Offset lithographs, edition 202/300, 36.5 x 28.9 cm, The Museum of Contemporary Art, Los Angeles, Gift of Marcia Simon Weisman, Photo by Brian Forrest; Art © Estate of Robert Rauschenberg/ Licensed by VAGA, New York, New York.





Berenice Abbott (American, 1898-1991), Janet Flanner, 1927, Gelatin silver print, 24.1 x 18.7 cm, Prints and Photographs Division, Library of Congress, Washington, D.C. © Berenice Abbott/Commerce Graphics, New York.





Minor White (American, 1908-1976), Tom Murphy (San Francisco), 1948, Gelatin silver print, 11.7 x 9.2 cm, The Minor White Archive, Princeton University Art Museum, Bequest of Minor White, MWA 48-136, © Trustees of Princeton University.




Romaine Brooks (American, 1874-1970), Self-Portrait, 1923, Oil on canvas, 117.5 x 68.3 cm, Smithsonian American Art Museum, Washington, D.C. Gift of the artist.





Thomas Eakins (American, 1844 -1916), Salutat, 1898, Oil on canvas, 127.0 x 101.6 cm, Addison Gallery of American Art, Phillips Academy, Andover, Massachusetts, Gift of anonymous donor, 1930.18.





Alice Neel (American, 1900-1984), Frank O’Hara, 1960, Oil on canvas, 85.7 x 40.6 x 2.5 cm, National Portrait Gallery, Smithsonian Institution, NPG.96.128, Gift of Hartley S. Neel. © Estate of Alice Neel.





George Wesley Bellows (American, 1882-1925), Riverfront No.1, 1915, Oil on canvas, 115.3 x 160.3 cm, Columbus Museum of Art, Ohio: Howald Fund Purchase 1951.011.






Marsden Hartley (American, 1877-1943), Eight Bells Folly: Memorial to Hart Crane, 1933, Oil on canvas, 77.8 x 100.0 cm, Collection of the Frederick R. Weisman Art Museum at the University of Minnesota, Minneapolis, Gift of Ione and Hudson D. Walker. 1961.4.




200 Eastern Parkway
Brooklyn, New York 11238-6052


http://www.brooklynmuseum.org/visit/index.php

Um comentário: